Encontre nomes de bebê para meninas com a busca e diversos filtros.

1-20 de 1112 resultados

Ordenar por:

Abigail
Acácia
Ada
Adalgisa
Adelaide
Adele
Adélia
Adelina
Adelinda
Adonirã
Adorinda
Adosinda
Adriana
Afra
Ágata
Agatha
Agnes
Agnese
Agostinha
Aida
Anterior 1 / 56 Próximo

 

Buscador de Nomes de Bebê

Menino
Menina
Os Dois
Todos
Mostrar apenas os 100 nomes favoritos
Excluir os 100 nomes favoritos
Significado, origem, tema, ...

Você está à espera de um bebê e já sabe que se trata de uma menina? Embora pareça tarefa fácil, a escolha do nome requer pesquisa e, claro, terá de agradar o gosto dos pais e em alguns casos as pessoas do convívio familiar.

A dica é que os pais façam uma lista com no máximo 10 nomes (mais que isso pode atrapalhar ainda mais na escolha), depois de selecionar os nomes de meninas preferidos, podem propor uma votação entre familiares e amigos próximos, e por exclusão, chegar a pelo menos dois nomes preferidos. Há casais que preferem esperar o nascimento da criança, para enfim decidir qual seria o nome ideal.

A cada ano, pesquisas são realizadas para saber quais são as tendências de nomes de crianças que irão nascer, essas pesquisas têm a ver com as escolhas mais realizadas dentre os casais. Claro que muitos nomes se repetem, pois existe sempre uma tendência a alguns nomes de meninas mais tradicionais ou considerados clássicos.

Em 2016, os nomes de meninas mais utilizados foram: Alice, Maria Eduarda, Yasmin, Lis, Antonela, Isadora, Helena, Laura, Maria Clara, Ana, Lavínia, Emily, Pietra, Milena, Nicole, Valentina, Lorena, Ludmila, Irene, entre outros.

É comum que algumas inspirações de nomes surjam através de filmes, novelas, séries, de nomes de meninas filhas de celebridades, livros, entre outros. O importante é sempre que os pais pensem bem na escolha do nome da criança, pois o nome representa a identidade, possui significados e será a maneira como a filha será conhecida no mundo.

Nomes de Meninas – Tendências 2017

Se a menina nascerá neste ano, há algumas sugestões de nomes de meninas baseadas em pesquisas nos quais os pais podem se inspirar para escolher a identidade que acompanhará a filha ao longo da sua vida.

Alguns Nomes de Meninas e Seus Significados

  • Júlia – É um dos nomes de meninas mais escolhidos e costuma sempre estar no topo de escolhas a cada ano, significa ‘doce’, ‘fofa’ e ‘carinhosa’.
  • Maria – É uma escolha tradicional, de inspiração bíblica, significa ‘forte’ e ‘soberana’.
  • Valentina – Esse nome foi aposta em 2016 e continua sendo aposta em 2017, quer dizer ‘criativa’, ‘aquela que tem senso de justiça’, ‘que sabe aproveitar oportunidades’.
  • Mariana – É uma mistura de Maria com Ana e significa ‘soberana’ e ‘cheia de graça’.
  • Lara – Nome curto, de grafia simples, mas com importantes significados: vitoriosa, equilibrada e tranquila.
  • Maya – Nome também curto, que quer dizer ‘confiante’, ‘caridosa’ e ‘aquela que sabe perdoar’.
  • Luna – Quer dizer ‘iluminada’, ‘lua’ e ‘feminina’.
  • Isadora – Este é um nome de sonoridade forte e que significa ‘dádiva’, ‘um presente’.
  • Olívia – Não pertence à lista dos nomes de meninas mais escolhidos, mas também é repleto de importantes significados: ‘sábia’, ‘segura’ e ‘protetora’.
  • Beatriz – Nome que a cada ano pertence à lista dos mais escolhidos, significa ‘abençoada’ e ‘aquela que traz felicidade’.
  • Alice – Nome que se popularizou principalmente por meio da obra clássica infanto-juvenil Alice no País das Maravilhas, significa ‘honrada’, ‘nobre’ e ‘importante’.
  • Ana – Um nome bem curto, de grafia muito simples e que sozinho ou acompanhado se torna uma boa escolha de nome, quer dizer ‘graciosa’ e ‘cheia de graça’.

