Nós mulheres somos verdadeiras guerreiras e não existe quem comprove o contrário, já que enfrentamos tudo, encaramos diversas situações e conseguimos nos desdobrar para fazer variadas coisas ao mesmo tempo.

Mulher Multi Tarefas

Assim ocorre também no período gestacional, onde a dona de casa, a empresaria, a mulher e se tiver outros filhos a mãe tem que conciliar tudo e dar conta de cada detalhe deste mundo maluco e ainda ter cuidados com o novo bebezinho que esta sendo gerado. Mas como lidar com o stress diário e manter o nervoso na gravidez bem longe? E será que o nervoso na gravidez prejudica o bebê?

Essas são perguntas comuns entre os papais e que por muito tempo dividia opiniões já que se acreditava antigamente que bebês dentro do útero estavam superprotegidos do mundo exterior e isso incluindo dos sentimentos da mãe.

Com a modernidade dos equipamentos e do acompanhamento fetal na gestação foi possível acabar com essa dúvida e derrubar esse mito e comprovar que sim, o feto sente exatamente tudo que a mãe esta sentindo e reage a cada estímulo dado ainda dentro do ventre.

Na correria do dia-a-dia ainda mais para aquelas que trabalham fora é um pouco complicado lidar e evitar certos stress e mais impossível ainda é não sentir nervoso na gravidez, um pouco que seja já que a pressão e certas responsabilidades farão que sua cabeça fique a mil inevitavelmente.

Horários a cumprir, rotina, consultas de pré-natal, contas, casa, marido, filhos, preparação do enxoval, exames, alimentação adequada, exercícios e outros milhões de coisas que fazem a cabeça da mulher trabalhar sem parar e se cobrar cada vez mais, difícil não ficar nervosa né?

Além de toda a correria na vida de uma mulher ainda contamos com a ajuda do turbilhão de hormônios que ficam borbulhando na fase gestacional e alteram totalmente nosso humor e afetam diretamente nosso psicológico e emocional.

Nervoso é Prejudicial?

Mas fique calma, o nervoso na gravidez que nos referimos ser prejudicial são os de alto impacto, não esses rotineiros considerados como um stress normal diário, claro que o quanto puder evitar melhor será.

Mas se perde o sono, tem crises de choro compulsivas, passa o dia pensando no problema e tem até mesmo o desejo de “sumir” é melhor você tirar o pé do acelerador, porque seu bebezinho esta recebendo tudo isso.

Por isso recomendamos tanto o momento mãe e bebê, mesmo que dentro do ventre aproveite os momentos para conversar, acarinhar, cantar para ele. Todo esse afeto esta sendo recebido com grande alegria e prazer por ele, pode acreditar!!!

O nervoso na gravidez pode ser responsável por diversos fatores como o parto prematuro, o nascimento de um bebê extremamente agitado e temperamental que levará esse stress até a fase adulta.

Estudos também apontam que esses bebês têm fortes indícios de sofrer com depressão quando adulto, além de desordens mentais.  O nervosismo também pode afetar o desenvolvimento cerebral do feto e alguns casos no desenvolvimento de partes de seu corpo.

Como Controlar o Nervosismo na Gravidez?

Se não temos conhecimento do fato e a situação corre despercebida infelizmente não tem o que fazer, mas quando a informação é clara e evidente e se tem conhecimento da situação, melhor a se fazer é evitar. Existem diversas maneiras de combater e controlar o nervosismo na gravidez e a melhor delas é o conhecimento.

Com o conhecimento do fato, você fará o possível para controlar suas emoções e quando sentir que esta saindo do controle respirar fundo e procurar outro caminho pensando sempre no bebezinho.

Métodos de Relaxamento

Alguns métodos de relaxamento podem ajuda-la a controlar-se nesses momentos, a Yoga também é uma boa pedida que além de controlar seu nervosismo estará praticando uma atividade física que estará fazendo bem não só ao seu corpo, a sua mente como se preparando para o momento do parto.

A caminhada leve num parque ou em um local relaxante assim como a natação e a hidroginástica também tem ação benéfica e fará que você se desligue do mundo e dos problemas por alguns minutos, aproveite esse tempo.

Para as que não possuem tempo para atividades físicas que tal ouvir uma musica relaxante, deitar-se de forma aconchegante e aprender a respirar utilizando o método de relaxamento progressivo.

Aproveite esses minutos para se conectar com seu bebê e se desligar totalmente do mundo, dos problemas e das responsabilidades. E lembre-se você precisa de um tempo seu, para se cuidar, para “respirar” e para se sentir única, vá ao cabeleireiro, faça as unhas, uma massagem, faça compras ou qualquer que seja a opção que faça você curtir o seu momento, curtir você mesma!!

Conte com a ajuda do maridão, dos amigos e familiares para manter momentos de lazer sempre em dia, afinal momentos prazerosos com quem a gente gosta sempre faz bem pra nossa mente e corpo!

Veja também: Gravidez Fora do Útero Existe?

Foto: Chimpr, Tempo de Florescer