Um tabu comportamental dentro das casas é a nudez em família que pode ser algo constrangedor ou natural, tudo depende de como a família lida com a situação. A nudez em família nada mais é do que o os pais não se incomodarem com a presença dos filhos na hora de tomar banho ou mesmo de trocar de roupa, mas ainda é um assunto a ser discutido em algumas famílias que preferem não se expor dessa forma para as crianças.
Assim que o bebê nasce, não é nada demais trocar a fralda em um ambiente público, ou mesmo os familiares podem ficar em volta para ver o tamanho dos documentos do novo bebê que acaba de chegar, seja menino ou menina.
Algumas famílias podem manter com maior tranquilidade até 2, 3 anos, mas a partir do momento em que a criança está maior, a nudez pode ficar incomoda para os pais, já que para a criança não há maldade alguma.
A conotação sexual não existe até certa fase da criança, por volta dos 7, 8 anos ela pode começar a ter noções do seu corpo e passar a ter vergonha de ficar nua perto do sexo oposto, ou mesmo no caso das meninas, nuas na frente do pai ou irmão e meninos na frente da mãe ou avós.
Todo comportamento envergonhado nessa idade é natural, com a mudança do corpo pode aparecer uma certa vergonha e até mesmo uma insegurança com o corpo em transformação. A atitude de nudez em família ou não também é um reflexo da educação e exemplos que tivemos desde pequenos, em algumas famílias mais reservadas por exemplo, irão claro, ensinar a forma mais reservada da coisa. Já em outras a nudez pode acontecer mesmo depois dos filhos adolescentes e não só os pais, filhos também. Mas até que ponto deve ser liberada a nudez em família?
Aqui em casa tentamos levar a nudez naturalmente, embora o pai não se sinta a vontade de ficar nu na frente dos filhos por questão de educação que recebeu, a nudez da mãe é algo tão natural e habitual… qual mãe não se pegou no banheiro tomando banho junto com seus filhos, ou mesmo na hora do xixi, uma bela plateia para assistir e conversar, bater papo nesse momento intimo? Aqui sempre!
Me lembro desde que era pequena, sempre ia tomar banho com a minha mãe e achava o máximo! Era o extremo do carinho materno naquele momento, me sentia mesmo intima dela e não via maldade em nada, me sentia segura. Tento hoje passar essa segurança para as crianças e acho que dá certo, acabou se tornando algo natural e sem maldade alguma… O que é piupiu, o que é perereca ou pepeca, ou seja o nome que vocês dão em casa para os pequenos órgãos genitais, não serão de tanta curiosidade para crianças que convivem com a nudez em família, e há pais que preferem assim.
Explicar a diferença desde bem pequenos pode deixar pais mais tranquilos quando a pergunta temida chegar. “o que é sexo?’ claro, que pais podem ficar mais constrangidos do que as mães, mas tudo como disse, depende de cada família de cada indivíduo e a forma com que lida com essa questão.
Bom, conforme as crianças foram crescendo percebi que o limite de preservar a privacidade começou a chegar, a nudez em família não é mais tão natural como antes. A mais velha tem vergonha e se fecha para trocar de roupa. Isso desde que começaram as mudanças hormonais, e do corpo. Já o menino é escrachado, troca de roupa na sala, na frente de todos que estiverem presente, claro, pessoas de casa assim como pai, mãe, irmãs, avós, tias… Banheiro de porta aberta com ele não é novidade! Já com a menina… tudo mudou, mas por vontade dela própria, naturalmente e sem pressão de “feche essa porta!” foi a evolução natural da coisa.
Culturalmente falando, o assunto é bem complexo pois, pessoas de um tempo em que a educação era mais complexa em que a nudez mesmo em casa era censurada, não se sentem a vontade com esse assunto nem tão pouco com a situação nudez em família, mas mesmo na TV se vê tão naturalmente índios nus desde sempre… controverso? sim e muito! A questão é profunda, há famílias e famílias, e a nudez pode não ser uma questão negociável em algumas delas. Como lidar então com essa questão dentro e fora de casa, na escola por exemplo? A psicóloga, Natália Melleiro fala mais sobre o assunto respondendo perguntas feitas a ela.
Trocando Fraldas: Existe algum dano no desenvolvimento da criança q convive com a nudez dos pais, na hora do banho ou troca de roupa?
Natália: Eu acredito que não. Se isso for algo normal para a família, a criança vai enxergar a nudez com naturalidade. O “problema” são os outros, né? A convivência dessa criança na sociedade, na escolinha, com os amiguinhos… como as famílias das crianças que não têm esse costume lidarão com uma família assim? O Quê tudo isso pode implicar? Acredito que se a criança tiver curiosidade, os pais devem explicar tudo da maneira mais natural e ‘fisiológica’ possível, sem a conotação sexual da coisa…
Trocando Fraldas: Os pais devem deixar claro para a criança que nudez é natural apenas dentro de casa?
Natália: Sim! Importante! Deixar claro pra criança que tem gente que não gosta de falar disso, que tem amiguinhos que não tem a mesma curiosidade, então, que se ela tiver alguma dúvida, pra vir perguntar para o papai ou pra mamãe.
Muitas pessoas podem achar um absurdo a nudez dos pais em frente aos filhos, mas para outras pessoas é tão natural como escovar os dentes em frente dos filhos, a questão sexual da coisa fica bem distante quando se trata de pais e filhos, porém pais que não se sentem a vontade, não há nada de mal em se preservar ou mesmo preservar a criança ensinando desde cedo a fechar as portas e se trocar sozinho. Também nem considerar feio quem leva naturalmente a situação da nudez dentro de casa, na segurança e conforto do seu lar, o importante é levar a vida bem e feliz. Por isso quero abrir esse espaço, como é a relação de nudez em família ai na sua casa? como lidam com essa questão? Deixem nos comentários.
Até a próxima!
Veja Também: Cama Compartilhada – Como Será Ter Essa Experiência?
Foto: Claudio Olivares Medina
Acima eu li que os meninos são ” escrachados ” é mentira é generalizar . Eu sou menino é conheço muitos e nada pouco que não ficam nús na frente de avós, avôs e principalmente mãe é tias ( Deus me livre ) ficamos nús em família eu por exemplo fico naturalmente nú assim como todos nós em casa com meu irmão de 15 , minhas irmãs uma com 16 outra de 13 e elas tbm , eu tenho 14 , meus pais tbm ficam nús mas é nossa família, tia ? Nunca , mesmo porque a vergonha da nudez fora de casa com parentes não ficamos mesmo. Somos naturistas e nos sentimos muito bem sem roupas eu vejo minhas irmãs nuas e elas me vê nú mas não notamos a nudez porque desde pequenos somos criados assim .
ResponderSoou casado e sempre tivemos o hábito de ficar sem roupas casa,acho até engraçado que pra alguns amigos que sabem disso pensa que basta um olhar pro outro que ja que fazer sexo,mas a verdade é que isso se torna um hábito,hj temos 2 filhos um de 23 e uma 18 e como foram criados assim em casa é a coisa mais normal do mundo sei lá acho que vai de cada um mas vivemos muito bem assim é nunca tivemos problemas com isso.
ResponderBoa tarde tudo bem…. Olha tudo que é feito com respeito , com entendimento, bem explicado e sem maldade na mente a coisa vai sendo natural.
ResponderEu e minha esposa sempre tomamos banho com nossos filhos, desde eles pequenos, tenho uma filha e um filho, o menino tem 12 anos e a menina tem 15 anos hoje.
E o os nossos banhos continuam normal, sempre bem naturalmente, nunca teve erotismo nem por parte do menino e nem da menina, quando tinham uns 8 para nove anos teve alguns questionamentos, sobre os órgãos genitais , tipo por que o meu pênis era maior do que o do irmão, ou por que a mãe tinha pelo no órgão genital e ela não… Mas tudo foi explicado de maneira correta e sem frescura, depois disso nunca mais perguntaram nada. A minha filha ano passado num dos nossos banhos me pediu para eu depilar ela pois ela tinha medo de se cortar, eu pedi para ela pedir para a mãe dela fazer e ensinar ela… Até hoje andamos nus pela casa. Só colocamos roupa quando chega visitas. A Maldade está na cabeça dos pedofilos.
Cresci acostumada a ver meus pais nus. Não havia nada de sexual nisso, era algo natural. À medida que cresci, tive o desejo de me preservar e não mais ficar nua na frente deles, naturalmente tb, o que foi totalmente respeitado. Agora, com meu filho, sigo no mesmo processo. Tomamos banho juntos, e tudo de forma natural, sem malícia. Ele tb nunca teve curiosidade sobre os nossos corpos. Acredito que quando comece essa curiosidade, está na hora de parar. Acho que quando a criança é pequena, não há problemas.
ResponderO problemas não e visão religião costumes…o problema eo instinto sexual que eo instinto mais forte que existe que está presente em praticamente todos os seres vivos…e mesmo nós humanos únicos seres racionais da face da terra ele está presente e atuante…pode tem pessoas que tem controle sobre isso mas pode aver outras q não…tanto adulto como criança…eu não recomendaria…
ResponderEu tenho 14 anos , meu irmão 16 , minhas irmãs uma 13 outra de 15 , ficamos nús e nem lembramos que estamos nús MEU pai e minha mãe também ficam nús e não existe nada demais nisso , desde pequenos sempre ficamos pelados e não existe maldade nisso , simples, vejo a peteca das minhas irmãs e elas nossos pintos com muita naturalidade , as vzs temos erecoes mas é td naturalmente . Elas nem olham acho que nem reparam, costume e não vms mudar nunca , super natural.
ResponderComplicada essa situação viu, minha manicure atende na casa por causa da pandemia e fui lá fazer minhas unhas e o filho dela de 10 anos tava em uma piscina inflável totalmente peladinho e a filha que deve ter uns 6 aninhos também, e ficavam bem à vontade, a menininha abria as pernas a ponto dos lábios sairem para fora e eu não aguentei e pra poder entrar no assunto eu falei que não era bom criança nua a não ser que fosse menino com menino e menina com menina e ela me disse que cresceram assim e não problema e ela tinha comprado biquini e sunga mas eles não gostam, fiquei chocada.
