Parto normal é cercado de mitos e verdades e ultimamente com o bum da humanização do parto, as mulheres tem tomado maior consciência e tem feito escolhas diferenciadas das que nos acostumamos a ver e conviver.

A cesárea é uma ótima via de parto, tem seus benefícios sim, porém o mais adequado e também o ideal é fazer como nossas avós, bisavós e até mesmo mães fizeram e hoje é almejado e infelizmente até mesmo batalhado por muitas mulheres gestantes: o parto normal!

Mitos e Verdades

Nessa série vamos desvendar alguns mitos e verdades que são teoricamente desculpas para que o parto normal possa acontecer com tranquilidade e saber tudo sobre parto normal, o que realmente pode atrapalhar.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Quais situações devem ser evitadas realmente de fato para um parto normal e quais “problemas” podem ser taxados de desculpas médicas ou mesmo para induzir a mulher a ter um parto cesárea sem necessidade real e também porque não dizer, sem ser desejado.

Quantos e quantos relatos chegam a mim de mulheres frustradas por não terem o tão sonhado parto normal. Bom, então vamos começar a desvendar os mitos do parto normal e o primeiro item da lista é o cordão umbilical, será que as circulares de cordão são realmente prejudiciais ao bebê no caso de parto normal? Então vamos lá! Tudo sobre parto normal.

Mitos e Verdades do Parto normal – O Cordão Umbilical

O parto normal já foi evitado muitas vezes por esse fator : cordão umbilical, circular de cordão ou mais popularmente chamada voltas do cordão no pescoço do bebê. Mas será que isso seria mesmo uma indicação para fazer um parto cesárea? Esses dias conversando com um especialista descobri que o cordão é elástico! Sim! Ele estica e muito!

Formação do Cordão Umbilical

E não tem essa de cordão curto também. O cordão é feito de uma espécie de gelatina firme que estica e foi feito para ir onde o bebê for, para onde virar dentro da barriga então não tem problemas na circular de cordão mesmo que for dupla, única ou tripla. O que assusta as mamães é ver o bebê nascer roxinho no parto normal e esse também foi um questionamento na hora que descobri que o cordão é elástico.

Circular de Cordão é Perigoso?

Então porque não tem problema na circular de cordão? há um mito que ele pode “enforcar” o bebê, mas saiba que isso não é possível já que ele é mole e mesmo a circular sendo de duas voltas, o bebê não respira como nós dentro do ventre materno.

O bebê recebe todos os nutrientes e também todo o oxigênio necessários através da placenta e do cordão umbilical porém é tudo sobre parto normal que precisa saber para ficar tranquila. A seguir cenas “fortes” claro que é um parto então saiba que são cenas reais e que tem exposição da vagina na hora do parto mas eu recomendo altamente, é um momento sublime na vida de uma mulher.

Vídeo Explicativo

Mas o sofrimento por falta de oxigenação acontece sim no parto normal mas não pela circular e sim pela contratura do útero que pode reduzir os batimentos cardíacos do feto no pico de contração. A contração pode comprimir o cordão e assim diminuir o fluxo de oxigênio para o bebê e por isso é muito importante monitorar o bebê durante o parto normal.

Nó Verdadeiro de Cordão

Outro fator que pode ser o verdadeiro motivo de problemas com o cordão umbilical é o nó verdadeiro de cordão, esse nó se dá devido ás voltas do bebê dentro do útero e principalmente se tem excesso de liquido na bolsa amniótica. A pressão que o cordão sofre no parto em conjunto com o nó sim podem ser motivos para redobrar os cuidados porém também não é um impedimento para o parto normal.

Relato de Leitora

A leitora Patricia Amaral teve um parto normal hospitalar mas humanizado e ela conta como foi ver o seu bebê nascer com uma circular dupla de cordão e conta tudo sobre parto normal que foi a melhor experiência da sua vida. “Esperava o Emanuel com tanta ansiedade…O obstetra que escolhemos era um profissional que apóia e muito o parto normal humanizado.

Ele me deu todas as coordenadas para ter meu filho através de parto normal mesmo que fosse hospitalar eu não me importava, queria ter a sensação de parir de fato. Dia 22 de dezembro com 41 semanas de gestação a bolsa rompeu e fomos eu e meu marido para o hospital. Chegando lá sentia dores fortes e o plantonista me examinou e eu já estava com 4 cm de dilatação e era tudo que eu queria!

Fui encaminhada para uma ultrassom pois ele disse que estava com suspeita de placenta prévia, foi um susto pois na gravidez toda não haviam me dito nada a respeito. O ultrassom estava normal mas ele encontrou uma forma de tentar me encaminhar para cesárea mesmo com dilatação, meu bebê estava com 2 voltas do cordão umbilical.

Bati o pé e liguei para o obstetra que me acompanhava e mesmo meu plano não cobrindo o parto ele se propôs a fazer o parto normal. Emanuel nasceu no dia 23 a 00:12 com 3670 kg e 49 cm de parto normal e com duas circulares de cordão no pescoço. Ele veio direto para o meu colo e já mamou então afirmo, que se o bebê estiver bem não tem o que impeça o parto normal.”

O parto normal domiciliar quase sempre tem auxílio de profissionais e esses usam um aparelho para auscultar o coração do bebê e verificar se está tudo ok. Se estiver tudo bem com os batimentos e não houver sinais de sofrimento fetal o parto normal pode se dar tranquilamente. Lembre-se de que circular de cordão umbilical não é mais um empecilho para o parto normal acontecer, fale com seu obstetra.

Veja também: Manual de como cuidar de um bebê- vestir e cortar unhas

Foto: f1uffster (Jeanie)