Lavar o cabelo pós parto só com 40 dias? E azia na gravidez é sinal de que o bebê terá uma vasta cabeleira? Não sei se você já ouviu falar desses mitos e verdades sobre a gravidez, mas o fato é que esses mitos ou verdades volta e meia aparecem quando surge uma nova grávida na família. Que tal desvendarmos alguns mitos e verdades sobre gravidez?

Passar vontade de alguns alimentos na gravidez pode fazer o bebê nascer com a cara do alvo do desejo?

Na verdade a gestante pode sim ter desejos, mas esses desejos são devido a falta de determinadas vitaminas contida nesses alimentos. Uma gestante que tem desejo de carne pode estar precisando de proteína e de ferro já que a carne vermelha é rica de ferro. Se desejar laranja com sal pode ser a falta de vitamina C no organismo então, podemos considerar que o fato do bebê nascer com a cara de laranja ou com alguma marquinha é completamente um folclore ou mesmo lenda urbana. Não, seu bebê não nascerá com cara de um belo bife! Maridos, atenda o desejo da gestante pois a verdade sobre esse fato é a deficiência de alguma vitamina.

Lavar os cabelos após o parto prejudica a mãe na recuperação?

Essa é uma história que vêm dos antigos, mitos e verdades sobre gravidez que desde sempre existiram mas essa história em particular não tem fundamento. Antigamente não se deixava uma mulher menstruada fazer comida por ter o risco de queimar ou salgar demais a comida, e esse mito foi se estendendo até que chegou ao pós parto, de que lavar os cabelos atrasaria a sua recuperação pós parto. Uma parturiente pode sim lavar os cabelos após o parto.

A barriga pontuda é gravidez de menino e redonda de menina

Embora essa seja uma das superstições mais conhecidas, vamos tentar desvendar como mitos e verdades sobre gravidez. Nem sempre essa combinação da certo vocês já perceberam? O fato de a barriga estar assim ou assado, não determina o sexo do bebê. Na verdade só se sabe o sexo do bebê quando a ultrassonografia é feita e mesmo assim ainda tem uma margem de erro. Certeza absoluta do sexo do bebê só no nascimento! Barrigas redondinhas podem render lindos meninos e barrigas pontudas podem render lindas meninas.

Muita azia na gravidez é sinal de bebê cabeludo?

Na verdade a azia na gravidez é devido a acidez estomacal que pode mudar durante a gravidez. Algumas vezes o excesso hormonal também pode aumentar essa acidez estomacal aumentando as náuseas proporcionando os famosos enjoos da gravidez. Nenhuma ligação aos cabelos do bebê.

Mitos e verdades na gestação – O parto uma vez cesariana sempre cesariana?

A princípio não existe nenhum fator que impeça a gestante de ter um parto normal após um parto cesárea, uma mulher pode sim ter um parto normal, via vaginal após um parto cesariana. Porém alguns casos isolados possuem fatores que impedem que o parto normal aconteça são casos graves como placenta prévia, bacia extremamente estreita (pouca passagem) com bebê muito grande ou sofrimento fetal e esses devem ser encaminhados pelo médico. A mulher que já teve um parto cesárea pode sim ter parto normal se tiver uma gravidez saudável, mesmo com a pressão arterial elevada DHEG, se tiver um bom acompanhamento pré natal, não tem o que impeça.

Sexo demais na gravidez traz desconforto ao bebê?

Não há como o sexo incomodar o bebê, aliás, esse é um dos mitos e verdades sobre gravidez que mais pode deixar dúvidas pois está diretamente ligado ao bebê. Os pais não precisam se preocupar pois o bebê está protegido dentro do útero materno envolto por uma bolsa de líquido amniótico que amortece os impactos. Quando um bebê se mexe durante a relação sexual é porque ele recebe estímulos da mãe, uma descarga de hormonal e até mesmo os seus movimentos durante a relação sexual podem o despertar da soneca mas incômodo ou dor ele não vai sentir pois o pênis baterá apenas no colo do útero. Gestantes que tem gravidez de risco devem ser orientadas pelo médico a abstinência sexual durante a gravidez, porém se for uma gestação perfeitamente saudável então o sexo é à vontade!

Queda de Cabelos após o parto acontece?

Sim, a queda de cabelos acontece na maioria das mulheres que ganham bebê. Isso devido aos hormônios que estão se reajustando no corpo, a queda tende a cessar após o 6º mês de vida do bebê. São motivos hormonais não se preocupe, se não melhorar em 6 meses então, fale com seu dermatologista.

Pode pintar o cabelo durante a gravidez?

Sim, após o primeiro trimestre de gravidez o médico pode autorizar o uso de tinturas sem amônia na composição. Procedimentos químicos devem ser discutidos com o seu medico antes de serem feitos.

Cerveja preta e canjica fazem aumentar o leite?

Na verdade é um mito das antigas sobre gravidez. Aumentar o leite se deve a consumo de líquido, água, suco natural, água de coco e uma ingestão de frutas e verduras diariamente. Use ainda de desculpa para comer coisas gostosas durante a amamentação afinal quem não gosta de uma bela canjica quentinha no inverno?

Nota da Autora: Me lembro quando engravidei a primeira vez, o que havia de mitos e verdades sobre gravidez que eu nem dava conta de entender, era azia, enjoos, sentar na colher, no garfo… Confesso que alguns eu até desconfio ter algum fundamento mas na verdade sempre tem uma explicação! A que mais me chamou atenção foi a simpatia da aliança. Coloca-se a aliança em um fio de cabelo da grávida e acima da palma da mão. Se a aliança rodar será menina, se balançar será menino. Essa foi a única que me chamou atenção por dar certinho, coincidentemente ou não… Você tem alguma sugestão de mitos e verdades sobre gravidez? Deixe nos comentários!

Veja também: Relação Sexual na Gravidez, Pode?

Foto: Ⅿeagan, Mr & Mrs Stickyfingers, Blake Facey