ResponderAh ta
ResponderGente que besteira! Quando eu era criança eu e meu pai tomávamos banho num chuveiro que tinha na área de trás de casa (que tinha muros) ele tomava de cueca e quando minha mãe trazia as toalhas ela me secava e ele tirava a cueca pra se secar também, as vezes era ele quem me secava mas sempre tirava a cueca quando ia se secar. e era bem na minha frente e eu não lembro ter tido essa tal curiosidade.
ResponderTemos que acabar com essa cultura de nudez infantil, na última ida a praia de minha família eu fui presentear minhas sobrinhas de 8 e 5 anos com um biquíni e foi difícil achar um biquini”decente”, não encontrei nenhum que cobrisse todo o bumbum, quase todos desses de amarrar e pra crianças tem que ser com elástico, todos minúsculos tipo um fio dental praticamente, e a região da genitália muito pequena e foi mais facil eu mandar fazer, parece que estão investindo na erotização infantil, com as sungas dos sobrinhos até que não tive problemas.
ResponderEm casa nunca ficamos rotalmente nus perto das crianças apesar de minha infância ser comum, se isso é natural e com respeito acredito que não haja mal nenhum, mas fiquei constrangida um dia que levei minha sobrinha de 6 anos no pediatra, ela estava com dores na virilha e região pubiana em volta da genitália depois de andar a cavalo e o pediatra examinou a região da virilha, das coxas e tudo dentro do normal, depois ele pediu para eu tirar as roupas da menina e eu tirei e fiquei junto, ele apertava toda a região pubiana, região inguinal, o pubis e examinou a genitália da menina, e eu fiquei tipo sentindo uma vergonha alheia sabe, nada contra o profissionalismo do médico mas nudez fora da família mesmo que em uma consulta é constrangedor.
ResponderUma vez minha mãe me castigou torou minha roupa na frente da minha tia irmã tinha 14 anos foi maior mico que passei
ResponderEntão Divino Emanuel você citou sobre leis, meu marido sempre toma banho com minha filha de 3 o menino de 5, a menina de uns tempos pra cá fica muito curiosa e tenta tirar a cueca dele de todo jeito, o irmão ela sempre vê nu mas não desperta curiosidade, eu já pensei em deixar ela dar uma olhadinha para ela ver que não tem nada de mais, isso seria contra alguma lei?
ResponderCredo pessoas dizendo que deixou a menina ver o pai nu por curiosidade e pegar no pênis e mães que deuxaram meninos a tocarem tbm, pedófilos expondo seus desejos doentios aqui, tomem alguma providência.
ResponderMeu marido da banho nas crianças mas no mínimo de sunga ou cueca boxer, tarados!
Não existe leis que proíbe esse tipo coisa. Se fosse assim não existia praias e nem clube de nudismo e lá não se ver só os pais tem pessoas de fora também.
ResponderGostei do seu ponto de vista , tenho dois filhos criei eles sozinha enquanto pequenos não via problema em tomar banho de porta aberta afinal tinha que sempre estar alerta para os dois , mas confirme eles foram crescendo , foram pedindo para eu me vestir , então eles me deram a dica e vou dar a dica aqui sem envolver deus ou o diabo , respeito é bom ! E conserva o respeito e filhos tem que ter respeito pelos pais , o resto é conversa de pedofilo.
Respondervc tem ereçao enquanto faz a amamentaçao adulta .?
ResponderBom dia. Achei a matéria bem interessante, e tenho minhas dúvidas tbm, e como pai de primeira viagem, eu e minha esposa tivemos uma filha e hj ela está quase com 1 ano e eu minha esposa sempre fomos de ficar a vontade em casa, as vezes até nus conforme o calor, já que moramos em apartamento, fico na dúvida como vai ser conforme nossa filha vai crescendo, podemos continuar tendo esta liberdade em nossa residência, agora enquanto ela está pequena tudo bem, ela nem dá bola, mais é depois? Desde já muito obrigado pela ajuda.
ResponderLuciano, gostei da sua pergunta, sou casado a 16 anos, tenho um filho de 13 Anos, tudo vem da educação de berço, que nos pais damos, e, de costumes, desde bebezinho até hoje nós ficamos pelados na frente dele, e, ele ver como natural, então, vcs não irão ter problema algum, mesmo sendo filha menina, ela vai reagir da mesma forma!!!, Parabéns!!!, E continuem assim
ResponderNa vdd liberdade ñ tem nada a ver com libertinagem e quem pensa o contrário ñ é atrasado ñ, vcs q são libertinos e nunca souberam o q é ter modos, postura e princípios
ResponderMeu Deus estou chocada com a quantidade de pedofolos por aqui, tanto masculinos como femininos…deveriam ser todos presos tem uns que falam que a criança pegou no orgão sexual…meu Deus guarde as crianças desses aninais…disfarçados de Pais
ResponderTenho uma filha de 21 anos e sempre eu ela e minha esposa sempre tomamos banho juntos sempre nos trocamos na frente dela desde que ela era pequena e até hoje ficamos nus em casa e sempre frequentamos praia e ambientes naturistas acredito que infelizmente a maioria dos brasileiros tem a mente antiga e atrasada em relação a nudez.
ResponderEU E MINHA ESPOSA SOMOS EVANGÉLICOS E ANTES DE VIRARMOS EVANGÉLICOS SEMPRE FREQUENTAMOS PRAIAS NATURISTAS E SEMPRE COM NOSS
ResponderAqui em casa também a nudez não é problema minha filha tem 26 anos toma banho comigo e minha esposa todos nus lógico com muito respeito
ResponderMuita coisa depende da forma como o Ministério Público e Judiciário interpretam os fatos e aplicam lei. E nem sempre eles têm a mentalidade tão aberta para acatarem com naturalidade muitas das situações aqui expostas. Muitos dos casos aqui relatados se fossem denunciados poderiam fazer os acusados amargarem no mínimo 8 anos de prisão. Lembrem-se de que senadores como Magno Malta e outros como ele fizeram de tudo para dar tolerância ZERO e pena máxima a casos de pedofilia. Quem avisa amigo é.
ResponderEmbora muitos tenham a mente bem aberta no tocante a esta prática, é preciso tomar cuidado com o que diz a lei. Pode ser que a princípio os pais estejam bem intencionados mas pode ser que o Ministério Público e o Judiciário não tenham a mente tão aberta assim para verem com naturalidade pais praticarem nudez na frente dos filhos. Se esta prática consentida for interpretada como ato libidinoso e principalmente se os filhos forem menores de 14 anos, existe o sério perigo de os adultos responderem por estupro de vulnerável que dá de 8 a 15 anos de reclusão em regime inicialmente fechado. Portanto, fica o alerta: CUIDADO!!!
ResponderExatamente, por isso q o mundo está do jeito q está, Deus olha la de cima e vê coisas abomináveis , e n falo sobre religião falo sobre a educação q está desacerbada, isso d andar nu n tem nda a haver com costumes ou educação, e sim na falta de ambas
ResponderQual é o teu problema? Seu escroto, doente do caralho! Não tem problema na tua cabeça doentia. Minha filha tem 2 anos e eu dou banho no chuveiro com ela vestindo bermuda de praia. Vc deveria ir preso canalha de merda!
ResponderAndar nu até aí tudo bem mas tomar banho juntos nossa
ResponderQuanta ignorância meu Deus. Super natural a nudez em família, banho em.familia . PAREM de hipocrisia.
ResponderQue conversa é essa?! Eu, hein?!
Respondereu durmo nu s vezes com minha filha sem problema algum
ResponderEu e minha esposa ainda tomamos banho com nossa filha nus nunca houve maldade nenhuma ela te 27 anos .
Respondersou separado moro com minha filha de 15 anos e ficamos nus em casa e tomamos banho juntos
ResponderMulher se acha no direito de mandar no namorado/marido, mas o cara não pode achar ruim da namorada ficar quase pelada desfilando emfrente a família. Eis o feminismo que quer castrar o homem. Muito difícil hoje em dia arranjar namorada que ouça o namorado. Hoje em dia só homem tem que ceder na relação.
ResponderJuan as pessoas só estão comentando o que acham da atitude de nudismo, temos que levar em consideração que todos tem diferentes crenças e religiões ou até mesmo a falta delas no caso do ateísmo, por mais que você ache que seu “deus” é o melhor ou único o coleguinha do lado pode não achar isso então logo o que tem na bíblia pra ele não conta, particularmente acredito que se todos os envolvidos nesse hábito nudista se sentem bem e confortável não tem problema nenhum pois a maldade está nos olhos de quem vê
ResponderFinalmente um comentário decente aqui, como podemos ver os outros, pessoas se insultando, muita criancisse, não sabem aceitar a opinião dos outros, cada um escolhi o tipo de vida que quer, e ensinamentos aos seus filhos, parabéns mano!!
ResponderQuem diz q é normal é pq ñ conhece a Deus nem seus princípios , pq se conhecesse saberia q é uma atitude totalmente errada
ResponderDeus fez o homem com roupa ? Kkkkk kkkkk, que hipócrita. Sempre ficamos nús em casa . Super natural .
Respondernormal fui criado assim ..
Responderbom se vc acha q a nudez ñ é pecado, vai procurar na Bíblia q vai achar a resposta correta pra essa sua afirmação, pq está escrito: Deus disse: Não mostrarás a sua nudez aos seus filhos, pq os filhos não tem a necessidade de ver a nudez de seus pais
Responderentão namorado ñ é pai! Ok. Só q se ele se sente incomodado deve-se conversar e chegar num bom senso, ainda q ela esteja na casa dela co- irmãos, antes devserem irmãos, são homens e homens tem seus estímulos e a Bíblia diz: q a mulher deve se vestir de forma moderada a não fazer com que o homem venha a pecar, a mulher andando com as coisas balançando na frente d irmãos ou de quem quer q seja, é um convite sim, ao desejo, a promiscuidade e a desonra
ResponderNenhuma dúvida só achei estranho
ResponderRodrigo que idade ela tinha quando tocou vc
ResponderVc gostou estranho não?
qual a sua duvida?
