Ah meninas, na luta para engravidar a gente acaba esquecendo um aliado super importante! O Muco! Sim o muco cervical pode ajudar na hora de engravidar você sabia? Ele pode ajudar a tentante a descobrir em que fase hormonal a mulher está e se já está perto da ovulação ou se ainda está longe etc.

Sabe aquele muco branquinho que a gente vê quando faz o teste do cotonete ou teste do colo do útero?

sem título (1 de 1)

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Quando o Muco Aparece

Quando menstruamos o corpo libera a progesterona, em alguns casos ela começa logo a seguir do término da menstruação. Quando acaba o sangramento, a borrinha e tudo o mais, começa o muco esbranquiçado. Esse muco é de progesterona, sinal de que o corpo deu seguimento ao ciclo.

Quando vai chegando o momento de ovular o corpo começa a liberar outro hormônio que vai amadurecendo o folículo e assim o óvulo consequentemente. Enfim, o muco do período fértil é gelatinoso, escorregadio e tem um aspecto semelhante ao de clara de ovo, esse muco é super rico em vitaminas e minerais.

Ele tem uma temperatura e uma consistência que favorece e muito a sobrevivência do espermatozoide dentro do útero por até 72 horas! Em alguns casos raros ele pode sobreviver até 110 horas, mas isso em condições muito, muito favoráveis.

Quando Namorar

Então qual é o “pulo do gato”? Namorar dia sim e dia não. Mas e se mesmo assim não for o suficiente saiba que alguns médicos aconselham apenas namorar nos dias certos para dar tempo de “abastecer” o reservatório de espermatozoide, mas já vi vários casos de meninas que namoram todos os dias no período fértil e dá muito certo.

Uso de Lubrificantes

Mas pode acontecer da mulher não ter tanto muco cervical que favoreça a gravidez e o que fazer nesses casos? Hoje em dia há alguns lubrificantes em gel que podem ajudar, fazem o papel do muco e ainda ajudam os espermatozoides a ter uma melhor mobilidade, como o FamiGel.

Existem outras marcas e que podem ser encontrados apenas no exterior com um valor mais alto, mas mesmo assim vale a pena investir pois são apropriados para a concepção. Algumas marcas desses géis lubrificantes são:

  • Conceive Plus Também na versão Easy
  • Zestica Fertility
  • Yes Baby

O Pre-seed, já tive uma experiência com ele e gostei bastante do resultado.Li a bula e lá diz que tem algumas vitaminas como cálcio, magnésio e tem também uma alcalinidade adequada para a sobrevivência do sêmen.

A maioria desses lubrificantes são a base de água e por isso não agridem o espermatozoide. Claro, ele não tem as mesmas vitaminas e consistência da lubrificação natural, mas ajuda e muito a quem não tem tanto muco.

 

Vale pensar na sua necessidade e o quanto o investimento é importante ok? Sempre que vir o muco elástico namore muito! Ele é sinal que a ovulação está bem próxima!

Boa sorte e até a próxima!

Veja Também: Método Billings

Foto: Acervo Pessoal