Mito ou verdade? O que as fases e mudanças de lua podem influenciar no parto realmente? Desde que me vejo por gente essa conversa acontece em casa. Minha mãe sempre disse que em fase de mudança de lua, as gestantes podem entrar em trabalho de parto. Não é à toa que as maternidades enchem nesses dias de mudança de lua! Mas será que isso é um mito ou verdade?





Mito ou verdade?

A verdade é que ninguém tem uma base científica sobre esse assunto. A única evidência palpável é a realidade nas maternidades na troca de lua. As maternidades simplesmente enchem de grávidas com algum sintoma de trabalho de parto ou pelo menos algum indício deles. Os sintomas podem ser desde cólicas persistentes, perda de tampão, até o rompimento da bolsa.

A tentativa de explicação para a teoria de que a mudança de lua interferiria no trabalho de parto das gestantes de tempo mais avançado de gravidez seria a força que a lua faz sobre as águas. No mar é certo que a influência da lua acontece, tanto é que a maré sobe mais na lua cheia. A energia que a mudança da lua emana pode influenciar os líquidos corporais igual influencia os oceanos e suas marés, principalmente em gestantes. A pressão que faria para baixo faria um possível e iminente trabalho de parto acontecer naquela ocasião. Além dessa influência sobre o líquido corporal, a lua também tem um papel importante para a contagem da gravidez.

Mudanças da lua

Ao todo são quatro fases da lua por ciclo:

  • Lua cheia
  • Lua minguante
  • Lua crescente
  • Lua nova

A contagem da gravidez também se dá com esse ciclo lunar: quatro luas fechariam um mês de gestação da mulher e ao todo são 10 ciclos completos, 280 dias ou 40 semanas de gravidez. Os antigos usavam essa forma para contar a gravidez. A cada ciclo com as quatro fases da lua, um mês de gestação se completava.

Experiência da autora

Nota da autora: Sempre senti o efeito da mudança de lua na reta final das gestações. Eu sentia dores e eram muito intensas e realmente só passavam quando amanhecia. É fato que a lua interfere nas sensações do parto, ainda não se sabe ao certo o porquê. Então caímos naquela velha máxima popular: Não acredito nas bruxas, mas que elas existem, ah existem!

Dúvidas das leitoras:

Qual a influência da lua nova no parto?

Segundo relatos de doulas, enfermeiras e especialistas que realmente acreditam na influência da mudança da lua, na lua nova os partos costumam ser mais rápidos, tranquilos e com expulsões mais naturais.

Qual a influência da lua cheia no parto?

Na lua cheia, o número de partos inesperados e de emergência são maiores, ocasionando maior número de prematuros nessa fase. Pela falta de preparo do colo uterino, normalmente são partos mais difíceis e demorados.

Qual a influência da lua minguante no parto?

É considerada a fase em que as mulheres entram menos em trabalho de parto. Quando ocorre, são mais demorados, difíceis e quase sempre resultam em cesáreas pela demora na dilatação ou até mesmo na saída da placenta.

Qual a influência da lua crescente no parto?

É a fase dos partos esperados, tranquilos e que fluem de forma esperada e natural. A maioria das gestantes que se apegam às mudanças da lua esperam ganhar seus bebês nessa fase da lua.

Dica Importante: Caso sinta alguma coisa diferente em seu corpo e esteja em uma gravidez avançada, cerca de 30 semanas em diante, é melhor procurar uma maternidade para verificar se há trabalho de parto.

Veja também: Hemorroidas na Gravidez – Como Aparecem e Aliviar os Sintomas