ResponderNormal um filho maior sentir curiosidade e atração pela mae afinal os nervos estao a flor da pele. Minha propria filha na presenca da mae enquanto adolescente me questionou querendo tocar no meu membro dursnte o banho a mae aceitou mas por alguns segundos devido ela questionar porque antes todos davamos banhos nas partes intimas e minha companheira deixou meu filho tocar ela por tempo limitado. Hoje somos todos funcionarios publicos e bem estruturados sem traumas porquê a informação se.pre foi essencial.
ResponderToques ate podem ser permitidos, porem doutrinados e livres de malicia.
ResponderAntigamente, quando crianca tomavamos banhos coletivo todos nus eu é que reparava mais no penis do meu pai que era maior que o meu. Quando quis tocar no seio da minha madrasta ela deixou e monitorou mas apesar de 8 anos tive algo Que pareceu atracao ou tesao mas a informacao sempre foi forte e eficaz. Nada supera a informacao. Minha menina hj ainda toma banho comigo e com minha namorada, porem o sensualismo da geracao e algo diferente da nossa epoca. Com 10 pra 11 quer usar roupas sensuais e fio dental pra ser aceita em um grupo de meninas mais velhas que nao aceitam a virgindade como deve ser feito. E infelizmente pras criancas ou adolescentes é importante ser aceito nesse meio, porem banalizam a hora certa de fazer sexo.
ResponderNormal. Corpo e aparencia bonita gera atracao independente do parentesco.
ResponderAcho que depende da criacao e como foi dialogado desde antes. Sou separado e minha filha sempre teve curiosidades pq criei desde pequena como meu pai influenciou. Esta adolescente e ainda mantem o costume naturalista nao tem vergonha de mim e nem eu dela. Sempre me pergunta assuntos que São tabus, 95 por cento falsos, e sexo, inclusive na perda da virgindade que agora ja perdeu. Mas e uma satisfaction orientar minha filha. Porem grupos de amigas na escola influenciam muito.
ResponderVerdade Rodrigo em casa também fico a vontade nua sem tabus com meu filho tem 18 anos e ele também fica aqui sempre foi normal sem tabus
ResponderRESPONDENDO A COLEGA :
Interessante a conversa.
ResponderSou casado a 28 anos, tenho 50 anos, e eu e minha esposa somos adeptos do naturismo, dentro e fora de casa.
Temos uma filha de 20 e um rapaz de 15 anos. Ficamos todos nús em casa, nem sempre todos ao mesmo tempo ou totalmente nús.
Para nós é algo normal.
Inclusive, eu e minha esposa curtimos Amamentação Adulta, e não temos vergonha alguma de praticarmos na frente de nossos filhos, acostumados com essas situações.
Mulheres,apenas mulheres, e já aviso aos tarados de plantão que é apenas eu quem respondo sempre, e que desejarem conversar a respeito comigo ou comigo e minha esposa, sobre esses temas, é só contatar pelo meu email : [email protected]
O estranho e despudorado é o que é feito com maldade e malícia.
Nunca envolvemos nossos filhos em nossa relação ou lhes permitimos ter qualquer tipo de intimidade conosco que não tenha sido a de pais e filhos normais. Apenas permitimos que nossos filhos tenham um maior conhecimento dos seus próprios corpos , com naturalidade, e de maneira integrada com a natureza. Afinal, nascemos todos nús, e o pecado não está na nudez, mas nos olhos de quem o vê.
Interessante a conversa.
ResponderSou casado a 28 anos, tenho 50 anos, e eu e minha esposa somos adeptos do naturismo, dentro e fora de casa.
Temos uma filha de 20 e um rapaz de 15 anos. Ficamos todos nús em casa, nem sempre todos ao mesmo tempo ou totalmente nús.
Para nós é algo normal.
Inclusive, eu e minha esposa curtimos Amamentação Adulta, e não temos vergonha alguma de praticarmos na frente de nossos filhos, acostumados com essas situações.
Mulheres,apenas mulheres, e já aviso aos tarados de plantão que é apenas eu quem respondo sempre, e que desejarem conversar a respeito comigo ou comigo e minha esposa, sobre esses temas, é só contatar pelo meu email : [email protected]
O estranho e despudorado é o que é feito com maldade e malícia.
Nunca envolvemos nossos filhos em nossa relação ou lhes permitimos ter qualquer tipo de intimidade conosco que não tenha sido a de pais e filhos normais. Apenas permitimos que nossos filhos tenham um maior conhecimento dos seus próprios corpos , com naturalidade, e de maneira integrada com a natureza. Afinal, nascemos todos nús, e o pecado não está na nudez, mas nos olhos de quem o vê.
99% dos comentários são de pedófilos desfaçados de mulher/mãe fantasiando nas suas histórias. Cuidado!!
ResponderEsse tipo de gente doente tem em todo lugar principalmente aqui na internet. O site deveria ser mais criterioso na hora de permitir os comentário.
Quanto ao assunto cada família tem seus mode dever a nudez. Mas banho junto?? Tenha santa paciência. É um momento muito intimo. Desnecessário fazer a criança passar por um risco desses. Existem vários casos de abusos de pais (pais e mães) que deixaram os filhos desconfortáveis com um “toque indesejado” ou no pior cenário houve abuso. Isso tá sempre nos noticiários, e o cônjuge nunca desconfiou do parceiro. A verdade é que ninguém conhece ninguém de verdade. E na dúvida o correto é sempre zelar pela segurança criança, uma vez que você é o responsável por ela. Nudez é uma coisa intimidade no banho é outras e está ultima um risco desnecessário.
fui criado assim muito normal..
ResponderAqui em casa também e normal a nudez fui criada assim e criei meu filho assim normal aqui
ResponderLarga esse namorado, porque se ele consegue ver maldade entre irmãos, o que dirá se um dia tiverem filhos? Esse tipo de ciúmes é doença, sai dessa enquanto há tempo. Abraço.
ResponderNada aver Rita aqui em casa eu fico nua as vezes e meu filho tem 16 nunca teve problema nao
Respondertbm fui criado assim normal
ResponderQuando as crianças estão pequenininhas é normal tomar banho junto e trocar fraldas etc. mas depois que vão crescendo, não existe isso de a filha ficar nua na frente do pai ou ao contrário. Cada um tem que ser ensinado.
ResponderAs vezes fico nua em casa meu filho tem 16 anos e isso nunca foi problema.
ResponderO pai fica de cueca na frente das filhas uma de 12 outra de 18 outra de 21 e um filho de 15 e quando o namorado da de 18 chega ele quer fica na frente dele de cueca isso e certo
ResponderUu
Olá boa noite, tudo bem?
ResponderBom isso depende da forma que eles pensam sobre isso.
Não entendi o ponto de vista de algumas pessoas mas compartilho por experiência própria. Gosto de ficar à vontade, já fui em praia de nudismo mas minha esposa n concorda que eu fique assim em casa por causa da nossa filha.
ResponderEmbora ela já tenha me visto quando era mais nova(hoje tem 11) respeito a opinião da minha esposa e só fico à vontade quando nossa filha n está ou pra dormir.
Se alguém quiser falar do assunto, será um prazer.
MAMÃE não entendemos seu comentário explique para nos
Respondernao entendi nada que escrever .. carente ? o que tem haver..
com certeza outro fake..
nao ha moderadoras para filtrar certos comentarios??
caramba…
ResponderComo ficou esse relato resolveu levou ao psicólogo?
ResponderProvavelmente isso acontece pq ao permitir ele tocar sentir so aguçou mais a curiosidade dele como isso está hoje em dia?
Exatamente estou passando por isso igual vc relatou algum concelho?
ResponderExplique melhor não entendi seu comentário
ResponderEu acho que é normal… O perigo é sentir atração….. se for bem desenvolvido.. 14 cm é lindo é torto bem arrebitado tipo meia lua cabeça esfolhada fora enxada brilhosa.. 36 anos separada carente tem um imenso ciúmes é carinhoso o perigo pod começa qualquer hora
ResponderEu namoro a dois ano e pouco , eu sempre fui de usar roupas curtas e ficar a vontade em casa ( não pelada )
ResponderNão gosto de usar sutiem em casa quando chego do serviço e tomo um banho ponho uma blusa um shorts e pronto
Mais meu namorado ver problema nisso , ele não gosta pk diz q meu peito fica marcando e o short é muito curto e marca é bla bla pois tenho dois irmão de qse a minha idade … mais eu sempre fiz isso e ele sempre causou mais eu já tentei mudar e não consigo pk eu trampo o dia todo e quando chego qro ficar a vontade
Ele não gosta e agr estamos brigando muito por causa disso
Não tenho quarto só pra mim a casa é pequena
Mais sempre fico em cômodos separados do meus irmão pra não criar mais briga
Meus irmão e de boa , nunca faltou com respeito comigo e nem com a minha outra irmã q fica assim tabm (roupas curtas e a vontade )
Mais não sei oq mais faço ??? Oq vcs fariam ou oq vcs acham ??
Olá, tudo bem?
ResponderAmiga namorado não é pai.
Não aceita que ele mande em você.
Abraços!
eu tenho 47 anos 1° casamento sempre andamos nuns sem problema 2 filhas e mãe , ha 2 anos estou com uma mulher mais velha 58 anos que vive com filha 41 e 2 netos um de 22 anos e outro de 14 anos , todos andam pelados em casa, no inicio quando fui mora a filha apenas andava com poucas roupas pela manha , depois de 6 meses acredito que se acostumou comigo anda normalmente em alguns horários do dia(manha, saída de banhos), inclusive a filha faz minha depilação intima sem problemas , eu e a mãe dela não nos consideramos naturistas mais ja fomos 2 vezes na praia do abricó, nesta semana a filha disse que na próxima iria com a gente, tendo em vista que ela e bem gordinha e, acredito que isso faz com que ela resista um pouco a nudez, vivemos sem neuras e problemas relativos a isso, nao colocamos nunca isso em evidencia a outros(amigos ou familiares) por que e um cotidiano nosso. acredito que isso vai da cabeça e da natureza da criação de cada um, no meu caso foi bem diferente a situação mais minha experiencia com a dela resultou em uma coisa normal. [email protected]
ResponderVerdade tudo tarado disfarçado de mulher
ResponderPorque não mostrei minha filha nua pra vc? Por isso sou fake? Vc pense o que quiser, eu jamais vou me expor e muito menos minha família. E tem mais, fake é quem fica pedindo nudez como vc, seu tarado pedófilo.
