Não consigo engravidar! Muitas, mas muitas mulheres dizem essa frase a cada dia e a cada frase uma dor e um sentimento diferente. Engravidar para muitas significa muito e a cada ciclo que a menstruação aparece ao final é um sentimento de destruição, devastação para as tentantes. O fato é que engravidar se torna uma busca imensamente desgastante e por muitas vezes, a mulher, o casal nem sabe por onde começar quando o assunto é saber o porquê de não conseguir engravidar. Mas não conseguir engravidar tem suas explicações, e por mais que seja uma infertilidade sem causas aparentes, há sim como descobrir se é uma condição passageira ou mesmo definitiva. Esterilidade ou infertilidade? Não sou estéril, porque não consigo engravidar então?

Porque Não Consigo Engravidar? Buscando as Causas

usado seja ele pílula, preservativo ou mesmo demais métodos são deixados de lado e aí as tentativas começam. Se passam 2, 3, 6, 7, 10 meses e nada! Normal? Sim, até um ano de tentativas é considerado dentro do prazo para normalidade de um casal, então 12 ciclos com relações sexuais 2, 3 vezes na semana. Porém um ano se passa e nada de gravidez, então o que fazer? O ideal quando se quer engravidar, seria o casal fazer exames de rotina, mesmo que não tenha tanto tempo de tentativas para engravidar. Assim que o método contraceptivo for deixado, exames de sangue, hormonais, e um ultrassom devem ser feita pela mulher. Para os homens exames de sangue e urina também são bem vindos. A partir desse ponto já se sabe se está tudo ok para tentar um bebê. Mas nem sempre o bebê vem dentro de um ano e aí uma pesquisa mais a fundo do que estaria acontecendo deve se iniciar.

Em principio o casal deve procurar um ginecologista, este pode começar a investigação do casal. Para mulheres valem todos os tipos de exames hormonais existentes, de A a Z , uma ultrassom completa dos ovários e útero também. Histerosalpingografia é um ótimo exame para saber se há problemas com as trompas, algumas vezes aderências podem acontecer e inviabilizar a fecundação na trompa. Assim como para o homem e também uma ultrassom e um espermograma para avaliação do estado de saúde do esperma, em motilidade, saúde e morfologia. Esses exames devem detectar se há algo errado.

A maioria dos casos apresenta um diagnóstico de problemas de fácil resolução, isso é, quando se é detectado algum problema hormonal, tanto do homem como da mulher. Porém outros motivos podem ser detectados no caso das mulheres de síndrome de ovários policísticos que é tratável, endometriose, um pouco mais grave que a somp, ausência de ovulação, esses são os mais corriqueiros motivos de tentativas frustradas de uma gravidez. No caso do homem, baixa motilidade ou diminuição do esperma por alguma infecção ou outros motivos podem fazer com que um casal não consiga engravidar. Porém todos os motivos são tratáveis em causa de infertilidade com essas causas. Casais com mais de 2 anos de tentativas sem sucesso de gravidez, e nenhum motivo encontrado em exames são considerados inférteis, porém a gravidez não é impossível de acontecer, nada impede que repentinamente a gravidez aconteça. Somente em alguns casos um dos lados ou em ambos podem ser declarados como esterilidade, que é realmente a impossibilidade de ter filhos e aí outras formas como adoção deve ser cogitada pelo casal. Se vasectomizado, o homem se torna estéril. Se sem os ovários ou útero, a mulher se torna estéril então, o motivo da esterilidade nem sempre é congênita. Alguns outros fatores podem contribuir. Felizmente grande parte dos casais que tentam ter filhos e que não conseguem engravidar é infértil e não estéril.

Mas o que fazer então para facilitar a gravidez em casos de infertilidade não aparente? Alguns métodos pode ajudar e muito. Métodos como temperatura basal, coito programado, indução de ovulação assistida por um bom profissional podem ajudar e muito a chegada do tão sonhado filho. Claro que saber em que dia a ovulação ocorre também é muito importante, então, se a mulher tem ciclos desregulados, com cada mês uma quantidade de dias diferentes, deve procurar junto com seu ginecologista formas de regular ou identificar a ovulação ajuda e muito! Métodos como Billings, por exemplo, pode ajudar e muito a identificação do dia fértil e assim favorecer a gravidez.

Casos com impedimentos da ovulação como hormonais e síndrome dos ovários policísticos merecem atenção e devem ser tratados para a gravidez acontecer. Em casos mais severos como endometriose, a cirurgia pode ser necessária e até mesmo fertilização in vitro. Problemas como varicocele e infecção nos testículos também são passiveis de tratamento, aliás, são muito bem resolvidos, igualmente como na mulher, muitos casos são tratáveis. Casos assim são perfeitamente viáveis, importante avaliar o caso individualmente com o médico especializado.

Não Consigo Engravidar, Pode ser Emocional?

Sim, descartado o motivo físico, o emocional pode atrapalhar na busca pela gravidez. Infelizmente a gravidez pode ser boicotada pela própria mulher ou mesmo pelo casal pela imensa vontade de ter um bebê. O tempo pode ir passando e sem a chegada da tão desejada gravidez, o casal pode vir a ter problemas de ansiedade. Outro fator que pode atrapalhar a chegada da gravidez também é a intervenção externa de parentes ou amigos que fazem certa pressão para que o casal tenha um filho. O segredo é o acompanhamento de bons profissionais, que estejam interessados em ajudar o casal.

Qual é o segredo então quando o motivo é emocional? Relaxar! Namorar por amor e deixar acontecer.
Mas e se se passarem os anos e ainda não houve a gravidez? Novos exames devem ser feitos, e se mesmo estando tudo bem a gravidez não veio ainda, vale repensar em alternativas como tratamentos de fertilidade para ajudar. Existem formas como inseminação, fiv, e tantas outras formas que ajudam um casal a ter um filho… Até mesmo adoção. Se tem amor para dar, basta abrir a mente e analisar as possibilidades, porque não? Como dizem os médicos e psicólogos, ansiedade e gravidez são coisas que não combinam. Manter a calma e serenidade é fundamental.

Posts Úteis para quem esta tentando engravidar:

Calculadora do período fertil

Coito Programado – Ajuda Extra Para Engravidar

Teste de Ovulação – Como fazer e Interpretar?

Ansiedade de Tentante – O Que Fazer Com Ela no Momento de Ser Mãe?

Dicas Para Engravidar- Posições e Truques Para Tentantes

Boa sorte para quem esta nessa jornada!

Foto: Corie Howell