Bebê com nariz entupido costuma ser uma situação freqüente, que trás muito desconforto, tanto para os pais quanto para os pequenos. A situação atrapalha tanto na hora do sono, alimentação, para respirar e principalmente durante a hora de mamar, o que é muito preocupante.

Muitos pais enfrentam dificuldade na hora de lidar com isso e apesar da situação não ser perigosa na maioria das vezes, é um grande incomodo no dia a dia do bebê. Existem algumas medidas que devem ser tomadas para evitar e aliviar o nariz entupido do bebê e muitas delas são naturais e não é preciso o uso de medicamentos, como é o caso da lavagem nasal.

O que causa o nariz entupido no bebê?

Muitas coisas podem causar o nariz entupido no seu bebê, entre elas as principais são: os tempos secos e frios, durante essas épocas as chances de o bebê ficar com o nariz entupido aumentam.

Após o banho, é bom secar e trocar o bebê rapidamente, evitando que fique sem roupa por muito tempo, principalmente em lugares com vento e temperaturas diferentes, essa mudança de temperatura deve ser evitada por que pode causar gripes e resfriados.

Lugares com poeira e muito fechados também podem acabar causando o nariz entupido, por isso é sempre importante manter os locais com que seu bebe terá contato sempre limpos e higienizados. Também é bom evitar ficar em lugares fechados com ar-condicionado e aquecedores, pois eles ressacam o ar e irão fazer com o nariz do bebê fique entupido.

Como Aliviar o Nariz Entupido do Bebê?

É sempre importante fazer a limpeza nasal no seu bebê, antes de colocar para dormir e antes de mamar dessa forma ira ajudar a aliviar o nariz entupido do bebê. Para fazer a lavagem nasal, não é indicado o uso de água, pois pode acabar irritando a cavidade nasal do seu bebê.

Grávida após 3 anos!
"Após 3 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." Lidyane, grávida de 3 meses
Saiba mais!

O mais indicado é o uso do soro fisiológico, podendo ser aplicado dentro do narizinho do bebê com conta gotas ou uma seringa, sempre usando o soro de maneira abundante. Coloque aos poucos dentro do nariz com a cabeça do bebê um pouco inclinada para trás, automaticamente sairá pela outra narina.

Como Usar o Aspirador Nasal?

Para usar o aspirador nasal, antes de colocá-lo no nariz entupido do bebê você precisa se certificar de tirar todo ar de dentro do aspirador apertando o bulbo. Uma vez que você tirou o ar é só posicionar dentro do nariz do bebê com cuidado e soltar o bulbo, que irá criar um vácuo e sugar os fluidos de dentro do nariz.

Também podem ser usados aspiradores elétricos, que possuem a mesma finalidade do aspirador em formato de pêra, porém costumam ser mais caros.

Banho Morno Funciona?

Dar um banho morno no bebê e deixar o banheiro com uma grande quantidade de vapor é um dos meios mais usados para desentupir e aliviar o nariz entupido de bebês. O vapor ajuda a eliminar as secreções de dentro do narizinho do bebê, além de acalmá-lo.

Colocar o bebê para dormir de forma elevada

Uma das soluções para ajudar a aliviar o nariz entupido do bebê é colocá-lo para dormir de forma levemente elevada. Pode ser colocando um travesseiro em baixo do colchão do berço, isso vai ajudar a desentupir o nariz do bebê, por que com a cabeceira elevada, a secreção não acumula e o bebê vai conseguir dormir direito.

O que NÃO Fazer Para Tentar Aliviar o Nariz Entupido do Bebê

Muitas vezes escutamos diversas soluções para ajudar aliviar o nariz entupido do bebê, mas muitas dessas coisas não são verdade e algumas coisas que funcionam para adultos e crianças não tem o mesmo resultado em bebês.

Aliás, muitas vezes podem até prejudicar a saúde do seu pequeno, então é preciso tomar muito cuidado para não fazer nada que vá piorar a situação. Algumas delas são:

Medicar o bebê

Muitas vezes o nariz entupido pode parecer um resfriado comum, mas não é indicado de maneira nenhuma que você dê algum tipo de remédio para gripe ao seu bebê.

Muitos desses remédios podem fazer muito mal para bebês com menos de 2 anos de idade. Caso você acredite que não vai conseguir aliviar o nariz entupido do seu pequeno por ser um resfriado, leve-o ao pediatra e de apenas o que for indicado para não haver problema.

Tentar assuar o nariz do bebê

Por mais que pareça uma idéia normal para adultos e crianças, os bebês não conseguem assuar o narizinho ainda. Então não é indicado tentar fazer o bebê assuar o nariz, o que pode acabar machucando o pequeno, o ideal é realmente fazer a limpeza nasal com soro fisiológico.

Muitas vezes os pais acreditam que a lavagem é necessária somente quando o bebê está com o nariz entupido, o que não é verdade. Para aliviar o nariz entupido do bebê é importante que a lavagem seja feita todos os dias, com alguns cuidados especiais.

A limpeza quando o bebê não está gripado pode ser feita durante o banho, que é quando os fluidos ficam mais molinhos e fica mais fácil de limpar. Podemos usar um algodão com cuidado para ajudar a remover as secreções.

Veja Também: Inalação – Tudo Sobre que Precisa Saber
Foto: robertofoto