ResponderSó tenho filho.. Mas meu filho teve algumas fases. Quando era criança até os 8 anos, tinha tranquilidade em relação a nudez. Eu fazia questão de monitorar o banho dele para que fizesse a higiene correta no bilau, como o pediatra falou, evitando a tal fimose, No início da adolescência, travou um pouco. Depois dos 14 anos perdeu a vergonha de vez. Entra no banheiro na hora do meu banho e troca de roupa na minha frente. Nunca toquei no assunto pq acho que na cabeça dele a nudez esta resolvida.
ResponderTemos que parar com essa mentalidade de achar que a nudez é pecado ou errada porque para a criança tudo é movido pela curiosidade, tenho uma filha de 4 e um filho de 7 e a nudez em casa sempre foi natural principalmente com as crianças e meu marido é meio receoso com isso mas ele toma banho com as crianças pra me ajudar e se vez ou outra ele vai de cueca e se ele toma banho nu e fica tentando tapar o saquinho aí sim a menina explode de curiosidade e quer”pegar”nele, o irmão estando nu ela nem liga mas se meu marido fica tentando tapar aí ela pega mesmo achando que é alguma brincadeira e se tirar a mão é pior, no começo a gente deixava ela pegar a vontade para ver se ela parava mas meu marido não resiste e dá aquela tapadinha quando ela chega perto aí claro, a criança quer explorar o que é diferente para ela
Responderessa ana Crysthynna tb eh fake certeza…
ResponderCuidado com alguns comentários insanos aí, o site poderia ter algum tipo de login ou identificação.
ResponderNa minha opinião acredito que tudo depende da criação e o respeito, em casa a nudez é natural e quase sempre as crianças são movidas pela curiosidade, se a gente esconde algo delas aí que eles querem ver, a minha filha de 4 anos nunca teve problemas com a nudez do pai e do irmão de 9, mas se meu marido coloca a cueca dessas que tem aquele bolsinho na frente ela fica tentando pegar toda hora mas se ele está nu ela nem liga
O assunto abordado é familiar, e não necessariamente apenas às mulheres. Já deixei contato aqui nos comentários, e não aconselho ninguém fazer. No meu caso venho a esse tipo de fórum para ter minha privacidade preservada, a medida que trocamos contatos, já não temos mais tanta privacidade, sem falar que as vezes o contato insiste em ser intruso demais.
ResponderGente nao respondam essa Jessica alves..
Respondereh um tarado se passando por mulher!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Neste site só tem homens tarados se passando por mulheres (mães)
ResponderOlha existe pedófilos e pedófilas essa é a vdd , eu já fui assediado várias vezes por mulheres , no colégio a professora me fez passar vergonha, chegou ao ponto de ser chamada na direção do colégio pois ela é tarada , com 14 anos vlw ? Cuidado pai / mãe infelizmente a pedofilia não tem sexo . Eu até hoje tenho trauma disso. Cuidado com aquela ” amiga ” que pede prá deixar ou pedir ao seu pai prá dormir na casa dela . É real .
Respondercomo assim homens tarados..
juro que pensei que o site fosse confiavel..
e que nossas angustias , receios e medos estariam sendo compartilhado com outras maes que estao no mesmo barco.
meu deus.. que horrivel!!!!!!nem sei o que falar!!
Lamentavel
Responderestou bem chateado com esse forum..
as maes nao se unem..
as pessoas que nos procuram para conversar com certeza sao tarados se passando por mulheres…
Responderisso eh um saco….
me sinto sozinha por nao ter com quem conversar…..
fica a dica!!!!!!!!!!!!!!!!!
Andreia, se eu puder ajudar [email protected]
ResponderEm algumas família o banho conjuntos parecem ser até normais. Assim como foi na minha família. Até certas idades e com atenção aos cuidados e curiosidades dos pequenos. De certo modo era tudo uma brincadeira, mas quando o banho era somente eu e meu pai certas coisas eram diferentes não eram tão somente banhos principalmente se a menina estiver já ficando mocinha. Ás vezes penso que são coisas na minha cabeça… Em fico pensando se era normal e se realmente aconteceram.
ResponderMeu Deus, eu li mães que acham normal a filha ficar pelada e o pai também no banho? E mães que deixam filhas tocarem no pênis do pai e meninos tocarem em suas genitalias?, ora se o motivo é curiosidade então teremos que deixar as crianças verem como é o nascimento nos hospitais também… tem pessoas aqui postando que deveriam ser indiciadas por atentando ao pudor, meu marido até trocava fraldas da minha filha e até tomava banho mas nunca nu e nada de toques.
ResponderOla boa tarde , li alguns relatos que me deixaram com cabelo em pe em relacao a educacao que tive e a educacao que dou aos meus filhos…
Respondergostaria de falar com alguma mae que nem eu ….
meu whatsapp eh 85991169211
bianca santos se puder me escreve..
somos bem parecidas..
[email protected]
ResponderQual é o nome do taradinho?
ResponderQue interessante ler aqui familias que não haviam tabus, cresci em um lar em que podia se brincar apenas com outra menina e menino com menino.
ResponderÉ Augusto cresci em um lar assim também, meus pais eram religiosos demais e mal podíamos assistir TV e morávamos em um sítio, até em brincadeiras com outras crianças éramos vigiadas principalmente nós meninas, o dia que fomos em um clube de campo e eu por volta dos 9 anos já, vi aquele monte de crianças se trocando em um vestiário depois da piscina, algumas não se despiam totalmente mas alguns meninos principalmente tiravam tudo e entravam em um chuveiro, eu fiquei horrorizada e assustada porque raramente via meus irmãos mais novos nus, isso era no final dos anos 70 e hoje vejo que eram crianças inocentes que apenas tomavam um banho depois de um jogo, muitos de nós fomos reprimidos e hoje não sabemos lidar com questionamentos simples de nossos filhos, viva a internet e sites como esse!
ResponderPela curiosidade da sua filha deu para perceber que toda essa descoberta é algo novo para ela, ao contrário do seu filho que você tratou a nudez naturalmente desde cedo, minha filha desde que nasceu meu marido tomava banho com ela e ela tocava ele muito e sempre deixamos apesar do constrangimento do meu marido no início, se a gente solta um NÃO ou tira a mão correndo ou dá um tapinha a curiosidade aumenta, então tratamos naturalmente sempre mas as vezes ele já tomava banho de cueca e por volta dos 5 anos já começamos a por limites e ela não viu mais ele nu e não teve mais curiosidade, era tão natural os dois que ela tinha maior curiosidade com meu corpo e principalmente meus seios do que com ele, mas claro que isso varia de família para família, sua filha está assim por que despertou a curiosidade um pouco tarde.
ResponderTenho uma filha de 10 anos e ela gosta de ficar a vontade e as vezes nua na piscina quando estamos só nós três em casa, mas meu marido desde que ela tinha uns 4 anos já evita ficar nu perto dela e já começamos ensinar noções de privacidade, para nadar em outros lugares com outras crianças ensinamos usar biquíni ou maiô, aí que está meu problema, ela só escolhe aqueles biquínis tipo fio dental que mal tapa a frente e fica todo o bumbum de fora, quando ela nada sozinha até deixo ela peladinha mas quando vem outras crianças que ela convive faço ela por alguma coisa mas nem calcinha ela quer, ela só quer esse biquíni e meu marido odeia esse tipo de coisa mas ela chora e não quer outra coisa, minha dúvida é; será que ela quer exibir o corpo?, será que ela sente algo prazeroso usando esse tipo de coisa?(pergunto por que nunca usei isso…)
Responderana gizele, se for skype já add vc, estou lhe esperando para conversarmos.
Responderola queria conversar com outras maes sobre o que venho passando..
anna crystynna me vi diretamente em tudo que escreveu.
quem puder me escrever agradeco.
[email protected]
Responderana crystynna , ja adicionei vc e respondi sua mensagem no skype………………..
Responderaguardo um retorno seu….
Penso exatamente assim. O diálogo sempre será a melhor forma. Quanto mais cedo ele ocorrer mais natural as situações futuras serão contornadas. Tenho um casa de filhos adolescentes onde a nudez não se criou nenhum tabu aqui em casa pq foi conversada desde o inicio. Meu filho tomava banho comigo até uns 10 anos, hoje com 14 nao quer mais, tá criando sua intimidade e espaço. Já minha filha com 12 anos ainda não se importa de ficar mais a vontade em casa, talvez pq ainda me ver só de calcinha ou nua quando saio do banho, etc. Ainda tenho que pedir que se vista apenas quando recebo alguma visita mas tudo sem brigas ou repreensões. Quanto mais natural se agir menor os problemas .
ResponderCintia de fato não tem formula pronta para essas situações, mas cabe aos pais perceber quando o adolescente passa a necessidade de se ter sua propria intimidade, conversar e respeitar é o mais importante.
ResponderSara Matos, eu não consegui add vc. Meu Skype [email protected]
ResponderTenho dúvidas se é certo ou não nudez familiar, ao passar o tempo os pequenos vão ficando mais e mais curiosos, não sei se toques devem ser permitidos, se devem, até que ponto.
ResponderAna isso é uma questão bem particular de cada família. A forma como cada família lida com a sexualidade é que determina o que está dentro da normalidade ou não. Porém com o crescimento dos filhos é natural que os pais mudem alguns hábitos dentro de casa. De qualquer forma a melhorar maneira é o diálogo. Falando de mim eu ando às vezes só de calcinha tenho filhos homens de 21 anos. Mas ele se incomodam se a menina de 10 anos andam igual. Então mudei meu hábito.
