Este é um assunto muito delicado e responsável por muita tristeza e desapontamento dentro de um relacionamento, alguns casos é motivo até mesmo de termino de um casamento que tinha tudo para dar certo, e tudo se inicia com a frase “meu marido não quer ter filhos”.

A decisão de se ter filhos já é muito complicada mesmo quando os dois querem, pois nunca possuem a real certeza de que estão certamente preparados, maduros e estabilizados o suficiente para encarar essa responsabilidade, imagine para um casal onde o marido não quer ter filhos e esse é o sonho da esposa. Esse é um drama vivido por muitas mulheres e quem tem crescido os casos constantemente devido ao modo de vida do ser humano hoje em dia. Muita correria, obrigações, cargas horarias elevadas e uma vida desgastante, quando possuem uma pausa querem relaxar viajando, saindo à noite e de outras formas que com uma criança pequena já não poderiam fazer.

Mas como lidar com o instinto materno da mulher que esta gritando e com o desejo e o sonho de gerar e se tornar mãe tão evidente? Como resolver a situação com um marido que não quer ter filhos e tem planos diferentes da sua esposa? Normalmente casais quando estão se conhecendo na fase do namoro, conversam sobre assuntos como casamento e filhos, alguns já demonstram logo no início sua falta de vontade de não ter filhos e curtir a vida a dois. Nesse caso, existem homens que com o tempo mudam de ideia, vão amadurecendo e vendo que a vida poderia ser melhor e mais completa se aumentassem a família, já com outros nem o tempo irá resolver.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Mas para uma mulher que decide casar com um homem que sempre deixou claro não querer ter filhos é um risco que terá que ser corrido. Ou a mulher abdica do sonho de ser mãe e entra no clima de curtição a dois seguindo o sonho do marido, ou tenta convence-lo do seu sonho e como seria bom se tivessem filhos. Muitas mulheres optando pela opção de “vou casar e convenço-o com o tempo”, passam anos e anos frustrados e infelizes porque seus maridos não abrem mão da decisão que já havia sido tomada e informada antes do casamento. E ai começa a pensar milhões de formas e jeitos para tentar reverter à situação, como “será que se eu engravidar ele não irá aceitar?” ou “como ele irá reagir quando descobrir que já estou grávida?”.

Será que vale a pena correr o risco de destruir um relacionamento em cima de uma mentira para realizar o seu sonho? Pense em todos os detalhes e riscos que correrá antes de tomar sua decisão. Muitas mulheres ao decidirem engravidar mesmo sem o marido querer ter filhos, desgastaram seus casamentos, ocasionando brigas e desentendimentos pela falta de vontade do parceiro em constituir uma família, o que finalizou a relação numa separação e pais separados.

Quando o marido não quer ter filhos pode existir um motivo, um trauma talvez e que com o tempo ou a ajuda de um especialista, terapeuta ou psicólogo possa ajuda-lo a desvenda-lo e enxergar a paternidade de outra forma, com outros olhos. Mas quando a decisão envolve projetos e sonhos já é mais complicada de reverte-la e o ideal é que o casal converse muito antes de estreitarem o relacionamento e darem um passo tão serio como um casamento. Sonhos devem ser discutidos, projetos conversados e se o casal tem focos diferentes, talvez seja bom reavaliar se dará certo.

Para se construir uma família sólida, tem que existir o desejo de ambos, a força de vontade de dar certo dos dois lados e o sonho de se ter uma família em comum acordo, sem cobranças, sem mentiras e planejando um futuro para todos juntos.

Veja também: A Cobrança Familiar Para Ter Filhos

Foto: Pedro Ribeiro Simões, Garry Wilmore, Guian Bolisay