Toda mulher já aguarda a visitinha mensal da menstruação, se ela não vem é sinal que algo diferente esta acontecendo no corpo. Gravidez, descontrole hormonal ou algum problema de saúde? Mas e quanto ocorre de menstruar duas vezes ou mais no mês, será normal?

O ciclo menstrual costuma durar em média 28 dias começando a ser contado no primeiro dia que a menstruação vem até um dia antes da próxima menstruação. Analisando por essa contagem é natural à mulher menstruar uma única vez no mês. Mas existem mulheres que possuem um ciclo menstrual mais curto e podem receber a visitinha mensal em dose dupla no mês. Por exemplo, se possui um ciclo de 26 dias irá menstruar no começo do mês e no final dele.

O aparelho reprodutor da mulher trabalha através de ciclos, todos os meses para conseguir produzir óvulos, elimina-los e preparar o corpo para engravidar. Caso não ocorra a fecundação em média 14 dias após a ovulação a menstruação acontece. Portanto se tem um ciclo curtinho é normal menstruar mais vezes desde que o tempo de duração também seja regulado.

Já se seu ciclo é normal de 28 dias para mais e sua menstruação esta desregulada descendo mais vezes que o habitual, pode estar acontecendo por outros fatores como:

  • Uso de pílula anticoncepcional – No começo do uso de pílulas anticoncepcionais até que o corpo esteja regulado com os hormônios podem-se ocorrer escapes menstruais. Se já toma há alguns meses e mesmo assim esta acontecendo, pode ser que a dosagem do tipo de pílula que esta tomando não esta adequado ao seu organismo ou que tenha esquecido de tomar alguns dias.
  • Nível de progesterona baixo – O ciclo menstrual esta totalmente ligado aos níveis de progesterona no organismo feminino. Quando seus níveis abaixam o corpo entende que é hora de menstruar, por isso quando a progesterona esta desregulada o ciclo pode ficar bagunçado também porque o sistema reprodutivo não recebe o aviso de quando deve eliminar a menstruação.
  • Miomas – Os miomas são tumores benignos compostos de músculo e que podem aparecer tanto dentro como fora do útero alterando a forma uterina ao passar do tempo e ao crescer. Mulheres que possuem mioma podem ter como sintoma menstruação irregulares e sangramentos fora de hora, entre uma menstruação e outra. 

IMPORTANTE: Mulheres que usam o anticoncepcional injetável podem ter escapes ao longo do ciclo, mas deve-se contar a data programada do dia da menstruação. O uso não deve ser interrompido e nem sua data reprogramada.

Problemas com o stress, ovários policísticos, cisto no ovário, uso de alguns medicamentos e após a realização de laqueadura pode ser um sintoma a mulher menstruar duas vezes ou mais no mês. Cada caso deve ser avaliado isoladamente por seu médico e todas as hipóteses descartadas para encontrar o tratamento ideal.

Como Regularizar a Menstruação para 1 Única Vez por Mês?

Primeiramente é essencial procurar um ginecologista para informar sobre a situação. Se o caso da mulher menstruar duas vezes ou mais for resultado de algum medicamento, pode ser analisada uma substituição ou suspensão do remédio. Se for sintoma de alguma doença, o diagnóstico é essencial para encaminhar ao tratamento adequado e assim regularizar o ciclo menstrual o quanto antes.

Normalmente para ciclos desregulados, o ginecologista pode receitar o uso de pílulas anticoncepcionais para regularizar e equilibrar os níveis hormonais. Cada caso deve ser avaliado paralelamente e o uso de anticoncepcionais pode ser à base de estrogênio, testosterona e progesterona.

Portanto se tem um ciclo normal de 28 dias ou mais e sempre menstruou 1 vez ao mês e agora esta tendo visitinhas inesperadas de 2 ou mais vezes no mesmo mês, procure seu ginecologista. Através de exames mais detalhados será possível investigar e encontrar a causa e tratar a fim de regularizar seu ciclo novamente. Mas se tem ciclo curto e menstrua no começo e no fim do mês, fique tranquila você não tem problema algum de saúde.

Veja Também: Como Funciona o Ciclo Menstrual?

Foto: geralt