Muitas vezes nós mulheres, chegamos a idade adulta reprodutiva sem ao menos saber que o corpo, manda sinais que estamos aptas a gerar um bebê naquele período do ciclo. São inúmeros os sinais, porém, nem sempre iguais para todas as mulheres. Um deles em especifico sim, pode ser recorrente para muitas pessoas durante o período fértil.

O muco elásticoé o maior sinal de fertilidade que a mulher possa vir a ter durante o ciclo. Ele, acompanhado de outros que enumerados abaixo, são a certeza de que a ovulação está em curso, independente do organismo e quantidade de dias de ciclo.

O Que é o Muco Elástico?

O muco elástico é o mesmo que o muco cervical, porém, com uma composição diferenciada, com necessidades específicas para o período fértil. O muco cervical é normalmentecomposto por células formadas no colo uterino para proteger o útero contra possíveis infecções e penetração de bactérias normais, existentes na flora vaginal.

Neste muco há hormônios como a progesterona e outros muito importantes como os estrógenos. Durante todo o ciclo infértil, o muco fica denso, esbranquiçado e no período fértil este muco se torna bastante elástico, até mesmo aquoso pelo pico hormonal que o organismo tem para a ovulação.

Em Que o Muco Elástico Ajuda na Fertilidade?

O muco elástico é certamente um ajudante e tanto na fertilidade. A sua composição (estrogênio e sais minerais) conduzem e alimentam os espermatozóides durante o período em que estão vivos dentro do organismo da mulher. Após a ejaculação masculina, o espermatozóide pode viver tranquilamente durante ate 72 horas.

Isso porque o muco cervical, quando nas condições ideais, vai proporcionar uma vida maior intra útero. Além disso, o período de ovulação é identificado pela sua presença. Há métodos eficientes que comprovam isso, o método billings por exemplo.

Como Identificar o Período Fértil Através do Muco Elástico?

O muco vai se transformando quando o período fértil vai se aproximando. De esbranquiçado, com aspecto de pomada ou creme hidratante, vai se transformando em uma goma transparente, as vezes dura, mas bastante diferente do anterior. Este muco lembra muito uma clara de ovo mais endurecida, ou mesmo já na forma mais liquida.

Algumas vezes o muco elástico aparece repentinamente, sem mesmo ter o muco esbranquiçado como prévia. Nesses casos, pode ser que a mulher tenha uma fase de preparação para a ovulação mais curta que o esperado, por isso é bom conhecer o seu ciclo menstrual.

Como Saber que é Mesmo o Muco de Ovulação?

Para saber que é realmente o muco de ovulação, devemos levar em conta o tamanho e quantidade de dias do ciclo menstrual. O tamanho do ciclo varia muito de organismo para organismo, porém o mais usual é a conta de 28 a 32 dias, que podem se estender até 40 e poucos dias de ciclo para algumas mulheres.

Importante: O período fértil é normalmente 14 dias antes da menstruação descer novamente em um novo ciclo, então, podemos calcular com base na próxima menstruação. Mas é fundamental lembrar que a fase lútea também pode mudar, de 12, 14 ate 18 dias.

A calculadora de ovulação também pode ajudar a saber se o muco é realmente de ovulação, ela vai calcular os dias férteis prováveis. Para usar corretamente a mulher deve ter um ciclo pelo menos estável, ou seja, não ter atrasos menstruais muito longos. Se for esse o seu caso, a calculadora não ajudará muito. Será mais fácil se guiar pelo que seu organismo está dizendo com os sinais. Falando em sinais…

Quais os Sinais em Conjunto Com o Muco que a Ovulação Está Acontecendo?

Quando a ovulação está acontecendo, o corpo trabalha em conjunto. Cabeça, ovários, útero, trompas… tudo em sincronia. Existem alguns sinais que o corpo está fértil, alem do muco cervical alterado, e são alguns deles:

  • Dores abdominais no baixo ventre: esse é um sinal que os ovários estão funcionando, e logo mais estarão liberando o óvulo para ser fecundado.
  • Dores nas mamas: comum no período fértil pela elevação do estrogênio no organismo.
  • Aumento da libido: fazer sexo se torna um impulso irresistível e isso devido ao aumento do estrogênio da ovulação. Combinada com a testosterona que a hipófise sabiamente fabrica, a vontade de namorar se torna muito grande.
  • Baixa da temperatura basal: O corpo no período fértil passa por mudanças, inclusive da temperatura quando acabamos de acordar. A redução de 0,5 ate 1,5 graus na temperatura pode indicar que a mulher está ovulando.

Veja também: 5 Dicas Eficazes Para Engravidar Rápido
Fotos: miya