ResponderÉ skype?
Respondergostaria miuito de falar com alguem sobre isso..
ana crystynna passo bem o que vc passa.
por favor me escreve..
[email protected]
ResponderEu. Tambem meu irmão maior e pai davam banho as meninas em casa. Em casa do meus avós todos ficavam nua ou de cueca
ResponderAdolescência é uma fase de descobertas e desafios. Sua filha está entrando nessa fase o que para algumas famílias é bem complicado. O melhor remédio é sempre o diálogo, sem recriminar ou coagir.Acredito que uma hora ela irá diminuir essa exposição até pq seu corpo está em mudança. Ela busca realmente o confronto, evite-os. Tenho uma filha com quase a idade da sua, 12 anos, que não chega a desafiar. No caso dela é desatenção e inocência mesmo. As vezes tenho que pedir para vestir algo mais apropriado quando recebo alguma visita, pq por ela ficava bem a vontade só de calcinha, e por ser uma menina de porte físico maior já tem o corpo bem desenvolvido. Espero que tenha te ajudado. Beijão.
ResponderNão entendi
ResponderOlá Ana, boa noite.
ResponderQual seria sua dúvida amiga.
Beijos !
Por favor, qual preciso de uma orientação. Tenho uma filha de 13 anos que parece não se preocupar muito com a exposição de seu corpo. Por mais que eu e meu marido converse com ela não surte muito efeito. Ela chega da escola e costuma ficar só de calcinha assistindo TV, ou estudando. Já explicamos a ela o desenvolvimento do seu corpo, que ela precisa se vestir corretamente mesmo em casa, falamos sobre sua intimidade, ela diz que não gosta de usar roupas e que quer se vestir como quiser. Notamos que muitas vezes ela faz para nos desafiar pq sabe que eu e meu marido reclamamos. As vezes mesmo com pessoas de fora em casa ela age assim, precisando sempre que mandemos ela ir se vestir, ficando uma situação bem constragedora. Gostaria de saber como lidar com isso tudo. Obrigado
ResponderEu tenho 37 anos e vivi em uma família que achava nudez algo sujo. Então, ficar sem roupas, só na hora do banho. Tudo era “secreto” pra mim. Meus pais não conversavam sobre quase nada. Não havia internet. É ruim para uma criança não ter informações porque suas curiosidades não são satisfeitas e quando são, geralmente já estão no cunho sexual. Foi assim pra mim. Agora quanto à nudez, eu percebi o quanto gostava antes da adolescência. Entendo que nudez e sexualidade são coisas diferentes. Não há nada de errado com o corpo humano. Eu penso que roupas são para ser usadas em comunidade com os outros. Na privacidade do lar ou com pessoas com a mesma visão, estar nu é nossa verdadeira essência.
ResponderNão sei se é uma boa ideia a nudez familiar tenho um filho de 12 anos e uma filha de 5. Sempre gostei de ficar nua em casa, meu marido nem tanto, ficava nua na frente do meu filho até algum tempo atrás, demorei perceber que já estava passando da hora de parar, pois meu filho já estava tendo ereções o tempo todo. Era mãezona liberal, sem pudor, quando surgiu a curiosidade sobre minha genitália, na hora do banho, eu explicava pra ele sobre tudo, confesso que existiram toques, meu marido não via problema e nem eu, e ele foi ficando cada vez mais curioso, quanto mais eu falava, mais ele queria saber e ver, daí paramos e comprei livros sobre o assunto para ele ler. Com minha filha continuo a tomar banho com ela, meu marido também, mas nunca fica totalmente nu, mas as curiosidades de minha filha começaram, pois ela as vezes nos pega no banho, eu e meu marido. Já mostrei cartilhas explicando , mas não foi o suficiente, ela insistiu até eu convencer meu marido a ficar nu no banho quando ela estivesse, e ocorre que ela sempre quer tocar, tudo na brincadeira, mas é notável a ligeira ereção que meu marido tem, ele fica muito envergonhado e sai sem terminar o banho. Daí as perguntas começam, minha filha pergunta por que mexe sozinho, porque fica maior, etc. Por isso não sei se é uma boa ideia a pratica de nudismo em família, caso algum leitor ou leitora queira opinar, estou a disposta a aceitar.
ResponderEu vejo uma grande diferença entre ficarmos nus perante nossos familiares, e tomar banho junto com nossos filhos, ainda que de sunga/cueca ou calcinha.
ResponderNão tenho vergonha nem vejo problema algum em me trocar na frente da minha filha, e faço isso até hoje na frente de minha mãe ou irmã também.
Mas tomar banho com minha filha é bem mais “intimo” e só fico à vontade se minha esposa estiver junto.
Antes eu ficava de cueca, agora até fico pelado no banho com ela, mas prefiro com minha mulher junto, assim ela pode me “defender” de qualquer brincadeira marota de minha filha.
Oi boa noite…Eu tenho uma filha de 16 anos e desde pequena ela toma banho comigo e com minha esposa, com uns 6/7 anos ela começou a fazer as perguntas e as curiosidades, queria saber por que que a mãe tinha pelos, peitos grandes, queria saber por que homem tinha o negócio pendurado.Sempre explicamos tudo naturalmente sem esconder nada. Aqui em casa sempre andamos pelados nunca foi um tabu não, hoje ela já está uma moça mas virá e mexe ela entra no chuveiro quando estou no banho, pois aqui em casa só tem um banheiro e a naturalidade é a mesma de quando criança…
ResponderVocês se encontravam com a situação?
ResponderNamoro com minha namorada faz 5 meses, ela tem 24 e tem um irmão de 27. Um dia estava na casa dela esperando ela tomar banho para sairmos. Bem na hora que eu estava indo para o quarto dela o irmão dela entrou no banheiro com ela no chuveiro para fazer o numero 2. Ela pediu para ele sair mas ele não saiu e continuou lá. Eu achei muito estranho porque para mim não é normal isso, ela me disse que não gosta, mas não a incomoda tanto. Eu exagerei achando isso muito estranho?
ResponderOi Carlos, eu também não acho normal , mas vai da criação e os costumes de cada família. mas se vc não concorda converse com ela, pois ela pode mudar as atitudes do irmão.
ResponderExcelente texto, concordo plenamente!
ResponderMorávamos em SP em um apto de 2 quartos e portanto fui criado dividindo o quarto com minha irmã 2 anos mais nova até a fase adulta.
ResponderSó tinha 1 banheiro para nós 4 e então meus pais nunca se preocuparam em manter a porta trancada, tínhamos a liberdade de dividir o banheiro e naturalmente que não fazia sentido fechar o quarto para se trocar depois do banho ou para colocar um pijama.
Portanto, crescemos nos vendo nus e ainda temos esta liberdade entre eu, minha irmã e nossos pais.
Porém nunca dividimos o banho, não me lembro de tomar banho com minha mãe ou irmã, e se tomei, deveria ter menos de 4 ou 5 anos, porque não me lembro.
Ou seja, sempre tivemos a liberdade da nudez em familia, porém sem a liberdade do banho em família.
Minha esposa no inicio estranhou mas depois aceitou tão bem que agora toma banho junto com nossa filha.
Eu até ajudo a dar banho nela, que está com 3 anos, mas não quero entrar no box e acabamos molhando bastante o banheiro.
Minha mulher insiste para que eu deixe de “frescura” e tome banho de uma vez com a menina para economizar em água, tempo e bagunça, mas mesmo de cueca eu ficaria sem graça.
Não tenho vergonha de ficar nú na frente de minha filha, ao trocar de roupa, mas o banho com ela ainda é estranho para mim.
Não estou conseguindo lidar com minha mulher por causa desta situação.
Converse sobre isso com sua mulher, Eduardo. Diálogo, SEMPRE!
ResponderConverse com sua Esposa sim Eduardo. Isso depende muito da cultura e habito de cada familia. Eu tenho um casal de filhos que hj estão com 13 anos a menina e o menino com 11. Desde cedo criamos esse costume de tomar banho juntos, nos momentos das perguntas sobre o corpo falava naturalmente. Você vai perceber o momento de certo de diminuir esses momentos e então parar. Tudo de forma natural, no meu caso minha filha quando começou a perceber as mudanças no corpo e que precisava de sua intimidade resolveu não mais tomar banho comigo, só com a mãe, embora meu filho ainda tome vez ou outra banho com minha esposa.
ResponderAdriano, agora com este calorão todo ficamos realmente mais a vontade em casa, e não tenho vergonha disso, então acho que realmente vou acabar concordando com minha esposa e participando do banho “dentro” do box e não fora dele, ainda que de cueca ou sunga.
ResponderTemos casos na familia com pais e filhos convivendo no mesmo grau de liberdade, assim como você. Vou me juntar ao grupo.
E não tem jeito: mãe é mãe, não adianta ir contra!!! Se a esposa/mãe prefere banho coletivo, é melhor não contrariar.
Realmente o calor tá insuportável. Aqui em casa tb temos o habito de ficar bem a vontade. Minha esposa mais do que eu, e acredito que meus filhos crescerão com esse costume tb. Tudo é muito natural. Mas tudo construído desde cedo.