Alguns nomes de meninas também compõem a lista de apostas de nomes para este ano: Alicia, Ágata, Manuela, Laura, Cecília e Flora. Dentre os nomes compostos: Ana Luíza, Maria Eduarda, Maria Paula, Maria Fernanda e Ana Clara.

Se o anseio dos pais é fugir dos nomes de meninas tradicionais e clássicos, podem se inspirar nos nomes: Analu, Cassiane, Chiara, Agnes, Samira, Maitê, Ingrid, Hilda, Stella, Vivian, Yandra, Leandra, Nina, Paolla, Heloísa, Brenda, Malú, Nayla e Marjorie.

Alguns nomes de meninas também podem inspirar como: Bianca, Camila, Carolina, Luciana, Elisa, Emanuelle, Mariane, Milena, Nicole, Rafaela, Raquel, Sophia, Letícia, Lorena, Luiza, Marina, Bárbara, Bia, Mia, Lia, Giulia, Jennifer, Laís, Natália, Catarina, Damaris, Mirela, Yasmin, Débora, Thais, Gabriela, Eduarda, entre outros. Há pais que embora tentem realizar a escolha, preferem esperar o nascimento da criança, para enfim olhar para o rosto do bebê e escolher o nome que mais combina e que de fato se ‘parecerá’ com a filha.

Escolher nomes de meninas internacionais não costuma ser uma boa pedida, tanto por conta da grafia, como por conta da pronúncia, vale também se colocar no lugar da filha, principalmente na fase da alfabetização e interação com outras crianças.

Alterações na grafia de um nome tradicional, clássico, curto e simples, também podem ajudar a manter a beleza do som e significado, mas dando um toque diferenciado na maneira de escrever, como por exemplo: Marya, Marianna, Alyce, Liah, Larah, Nathália, Patrycia, Anna, Paulla, Biah, Mya, entre outros.

Cuidados na Escolha dos Nomes de Meninas

Além da preocupação com a grafia, beleza do nome e significado que possui, é importante que os pais fiquem atentos a alguns detalhes. É sempre importante verificar se as iniciais do nome e sobrenome podem formar alguma expressão infeliz e isso porque em algumas empresas, por exemplo, a identificação nos crachás é originada pelas iniciais de cada nome.

Muitos pais querem de certa forma homenagear algum familiar dando o nome à criança, é importante pensar que o nome é mais do que uma escolha de identidade, representa de fato uma marca que fará parte da vida da criança para sempre.

Na fase escolar é muito comum o surgimento de apelidos, por isso, é sempre importante na escolha do nome, pensar em quais apelidos poderia gerar, exemplo, escolher Beatriz, vai gerar o apelido Bia, escolher Maria Luísa, pode gerar o diminutivo Malu. Às vezes, ao fazer essa análise, os pais podem optar por registrar a criança já com o nome curto como Bia e Malu, por exemplo.

Escolher nomes de meninas exóticos, embora possa agradar aos pais, pode trazer muitos problemas para a criança, é essencial que os pais pensem e repensem e que principalmente relembrem que escolher o nome é tarefa muito importante e pode causar impactos na vida da criança futuramente.

A repetição é um fator importante na escolha da identidade da criança, é primordial que os pais repitam o nome centenas de vezes em voz alta, usando várias entonações, este é um exercício importante para entender, inclusive, se sonoramente aquele nome pode fazer alusão a alguma palavra, algum outro sentido.

Depois da escolha realizada, é sempre importante ter pelo menos mais um nome de menina de agrado dos pais, porque pode acontecer no nascimento da criança, que o nome mais querido perca o sentido e que a criança combine com o nome que menos se pensava antes.