Gente, já ouvi muitas perguntar a respeito, então resolvi postar mais detalhadamente sobre a nidação então vamos nessa! Você sabe o que é nidação? Nidação ou implantação é quando o zigoto ou óvulo fecundado pelo esperma, que está multiplicando as células chega ao útero e finalmente se fixa lá.

Agora há uma enorme diferença entre nidação e sangramento de nidação sabe por que? Porque a nidação ocorre em todas as gestações sem exceção e o sangramento que ela provoca nem sempre é visto por todas as mulheres. O sangramento de nidação ocorre porque o embrião tem que se fixar bem fundo ao endométrio, e assim é preciso meio que “cavar” um tanto que ele fique bem preso para não haver riscos de abortamento por descolamento.

Então se você passou do período fértil e está esperando um sinal para saber se está grávida não se anime, afinal nem sempre é possível ver ou pode ocorrer de ser uma sortuda como eu como na minha última gestação. Tive o sangramento de nidação bem visível e até mesmo pensei que fosse começo de menstruação. Como é o sangramento de nidação? É como se fosse uma gosminha marrom, as vezes pode até ter um sanguinho rosado, ou mesmo um filete de sangue vivo e muitas vezes assim como aconteceu comigo, pode ser confundido com a vinda da menstruação.

Mas como saber se é a menstruação ou sangramento de nidação? Simples, a menstruação só aumenta o volume, e a nidação costuma parar no mesmo dia ou no máximo em 2 dias e vem com uma quantidade mínima daquelas que só valem pra sujar a calcinha, ou nem isso, apenas saindo no papel na hora de se limpar. Caso o sangramento pare, ou fique nesse chove não molha e o melhor a fazer é um teste de gravidez, mesmo que dê negativo porque assim pode se tomar alguma iniciativa se for positivo. Comigo tive que colocar Ultrogestan intra vaginal, é melhor prevenir do que remediar não é?.

Dúvidas Recorrentes das Leitoras!

Para auxiliar ainda mais as leitoras, coloquei abaixo as perguntas mais parecidas e recorrentes que aparecem sempre nos comentários. Se mesmo assim ficou na dúvida então o espaço para perguntas está aberto aqui ou lá no fórum do blog que pode ajudar e muito também.

O sangramento da Nidação é obrigatório aparecer?

Não, normalmente o sangramento da nidação não aparece para todas as mulheres, aliás a grande maioria das mulheres não tem sangramento da nidação aparente mas sim só podem se dar conta de que a nidação aconteceu e realmente está grávida depois que a menstruação atrasa. Em alguns casos ela pode aparecer apenas como um risco na calcinha e também um borrão bem leve no papel higiênico só na hora de se limpar do xixi, mas o sangramento da nidação também pode aparecer por 3 dias ou 5 dias.

Quais são os sintomas de nidação?

Os sintomas de nidação podem ser apenas algumas pontadas, algumas dores sutis como se fossem uma leve cólica menstrual. Algumas vezes também pode haver câimbras onde o bebê se fixa. Outras vezes os sintomas de nidação podem ser aumento da temperatura. A mulher passa a se sentir mais quente pois com a fixação do embrião, a progesterona passa a ser secretada em maior quantidade no organismo pelo corpo lúteo (veja sobre ele aqui) e por isso a elevação da temperatura. Porém nem sempre a mulher tem sintomas de nidação, ela somente percebe a gravidez se a menstruação não vem ou o sangramento mais fraco como borra aparece e ai sim desconfiar de gravidez.

Como diferenciar: menstruação ou nidação?

Essa é a mais frequente das perguntas, como saber se é menstruação ou nidação? Nem sempre é fácil distinguir mas não é uma missão impossível. A menstruação borra de café tende a aumentar e a nidação tende a parar. Agora, você ainda pode ficar na dúvida se é menstruação ou nidação porque algumas mulheres podem ter um sangramento muito pequeno devido ao uso de anticoncepcionais ou mesmo um ciclo fora do normal e ai para saber a diferença apenas com o teste de sangue ou de farmácia. Sempre recomendo a fazer o teste ou exame após 5 a 7 dias depois de parar a borra ou sangramento rosinha.

Como é o aspecto da nidação e quanto tempo depois da relação ela pode aparecer?

O aspecto da nidação pode ser muito parecido com o inicio da menstruação, pode ser uma água rosada com uma gosma amarronzada, somente marrom como borra mesmo. Normalmente sangramento de nidação não é vermelho vivo e em grande quantidade e também não sangra muito mesmo que apenas um dia de sangue vivo. Se sangrou vivo e teve borra nos outros dias é muito provável que seja sim a menstruação. A nidação pode acontecer de 7 a 15 dias depois da relação sexual e nem sempre ela é percebida.

Veja também: O Que é Corpo Lúteo e Qual a Importância Dele no Inicio da Gravidez?