Mulher Engravida na Menopausa?

A fertilidade feminina é um período relativamente curto na vida da mulher. Começa no momento em que menstrua e termina quando entra no climatério, ou seja, amenopausa.

Tudo isso é possível por função hormonal do organismo, ele trabalha para que a aconteçam picos de alguns hormônios e, esses farão o período fértil acontecer. Na menopausa esses hormônios deixam de ter esses picos habitualmente todos os meses. Mas será que mesmo assim é possível uma mulher engravidar na menopausa?

Como é o Período Fértil da Vida da Mulher

Quando o organismo da menina está apto a receber uma gravidez, é demonstrada pela menarca, a primeira menstruação. Ali, ocorre a primeira ovulação e consequentemente a primeira menstruação, pela falta de fecundação naquele ciclo, aliás, é assim que se dá todos os ciclos menstruais de uma mulher. Quando não acontece a fecundação, a menstruação acontece.

Tudo tem seu inicio quando o FSH é liberado pela hipófise, ele estimulará os óvulos já presentes nos ovários para maturação e enfim, liberação para a gravidez acontecer. Lá nos ovários os hormônios presentes, progesterona, LH e estrógenos, fazem seu papel e fazem o folículo amadurecerem, o endométrio (parede de sangue na parte interior do útero) engrossar e finalmente a mulher ovula.

Como é a Entrada da Mulher na Menopausa?

Na menopausa, a mulher deixa de ter esses ciclos hormonais, o FSH deixa de ser liberado como antes e então, os ovários irão adormecendo gradativamente. Consequentemente outros hormônios deixam de serem estimulados, o estrogênio principalmente. Por isso, a mulher fica bastante seca e tem vários sintomas incômodos durante a fase do climatério e menopausa.

Os ovários deixam de serem estimulados, portanto, deixam de ser funcionais. A menopausa se dá quando a mulher deixa de menstruar em um período de 12 a 24 meses consecutivos e quando a idade está próxima dos 40 a 55 anos.

Mas é Possível Engravidar na Menopausa?

Quando a menopausa se instala de vez na vida da mulher, NÃO é possível que ela engravide naturalmente. Isso, porque ela deixa de ovular e tem uma queda drástica de todos os hormônios ligados à fertilidade.

Os ovários não liberam mais óvulos, ela não tem mais a camada interna de sangue que é necessária para que o bebê se acomode, e por fim, algumas vezes o útero chega a reduzir bastante seu tamanho, até mesmo necessitando de uma reposição hormonal.

Porém, há casos em que alguns tratamentos de fertilidade possam viabilizar a gravidez com preparação hormonal e óvulos doados por outras mulheres. Isso só é possível se a mulher procurar um médico especializado em fertilidade e, após fazer uma bateria de exames, verificar suas condições físicas para que a possibilidade de gravidez seja confirmada pelo médico.

Mas e Quando a Mulher Não Entrou Totalmente na Menopausa?

É possível que quando a menopausa ainda não tenha se instalado, a mulher em processo de climatério (inicio da menopausa, fase de transição) engravide. Isso é possível porque os hormônios não pararam totalmente de funcionar no organismo. A mulher no climatério está começando a ter seus hormônios da fertilidade em declínio, mas é possível que ela tenha picos e ovule.

Importante: Mulheres com menopausa instalada não engravidam, mas em fase de inicio de menopausa, climatério sim, podem engravidar.

A gestação já em estágio de climatério é possível mas deve ser cercada de cuidados. Isso porque o organismo pode não suprir o corpo com as dosagens hormonais necessárias na gravidez.

O processo se torna complicado também, porque na grande maioria das vezes, a mulher que engravida no climatério, já passou dos 40 anos, idade em que todas as gestações são consideradas de risco por conta da idade avançada para a fertilidade aos olhos da medicina. O acompanhamento deve ser rigoroso com o obstetra especializado em pré-natal de alto risco.

Menopausa Precoce

Mulheres jovens poderão sofrer com essa falência ovariana. É importante lembrar que todas devem ficar atentas à ausência da menstruação por longos períodos. O climatério pode começar em qualquer fase da vida fértil, basta que a mulher deixe de produzir os hormônios necessários para que tenha a ovulação todos os ciclos ou na maioria deles.

Por isso, se você deixou de menstruar por 3 meses, é recomendável que procure um médico para fazer exames hormonais e descartar a falência ovariana precoce. Se tratada a tempo, há como engravidar naturalmente.

Veja Também: Menopausa Precoce – Como Descobrir?

Foto: Pexels