Nós mulheres somos verdadeiras guerreiras e não existe quem comprove o contrário, já que enfrentamos tudo, encaramos diversas situações e conseguimos nos desdobrar para fazer variadas coisas ao mesmo tempo.
Mulher Multi Tarefas
Assim ocorre também no período gestacional, onde a dona de casa, a empresaria, a mulher e se tiver outros filhos a mãe tem que conciliar tudo e dar conta de cada detalhe deste mundo maluco e ainda ter cuidados com o novo bebezinho que esta sendo gerado. Mas como lidar com o stress diário e manter o nervoso na gravidez bem longe? E será que o nervoso na gravidez prejudica o bebê?
Essas são perguntas comuns entre os papais e que por muito tempo dividia opiniões já que se acreditava antigamente que bebês dentro do útero estavam superprotegidos do mundo exterior e isso incluindo dos sentimentos da mãe.
Com a modernidade dos equipamentos e do acompanhamento fetal na gestação foi possível acabar com essa dúvida e derrubar esse mito e comprovar que sim, o feto sente exatamente tudo que a mãe esta sentindo e reage a cada estímulo dado ainda dentro do ventre.
Na correria do dia-a-dia ainda mais para aquelas que trabalham fora é um pouco complicado lidar e evitar certos stress e mais impossível ainda é não sentir nervoso na gravidez, um pouco que seja já que a pressão e certas responsabilidades farão que sua cabeça fique a mil inevitavelmente.
Horários a cumprir, rotina, consultas de pré-natal, contas, casa, marido, filhos, preparação do enxoval, exames, alimentação adequada, exercícios e outros milhões de coisas que fazem a cabeça da mulher trabalhar sem parar e se cobrar cada vez mais, difícil não ficar nervosa né?
Além de toda a correria na vida de uma mulher ainda contamos com a ajuda do turbilhão de hormônios que ficam borbulhando na fase gestacional e alteram totalmente nosso humor e afetam diretamente nosso psicológico e emocional.
Nervoso é Prejudicial?
Mas fique calma, o nervoso na gravidez que nos referimos ser prejudicial são os de alto impacto, não esses rotineiros considerados como um stress normal diário, claro que o quanto puder evitar melhor será.
Mas se perde o sono, tem crises de choro compulsivas, passa o dia pensando no problema e tem até mesmo o desejo de “sumir” é melhor você tirar o pé do acelerador, porque seu bebezinho esta recebendo tudo isso.
Por isso recomendamos tanto o momento mãe e bebê, mesmo que dentro do ventre aproveite os momentos para conversar, acarinhar, cantar para ele. Todo esse afeto esta sendo recebido com grande alegria e prazer por ele, pode acreditar!!!
O nervoso na gravidez pode ser responsável por diversos fatores como o parto prematuro, o nascimento de um bebê extremamente agitado e temperamental que levará esse stress até a fase adulta.
Estudos também apontam que esses bebês têm fortes indícios de sofrer com depressão quando adulto, além de desordens mentais. O nervosismo também pode afetar o desenvolvimento cerebral do feto e alguns casos no desenvolvimento de partes de seu corpo.
Como Controlar o Nervosismo na Gravidez?
Se não temos conhecimento do fato e a situação corre despercebida infelizmente não tem o que fazer, mas quando a informação é clara e evidente e se tem conhecimento da situação, melhor a se fazer é evitar. Existem diversas maneiras de combater e controlar o nervosismo na gravidez e a melhor delas é o conhecimento.
Com o conhecimento do fato, você fará o possível para controlar suas emoções e quando sentir que esta saindo do controle respirar fundo e procurar outro caminho pensando sempre no bebezinho.
Métodos de Relaxamento
Alguns métodos de relaxamento podem ajuda-la a controlar-se nesses momentos, a Yoga também é uma boa pedida que além de controlar seu nervosismo estará praticando uma atividade física que estará fazendo bem não só ao seu corpo, a sua mente como se preparando para o momento do parto.
A caminhada leve num parque ou em um local relaxante assim como a natação e a hidroginástica também tem ação benéfica e fará que você se desligue do mundo e dos problemas por alguns minutos, aproveite esse tempo.
Para as que não possuem tempo para atividades físicas que tal ouvir uma musica relaxante, deitar-se de forma aconchegante e aprender a respirar utilizando o método de relaxamento progressivo.
Aproveite esses minutos para se conectar com seu bebê e se desligar totalmente do mundo, dos problemas e das responsabilidades. E lembre-se você precisa de um tempo seu, para se cuidar, para “respirar” e para se sentir única, vá ao cabeleireiro, faça as unhas, uma massagem, faça compras ou qualquer que seja a opção que faça você curtir o seu momento, curtir você mesma!!
Conte com a ajuda do maridão, dos amigos e familiares para manter momentos de lazer sempre em dia, afinal momentos prazerosos com quem a gente gosta sempre faz bem pra nossa mente e corpo!
Veja também: Gravidez Fora do Útero Existe?
Oi mamaes tive uma crise forte de choro e nervos estou de cinco semanas podera dar alguma coisa ruim no decorrer dos dias com meu bebe morro de medo de aborto
ResponderEstou com 10 semanas de gestação e sou muito nervosa e agitada, Tenho problemas com meu companheiro que me tiram do sério. Tento me controlar mas quando vou ver já extrapolei, acho que o melhor a se fazer é me separar pois ele n colabora com minha paz. Sou comerciante e já sofro stresses diários com cientes e funcionários. A noite em casa fico acordada até 3h esperando meu marido chegar pois estava bebendo com amigos. Ele n era assim e agora estou para do por isso nesse momento tão delicado e especial em minha vida. Tenho medo de perder meu bebê. Ando triste, angustiada, choro muito. Mas depois do que li aqui hoje vou tentar me manter em Paz, procurar me afastar do que me irrita e tentar viver uma gestação tranquila… para o bem do meu bebê.
ResponderBom dia, isso mesmo procure ficar bem por você e seu bebê. Os hormônios estão alterados e essa irritabilidade, choro, é normal nesse começo de gravidez.
ResponderEu descobri q estou gravida de aproximadamente 6 semanas meu dia a dia não é tao cansativo mas depois da gravidez venho sentindo muito estressada …
ResponderOi Gislene, é super normal que isso aconteça durante a gestação! Beijos
ResponderEstou grávida de 6 meses e ando muito estressada com o trabalho sou orientadora social trabalho com 150 crianças de 5 a 15 anos é muito estresse fico o dia fora quando chego em casa é mais estresse ainda com meus outros filhos
ResponderAmiga é importante vc tem uma conversa com seu médico para que ele a oriente sob a melhor forma de lidar com isso, uma vez que ainda falta um tempinho até o nene nascer.
ResponderAndo muito estressada com meu trabalho pois trabalho de fachineira e lá tem muitas cobraças e reclamaram que meu trabalho caiu . Fora que não me dou com minha colega de trabalho
ResponderO que eu faço ? Chego em casa tremendo estressada chorando não sei o que faço estou de 6 meses
Oi flor, vejo com supervisor se pode mudar de lugar.
ResponderEstou muito nervosa, irritada chorona e a ponto de morrer . O q posso fazer nao aguento mais!
ResponderEstou de 14 semanas de gestação e ultimamente tenho passado por muito estresse e hj pela manhã tive um pequeno sangramento fikei com muito medo mas minha mãe disse que isso foi causado pelo estresse que tenho passado isso está correto? E normal mesmo?
ResponderAcho que não é normal não.. Melhor ir ao médico né!!
Responder