ResponderAqui até que comecou cedo a liberdade se meus pais minha irma e meus primos e primas e tias tambem ficarem pela casa a vontade e pelados principalmente no banho, mas mesmo assim é complicado e ja rolou algumas coisas que nao deveriam ter acontecido… Até mesmo com minha mae que ja vi varias vezes nua no banho e em cachoeiras/rios e aquelas duchas de praia, mas isso com 12/13 anos, mas até que uma vez com 17 passamos o ano novo na praia e ficamos bebados e ela estava com um biquini fio dental tao pequeno que dava para ver os pontinhos dos pelos da vagina dela crescendo dos lados perto da virilha e do risco/racho da perereca dela nascendo e a parte minuscula da frente exageradamente rachada dentro da bucetona inchada e meio grande no comprimento do racho num biquini azul clarinho que molhado ficou transparente, foi ai que fiquei assustado com uma mistura de medo e desconfortavel e com vergonha me sentindo mal por ter visto aquilo que deveria ter sido algo normal como sempre foi mas acabei ficando olhando e reparando naquilo e ficando excitado com o pau muito duro a ponto de me sentir envergonhado por ter ficado muito visivel e ela ter reparado e visto que isso aconteceu… Mas hj faz mais de 10 anos que isso aconteceu e é passado e depois disso evitei e evito ver ela ou qualquer outra da familia (primas e tias tambem) nuas seja no banho ou em qualquer outro lugar a ponto de nao olhar nem que seja sem malicia quando estao de biquini, shortinho ou roupa de lycra, acho que me traumatizou… =/
tenho uma fiha de 13 anos e um filho de 10 anos . . o mais novo pede para irma deixa-lo ver ela pelada , e ela perguntou pra mim oque fazer ,fiquei sem resposta oque fazer ?
ResponderOlá Joana , boa noite.
ResponderProvavelmente ele tem curiosidade.
Converse com ele.
Beijos!
Concordo com a Evânia: diálogo, SEMPRE!!
ResponderConverse com seu filho! Quando pequena eu e meu irmão tomávamos banho junto, e até que ele começou com curiosidades, queria ver, e com a influência de um mundo sujo, a inocência minha e de meu irmão foi perdida por causa da falta de limites de meus pais. Não acho normal tomar banho com os filhos, o inimigo gosta de plantar o mal sobre a mente. Proteja seus filhos
ResponderÉ normal a nudez de mãe e filho mais velhos? Exemplo: 45 e 23 anos.
ResponderAmiga depende de como foi a dinâmica familiar como criei meus filhos sozinha, eles acabaram se acostumando com eu andando nua pela casa pra socorrer um ou outro, entrar no banheiro quando eu estava tomando banho, mas sei que isso incomoda meus filhos e eu evito sempre que posso mas as vezes esqueço e ai quando lembro já passei pelada na frente deles. Vc precisa perguntar para seu filho como ele se sente, assim como perguntei para os meus acho importante respeitá-los, mas eles nao ficam nus na minha frente não, as vezes entro no banheiro e eles viram as costas um de 19 anos e outro 21.
ResponderNão tem nada de mais minha mãe tem 54 eu 29 até hoje nos se troca um na frente do outro entra no banheiro até toma banho junto nada de mais normal pra nos
ResponderMinha filha morre de curiosidade em ver o penis do pai , nao sei que fazer . estou ate sem graca com a situacao .tem alguma ajuda ??
ResponderExistem livros que tem desenhos justamente para criança, bonequinhis de menino e menina, explique pra ela que somos diferentes e que não pode ver sem roupas. E nem ela ficar sem roupas para os outros verem.
Responderacho que a crianca ver o penis do pai pode assustar ou traumatizar estou errada ? !
ResponderNa verdade o bom e conversar com ela mudando.o foco do assunto explicar que nao pode de uma forma carinhosa.
ResponderEu e minha esposa ficamos nus em casa, fazemos tudo sem nenhuma roupa, bem natural entre a gente, fico pensando como vai ser quando tivermos nosso primeiro filho, será que nós teremos que evitar esse comportamento, fico na dúvida.
ResponderSe desde o início vocês conversarem e explicar que é costume de vocês, vai ser algo natural. Sempre com conversa e esclarecimento.
ResponderOlha se vocês se sentem a vontade assim podem continuar e criança enxergará com naturalidade, lembro que na minha infância era assim em casa, hoje tenho um filho de 7 e uma filha de 4 anos e a nudez entre nós é natural, já meu marido e meu filho tomam banho juntos e até dormem nus juntos em dias de calor, mas perto da menina ele não fica nu de jeito nenhum, acho isso uma bobagem por que nudez não tem nada de malicioso e somos uma família mas respeito a posição dele
ResponderOlha assim como a autora do texto a nudez em casa é algo natural, como era na minha infância com meus pais e irmãos, meu marido toma banho com minha filha desde os primeiros meses até hoje com 5 anos, mas tenho percebido que quando eles se despem minha filha fica com a vagina inchadinha, como se a região pubiana desse uma engordadinha, eu não falei nada mas percebi que quando ela toma banho comigo ou com a irmã de 9 anos isso não acontece, mas é só meu marido ficar perto dela mesmo antes de entrarem na banheira que ela já fica com a pepeka crescidinha e parece até sair um liquído como se fosse uma lubrificação e as vezes ele fica mexendo, não tenho coragem de comentar com meu marido e nem perguntar para ela se ela sente alguma coisa, vai que eu acabo despertando algo e meu marido pensa mal, as vezes acho que é coisa da minha cabeça mas com a a outra filha de 9 anos não acontecia isso, ou se acontecia eu não reparei ,será que ela está tendo alguma excitação por ver o pai nu?, sei que é uma pergunta que não se enquadra muito com o texto mas alguma mãe aí pode me ajudar?, a criança pode ter excitação a ver um adulto nu?, não sei como conversar
Responder*Corrigindo, eu quis dizer que ela fica mexendo e não meu marido
ResponderOlá Alice, é complicado.
ResponderMais converse com o seu esposo vê o que ele acha disso.
Pois ela ainda é inocente, então se tá achando algo estranho é hora de parar com a situação.
Beijos.
oi Alice. Acredito que devido a idade (5 anos) não seja relacionado a excitação, deve ser algo do corpo mesmo, sem o consentimento da criança ou algum despertar. Tenho um casa de filhos 6 e 7 anos, tomamos banho juntos as vezes e acontece dele ter uma ereção, mas como estamos num clima agradavel, conversando, brincando, na maioria das vezes, passa desapercebido. É algo sem o pudor ainda, ou excitação consciente. As vezes quando minha filha percebe, tentamos descontrair , fazemos uma brincadeira e logo logo a situação é contornada. O importante é não repreender nem punir.
ResponderAlice pela idade isso não tem nada a ver com excitação, agora se ela mexe”lá”apenas quando vê o pai nu, poder ser algo mais ligado a curiosidade pelo diferente em relação a ela, mas é só uma opinião minha e talvez não tenha nada a ver também, meu filho de 7 e minha filha de 4 anos sempre ficaram bem a vontade, brincam juntos, dormem, tomam banho juntos e uma vez ou outra rola uma curiosidade mas a gente trata naturalmente e logo desaparece, no seu caso como você disse ter só duas meninas então o diferente para ela é o pai então ela deve observar e se comparar por que é a única diferença visível que ela tem dele e ela é muito pequena, procure distrair ela, ou então já acostumar ela a tomar banho sozinha mas nunca fugindo ou demonstrando vergonha, essas fases assustam a gente mas passa
ResponderSituação um pouco complicada Gislene. Mas o diálogo ainda é a melhor opção. Fale com ele, diga que entende a fase de descobertas e sensações. Com relação às calcinhas, tente dizer a ele que conhece o fato mas nada de forma punitiva. Acredito que naturalmente essa fase irá passar. Tenho um filho que fez 14 anos, e que procuramos conversar sobre tudo. Está naquela fase das horas no banheiro, filmes eróticos no computador, noites em claro. Como disse, são fases.
Responderrealmente, procure conversar co mele de forma simples, que dará tudo certo…fases são fases e passam rápido. Bjos e boa sorte!!!
ResponderConcordo bastante com este artigo, a nudez foi algo que tive presente em minha familia quando era jovem, e sempre fomos felizes. No entanto venho passando problemas com meu filho, e não sei o que fazer ou falar, da mesma forma que fui criada, eu o criei, e quando durante o banho ele teve suas curiosidades a perguta e ao toque, eu o deixei conhecer e sentir, hoje ele está com 15 anos, e passou a querer mais privacidade, só que faz duas semanas que venho percebendo que ele me espia durante o banho, e já 3 vezes me deparei com minhas calcinhas no cesto de roupa manchadas com sêmen, e como somos apenas ele e eu, fica fácil de achar o culpado, estou aos nervos, quero brigar e fazer ele entender, mas lendo esse artigo fiquei na dúvida, conversar ou repreender ele seriamente?
ResponderBate uma ora ele
ResponderBoa tarde a todos. Tenho um filho de 9 anos. Desde sempre a nudez aqui em casa nunca foi tabu. Sou divorciada, e sempre tomo banho com ele. De umas semanas pra cá ele começou a ter ereções durante o banho, começou a se esquivar, meio envergonhado. Será que já é a hora de não tomarmos banho juntos? Devo falar com ele?
ResponderOlá Flávia! É sempre bom conversar, essa ereção não é de prazer como Homem e mulher, pois até bebes tem isso. Homem pela manhã geralmente ficam assim para irinar, e a vergonha faz parte do ser humano.
ResponderFlor o corpo dele já está em transformação,e como não existe tabu entre vocês, coverse com ele dizendo que como ele já está ficando um rapazinho ele irá tomar banho sozinho, é interessante que comecem a tomar banhos separados.
ResponderA conotação sexual não existe até certa fase da criança, por volta dos 7, 8 anos ela pode começar a ter noções do seu corpo e passar a ter vergonha de ficar nua perto do sexo oposto, ou mesmo no caso das meninas, nuas na frente do pai ou irmão e meninos na frente da mãe ou avós. Converse com ele, e aconselho a parar de tomar banho com ele! Boa sorte
ResponderObrigada por responder gente. Ele me chamou hj pra tomar banho e quando eu o ensaboava aconteceu de novo. Conversei com ele que era normal isso, que ele estava crescendo e virando um rapazinho. Acho que é isso que me assusta um pouco, a velocidade que nossos filhos crescem. Me sinto culpada por trabalhar demais e as vezes só perceber isso nas férias dele, quando estamos mais tempo juntos. Ele sente a falta do pai, mas enfim. Falei das mudanças no corpo, que era normal ficar com o “Pinto” assim em alguns momentos e disse que ele precisaria começar a tomar banho só, brinquei dizendo que quando ele terminasse ia ver se tomou banho direito. Acho que ele entendeu.
