Para quem tem ovários policísticos, a busca pela gravidez pode se tornar algo longo e doloroso pela espera. Já falei de ovários policísticos aqui no site, e para ajudar no tratamento, existem medicamentos que podem funcionar como por exemplo a metformina. Já vi vários casos de mulheres que através da metformina ovario polistico desapareceu e conseguiram engravidar.após o uso da metformina.

O que é a Metformina?

A metformina é um medicamento voltado para pessoas portadoras da diabetes do tipo 2. Ela atua no organismo mexendo com a glicose. Segundo alguns médicos e estudos realizados nos Estados Unidos na universidade de Ohio, os ovários policísticos também podem ser causados por excesso de glicose no organismo e resistência da insulina então um experimento foi feito com a metformina, mostrando resultados incríveis quando usado na medida certa e com acompanhamento do médico responsável.

O uso da metformina glifage xr 500 para engravidar em pacientes com ovários policísticos deram resultados satisfatório, e em alguns casos até mesmo chegou a limpar os ovários dos cistos e também regulou a menstruação da paciente. Mas a metformina só deve ser usada por pacientes selecionadas e com prescrição médica já que ela pode causar queda abrupta da glicose e trazer alguns problemas sérios para a paciente.

O ideal é fazer diversos exames e se o médico achar conveniente, ai sim ele pode receitar. Alguns médicos preferem tratar os ovários policísticos com anticoncepcional, Selene e claro o tratamento é super eficaz, mas caso seu tratamento não esteja dando certo com anticoncepcionais, vale mesmo a pena falar com seu médico sobre a metformina.

Não use medicamentos sem recomendação medica e muito menos utilize remédio de farmácia para cisto no ovário ou para qualquer outro tratamento sem indicação adequada do seu medico. Antes de qualquer indicação de medicamento são necessários exames.

Efeitos Colaterais da Metformina Para Engravidar

A metformina glifage xr 500 para engravidar pode causar efeitos colaterais e alguns desses efeitos não são
agradáveis. Por isso só deve ser utilizado sob prescrição medica e sob o acompanhamento do especialista, que em caso de alguns sintomas pode ter seu uso suspenso.

Sinais de Efeito Colateral

Ela pode causar náuseas, enjoo, vômito, diarréia, tonturas, fraqueza e visão turva. Por isso o uso deve ser supervisionado constantemente pelo médico. O médico deve pedir exames de ultrassom dos ovários para ver se o medicamento esta sendo eficaz para o fim receitado.

Relato de uma Leitora que Conseguiu seu Positivo com Metformina

Veja um relato a seguir da leitora Talita que usou metformina para engravidar e teve seu positivo.

“Estava já há 2 anos e meio na tentativa de engravidar, fiz vários exames e passei por vários ginecologistas, mas todos me diziam que eu não tinha nada, apenas alguns cistinhos nos ovários ( SOMP ) mas nenhum medico virava para mim e dizia: Olha você tem SOMP, vamos tratar ??
Não, todos me passavam indutores e comigo nunca dava certo !!!

Foi quando que por conta própria eu comecei a pesquisar sobre a SOMP em blogs de tentantes, fóruns e foi quando descobri que muitas mulheres que tinham a SOMP faziam tratamento com a metformina e muitas com sucesso e conseguir engravidar !!! Nessa altura do campeonato eu já estava cansada de procurar tantos médicos pra nada, e fiz uma coisa muito arriscada de tomar a metformina para engravidar por conta própria !!

Mas como tinha medo de algum efeito colateral (como baixar muito a glicemia, ou qualquer outro sintomas eu não tomava direito ) comecei com baixa dose de 1 cp de 500mg ao dia, mas como toda treinante não desiste nunca, eu decidi procurar mais uma GO.

Chegando no consultório contei tudo que já tinha passado e levei todos os meus exames e ela sim me diagnosticou com SOMP mesmo eu já sabendo, ai que abri o jogo pra ela e falei que estava tomando a metformina…ela me perguntou onde que eu fiquei sabendo que a metformina era boa para SOMP, e eu disse na internet !! rsrsr

Achei na hora que eu iria levar a maior bronca do mundo por auto medicar….mas felizmente ela me apoiou e disse que eu estava no caminho certo e que o tratamento era esse mesmo !!! Que iríamos tratar com a metformina e que de dentro de 1 ano se eu não engravidasse teríamos que tomar outra forma (e talvez esse seria so a FIV)

Enfim… a Dra aumentou minha dose de metformina para 1000mg por dia, 500 manha e 500 a noite e todos os meses fazia um ultrassom para acompanhamento. Ao poucos minha menstruação foi regulando e os cistos sumindo. Lembrando que eu comecei a metformina por conta em Julho, em Outubro que continuei com acompanhamento medico julho / outubro de 2009…em março de 2010 eu fiz um ultra e meus ovários estavam limpos e eu prontinha pra engravidar.

As chances voltaram e em maio de 2010 eu engravidei. As reações do remédio que eu tinha era dor de barriga e um pouco de diarreia. Mas só tinha isso quando exagerava um pouco nos doces, afinal a metformina serve para eliminar o excesso de açúcar no sangue.”

Lembre-se de que a metformina pode ser muito eficaz no tratamento dos ovários policísticos, porém o uso não deve ser indiscriminado, deve ser usado com o máximo de cautela para não haver problemas maiores na saúde. Até a próxima.

Veja também: Ovarios Policisticos – Pode engravidar com essa síndrome?

Foto: School of Veterinary Med