ResponderO ideal é sempre conversar, mais chega uma certa idade em que não podemos mais ter tanta intimidade assim, nossos filhos também precisam de privacidade. Bjos e boa sorte!
ResponderOlha Flavia Luiza não quero ser intrometida mas com 9 anos acredito que você não devia nem ensaboar ele por que ele já devia fazer sozinho, mesmo que vocês continuem tomando banho juntos como são acostumados, não vejo mal nenhum por que em casa sempre foi assim também, a nudez sempre foi natural entre meus pais e meu irmão caçula e hoje criamos assim nossa filha, e com 3 anos e eu meu marido já estamos passando para ela noções de higiene, como se lavar, se secar, quanto aos meninos lembro que meu irmão ainda pequeno tinha ereções até dormindo, independente disso procure fazer seu filho se lavar sozinho e se torne independente, mesmo que vocês continuem tomando banho juntos.
ResponderOi Gislene, tudo bem? Ele tem as noções básicas de higiene e banho, apenas em algumas situações dividíamos esse momento até para aproveitar e conversar, coisa de mãe coruja mesmo. Entendi que ele está crescendo e esses momentos de banho juntos não precisa mais ocorrer, ele começa a observar as mudanças no corpo, etc. Conversei com ele e disse que sempre que precisar pode me perguntar e falar sobre tudo, graças a Deus nossa relaçao é muito boa.
ResponderOi Flávia, já passei por algo parecido com meu filho quando tinha essa idade. Posso te dizer que é normal esse comportamento. As vezes observava ereções mas ele tava entretido com outras coisas, shampoo , etc. Você vai descobrir a hora certa de tomar banho com ele naturalmente. Sei que queremos corujar nossos filhotes, e o banho é um momento super descontraído. Quando você perceber que um incomodo dele em ficar excitado, já é o sinal de diminuiur ou até parar. É a hora dele começar a ter sua intimidade. Com meu filho foi assim, no começo é tudo de brincadeira, quando eu ensaboava o penis dele, as vezes acontecia uma ereção, mas isso ele um pouco mais novo que o seu, e nós brincavamos com a situação. Logo logo essa fase vai passar, Beijos.
Olha toda criança tem a fase das descobertas e com 9 anos ver uma mulher nua na frente acredito que desperte algo mesmo que seja involuntário, acredito que seja a hora de vocês tomarem banho separados já, não que vocês evitem se trocar ou ficar nus juntos mas acredito que já deva ficar um pouco mais distante dele, é uma fase de descobertas e logo chega a puberdade e aí os meninos explodem com os hormônios, lembro que eu tomava banho com meus irmãos e o mais velho começou a ter ereções no banho, ele já tinha uns 11 anos aí minha mãe não deixou ele tomar banho com a gente mais
ResponderHoje mesmo estava lembrando de algo que pra mim foi engraçado por causa desse tabu, como a nudez era comum em casa entre eu, meus irmãos e meus pais, meu irmão mais novo quando tinha 8 anos vez foi nadar na casa de um vizinho que tinha piscina e todos tinham que tomar um banho rápido antes e meu irmão vendo que as crianças do vizinho tomavam banho um de cada vez e ele com pressa ele acabou falando por que não tomava banho todo mundo junto pra ir logo, aí a irmã mais velha do amigo dele chamou e disse pra ele que isso não pode por que o menino tem pintinho e a menina tem periquita e é muito feio os dois tomarem banho juntos, ele disse que não tinha problema por que ele tomava banho com a mãe dele e com a irmã,
Respondere a prima e via periquitas todo dia kkkkk, todo mundo ficou assustado e alguns começaram rir, essa moça irmã do amigo dele disse que não podia, por que ele era homenzinho, e ele trouxe esse questionamento pra gente, aí explicamos que tem famílias que não tem esse costume então era bom não ficar comentando, nossa lembro até hoje meu irmão assustado com moça kkkkkk, algo que não existia em casa, rio até hoje kkkkkk
Bom dia! Realmente cada familia tem sua forma de lidar com a nudez, e com certeza deve ter sido muito engraçado.
ResponderPois é Lizandra, viu só como nossos filhos acabam absorvendo nossos exemplos?, cresci em um lar que a nudez era natural mas sempre fomos ensinados que era só dentro de casa, já meu irmão caçula até uns 10 anos ele tirava a roupa onde bem queria e foi meio difícil minha mãe ensinar ele, ela fazia de tudo, comprava cueca e sunga com bichinhos, bermudas mas ele não gostava de roupa mas logo ele passou a ter noção de pudor e só ficava a vontade em casa, imagino a cena embaraçosa que foi por que uma vez minha mãe comentou com uma vizinha que tomava banho comigo e com meu irmão e as vezes mau pai junto, era mais prático por que ela morava em um local difícil e não podia gastar muita água então o banho tinha que ser rápido e nós 4 de uma vez, a vizinha ficou olhando torto pra ela vários dias kkkkkkkkk, gente boba
ResponderAconteceu o contrário comigo, a gente ia em uma praia e na volta eu e meus irmãos vinhamos quase pelados no carro, eu como eu era a mais velha já com uns 10 anos eu usava um short e camisa mas o de 7 anos e outra menina de 5 vinham peladinhos no carro mesmo por que o corpo ficava todo salgado e não queriam por roupa, chegamos em um posto de gasolina perto de Registro e meu irmão e minha irmã saíram do carro correndo e foram no banheiro do restaurante tomar água, mas eles foram peladinhos e pareciam celebridades por estarem vermelhinhos e queimados todo mundo parou pra ver eles atravessando no meio da multidão que almoçava, minha mãe ficou sem ter onde por cara mas é por que em casa éramos assim a vontade, então eles esqueceram kkkkkk
ResponderAna Luiza fique tranquila, não lembro se eu fazia isso mas lembro que entre meus primos e irmãos pequenos, sempre um ou outro atravessava a sala da casa da nossa avó dizendo”fulano tá namorando…” aí minha mãe ou uma das tias iam ver e lá estavam peladinhos em baixo do cobertor, minha mãe chamava atenção mas ao mesmo tempo ela conversava e deixava se tocarem e explicava que aquilo não era bom e tal e logo eles mesmos paravam com isso, que eu lembre nunca houve problemas, acredito que seja algo mais ligado a curiosidade e as sensações prazerosas que as crianças também tem, mas para elas é tudo uma brincadeira inocente e logo isso passa, eu cresci vendo isso entre priminhos e irmãos mais novos.
ResponderMinha filha tem 6 anos, e na nossa casa é comum a nudez em família. É uma coisa natural!!!!! Porém um dia ela estava na casa da avó brincando com a prima de 4 anos e as duas estavam peladas de baixo da coberta.
ResponderConversei com ela perguntando o porquê daquilo e ela falou que estava brincando de namorar! Fiquei super preocupada, pois na nossa casa nunca fiquei de abraços e carinho estando pelada. Não sei o que fazer para que não acontece novamente. Me dê alguma dica!
oi, bom dia! Fique calam, é super normal a curiosidade das crianças, elas não tem maldade, eu cheguei a conversar tb com a pediatra sobre esse fato, e ela me recomendou que se um dia visse por exemplo, um dos meus filhos nessa descoberta, era para não assustar ou brigar, era para instruir de acordo com a idade, pois uma briga, só iria atrapalhar e no futuro poderia então alterar o libido natural, então foi o que sempre fiz, conversei, e se visse algo, era para entreter a criança com outra coisa, outro assunto, e assim mudaria o foco. Converse com a pediatra dela, e se achar necessario, pq não um psicologo.
ResponderAcredito que seja mais a curiosidade por que lembro que entre meu irmão mais novo e priminhos e as priminhas era assim também, sempre quando minha mãe ou minha avó via que tava muito silêncio e estavam se tocando escondido elas chegavam e nunca repreendiam, sempre procuravam saber o por que do”namorandinho”como elas chamavam, e quase sempre era a curiosidade pelo corpo do outro, elas permitiam que se tocassem e depois explicavam que não era algo legal e cada um já tinha o seu corpinho, e logo não faziam mais isso, acredito que se partir para a repreensão e chamar atenção da criança isso despertará ainda mais a curiosidade e trará aquela sensação de”proibido”, aí sim a criança vai despertar mais ainda, o certo é sempre entender a criança e agir com naturalidade, lembro um pouco a infância, a gente descobrindo que a mão na periquita fazia cócegas, a carícia nos mamilos, na região pubiana, isso era bom pra gente, as crianças passam pelas mesmas descobertas, embora inocentes.
ResponderAna Luiza em casa acontecia muito isso, eu e meu irmão brincávamos muito assim e as vezes minhas primas, minha mãe sempre chegava de surpresa e puxava o lençol da cama e deitava com a gente perguntando o que tava acontecendo e queria brincar também, e depois ela explicava que não era legal fazer coisas escondido por que ela estava ali para brincar também então logo a gente ia parando com isso, eu não lembro muito bem o que exatamente fazíamos, lembro que a gente se abraçava, deitávamos com algumas bonecas entre a gente e a gente já passava grande parte do dia sem roupa, tudo isso faz parte das descobertas da infância e acredito que não há mal nenhum
ResponderTudo depende da cultura e o respeito, em casa sempre foi comum a nudez principalmente entre as crianças, e ao mesmo tempo nossos pais eram conservadores, nada de palavrões, musicas muito profanas e grande parte da nossa família era cristã católica e evangélicos, e a nudez era algo normal em nosso cotidiano e nunca sofreu interferência negativa de nenhum dos lados, vejam países como o Búlgária, Suécia e Croácia por exemplo, nas praias é muito comum mulheres até uns 40 anos não usarem nada na parte de cima, meninos e meninas até uns 14 anos andam nus entres as pessoas, os homens usam umas sungas tipo fio dental e tapa só a frente, algo que seria escândalo por aqui, e não se trata de praia de nudismo por que lá é comum a nudez nesses locais, tem também aqueles que não gostam de ficar nus então não precisam tirar roupa, mas ficam de boa entre outras pessoas que curtem, já na Croácia a maioria das pessoas que vão as praias ficam nuas, a não ser pessoas de outros países que não tem esse costume, uma cunhada que já trabalhou na casa de um casal búlgaro que comentou
ResponderMuito aberto o bate papo de vocês, olha comigo o problema não é exatamente roupa por que sempre me troquei perto da minha filha e meu marido algumas vezes, ela tem 8 anos e sempre ficou a vontade em casa as vezes ela gosta de ficar nua, mas ultimamente ela tem ficado com as pernas abertas e eu percebo que ela faz isso só quando meu marido chega perto, ela finge que vai catar algo do chão ou se ela tá sentadinha ela dá um jeito como se fosse espreguiçar e chega ao ponto de aparecer tudo e ele chama atenção e um dia até gritou com ela, depois ele me disse que se arrependeu muito e pediu pra eu conversar com ela pra saber o por que disso, mas eu não sei por onde começar, temos medo de ela ter visto alguém fazer ou ensinado, as crianças que ela brinca dos apartamentos vizinhos conhecemos todos e são até mais novos que ela, o pessoal da escola é do nosso convívio, não sei por onde começar, ela sempre perguntou tudo pra gente até em relação a sexo e bebês e sempre fomos abertos com ela em tudo, mas ultimamente ela não tem mais perguntado nada, será algum exibicionismo dela?, será que ela quer mostrar algo? por que uma criança faria isso do nada?
ResponderOi Patrícia, é um assunto delicado mesmo, Como abordar um assunto desses com nossos filhos? Mas vamos por partes, não sei se ela já teve a menarca, no entanto, nessa fase, podem começar a ter mais curiosidade sobre diversos assuntos, inclusive sentir alterações hormonais que estão ligadas ao libido. Precisa entender em que fase ela esta, para então poder conversar, pq há certas alterações que é fisiológica, não temos como evitar ou fugir disso, talvez ela esteja se descobrindo aos poucos, o que pode ocorrer por ela não conversar com vc mais, pode ser que ela consiga as respostas na internet, ou pode acontecer, por exemplo, até mesmo dela ter assistido algum filme que não deveria. Claro, não sei qual o acesso dela a internet, mas se for livre, vale dar aquela velha espiada de mãe, puxar o histórico para ver o que de fato ela esta assistindo. Outro ponto importante tb, é não repreende- la com gritos ou brigas, o ideal é o diálogo, como vc quer fazer, pois eles nesta fase ainda não entendem de tudo, e se barrarmos esse “libido”, pode ser que quando ela estiver mais velha e for ter uma vida sexual ativa, ela possa se reprimir.
ResponderObrigada pela resposta Bianca Pompeo, então ela tem 8 anos ainda então não veio a menarca, eu já observei o corpo dela pra ver se não tinha sinais de puberdade e não tem nada, nem odores na axila, pêlos pubianos, sinais nos mamilos e o corpo dela é de criança até pro que a estatura dela é pequena para a idade então ela é uma criança, quanto ao que ela acessa é sempre comigo e meu marido e é só o pessoal da escola e os primos todos na mesma faixa de idade e os assuntos não tem nada sobre sexo, o histórico nós vimos e não tem nada anormal para a idade dela, o estranho é que até masturbação que é algo comum nas crianças dessa idade ela não faz, quando ela tinha uns 5 anos ela se tocava muito mas hoje nessa área ela é tranquila, então esse comportamento ela tem quando está nua e quando meu marido está perto, ela dá um jeito de abrir as pernas ao ponto de aparecer tudo, tanto a região da vulva como o ânus e é uma coisa desagradável, não sei se isso traz algum prazer, alguma sensação boa, até por que se fosse isso ela faria isso sozinha mas é quando meu marido está perto, e ela tem liberdade com ele, ele faz ela dormir no colo, leva ela na cama, e como ele não fica nu perto dela então não sei por qual razão ela faz isso perto dele, nosso medo é ela estar querendo explorar alguma sensação que ela ainda não sabe o que é, alguma libido antes do tempo, ou talvez despertar algum assunto, um dia que meu marido chamou atenção e disse que ela era mocinha pra ficar abrindo as pernas pela casa, ela disse que não estava fazendo nada, mas como assim nada?, então por que ela mesma diz que não é nada e faz?, nosso medo é ela estar querendo despertar algo no meu marido
ResponderOi Patrícia, tenho uma filha hj com 15 anos mas até os 9 anos teve um comportamento parecido com a de sua filha. No meu caso foi um pouco mais complicado porque foi com o padrasto. Ela vez ou outra também ficava nua na sala vendo TV e quando ele chegava ela mudava a posição das pernas, fazia que estava distraída mas fazendo questão de mostrar suas partes intimas. Ele veio me contar e conversei com ela, sem brigar nem repreender, apenas falei de que estava crescendo e deveria se preocupar com a postura. Ela ainda fez algumas vezes, mas depois parou. O diálogo sempre ainda será o melhor caminho.
ResponderEntão Jaqueline ela sempre foi acostumada ficar sem roupa dentro de casa mas só com a gente perto e nunca fez isso antes, e estranho é ela fazer só perto do pai, e ele já chamou atenção e esses dias ele vestiu ela a força, nosso maior medo é alguém ter ensinado isso a ela, eu não sei se as meninas nessa idade sentem algum prazer ao abrir as pernas assim, eu reparei que ela abre com tudo até onde consegue parecido com aquelas bailarinas que espacam e depois ela fecha as pernas bem apertado a ponto de ficar rígida a musculatura do bumbum e da virilia, eu reparei que ela finge estar distraída como sua filha fazia, eu não lembro se comigo era assim
Bom, neste caso eu acredito em psicologia, se achar necessário, claro!
ResponderEu tenho muito constrangimento em levar em alguma psicóloga apenas para isso, meu parido já falou sobre isso para levar também, será que essa fase demora passar?
Então Patricia, eu nunca passei por isso com meus filhos, há uma descoberta saudável sobre si mesmo aqui em casa, mas eu não teria medo ou vergonha, pois ela pode falar com a psicologa coisas que não fala para vc.
Olha Patricia eu digo que o melhor que você e seu marido fazem é deixar como está e não chamar atenção, ignorem o máximo, meu irmão fazia isso, ele ficou com umas manias entranhas de vim brincar comigo e com nossas primas e ficar mexendo no pintinho, colocava a glande toda pra fora, e dizia que bater p***ta, ficava balançando pra mim e pra minhas primas e falava uns palavrões, minha mãe passou a ignorar e até caçoar dele dizendo que aquilo era muito feio, o resultado foi que logo ele não fazia isso mais e evitava até ficar nu perto das primas, ele tinha uns 9 anos, acredito que seja uma fase em que a criança queira se exibir, mostrar que seu corpo está diferente ou algo assim e logo passa, afinal qual de nós meninas não colocava papel por baixo do sutiã pra ver como ia ficar com peitinho para os meninos notarem?, será que era só eu?, é por aí rs.
ResponderOlha, as pessoas ridicularizaram a nudez que é algo tão comum e puro, e é presente em várias famílias, lembro muito do meu pai e meu irmão mais velho, os dois pela casa só de havaianas e cueca, as famosas cuecas dos anos 80 que tinham aquele bolsinho na frente como eu chamava, eu uma meninona do interior lembro que vesti uma cueca vermelha do meu irmão pra ver como o bolsinho da cueca ficava em mim, foi risada da família inteira rs, os banhos eram todos nus, meu pai ia com a gente, nos trocava e ele se vestia por último, hoje crio minha filha da mesma maneira, meu marido sempre tomou banho com ela desde que ela começou a usar o chuveiro mas ele não tirava a cueca por nada, uns tempos ela com 4 anos começou a despertar muita curiosidade em relação aos meus seios, como ela sempre me viu nua um dia sentamos e ela tocou a vontade e expliquei para ela tudo que ela perguntou, aí dias depois era sobre o meu marido não tirar toda a roupa, é claro que ela queria ver no pai algo que nós duas não tínhamos, como ele ficava constrangido e não conseguia explicar e a criança só aumentava a curiosidade um dia sentamos os três juntos e ela mesma tirou a cueca dele e deixamos que ela tocasse nele à vontade e peguntasse tudo, desde esse dia ela tratou tudo com mais naturalidade e ficou mais aberta com a gente e perguntou sobre coisas como como ela nasceu, de onde ela veio e como a mamãe e o papai fizeram ela nascer, a única saída é ser verdadeiro com a criança por que ela pode querer saber lá fora e não sabemos como será. chega de complexos, nosso corpo é belo e puro!
ResponderTambém entendo assim Lizandra. A naturalidade é sempre o melhor caminho. Não condeno quem pense diferente, é como já falei, depende muito da criação de nossos pais. Também tive essa abertura com meus filhos, como sou separada desde quando eles eram pequenos, no momento de curiosidade deles também fui super natural e expontânea. Minha filha nem tanto, mas meu filho teve esse momento de conhecimento do próprio corpo e curiosidade do meu. Não quis que tivesse medo de perguntar nem tocar, sei que alguns acham diferente, mas foi a maneira que fui criada.
ResponderMeu Deus Lizandra você e seu marido reservaram um momento para sua filha pegar no pênis dele?, e ela mesma tirou a cueca?, e se ela acha isso tão comum e tenta fazer em amiguinhos?, meu Deus estou chocada com o que li, minha filha viu meu marido nu algumas vezes esporadicamente até uns 3 anos mas depois nunca mais, quando ela começou querer ver demais o meu marido ele comprou duas bonequinhas, uma com pênis e outra com vagina bem discretas e resto eu vou explicando conforme a curiosidade de cada fase.
ResponderComo assim chocada Patricia Sanches?, você vive no lar deles?, você teve a mesma criação da Lizandra?, você não pode ficar opinando em algo que você não vive, em minha casa a nudez é super normal, meu marido viveu a maior parte da vida dele pelado até uns 10 anos, os pais dele eram pobres e as roupas eram feitas de pano de saco de ração que a mãe ganhava e as vezes não secava então ele tinha que dormir pelado para poder secar e ele ter roupa para ir a escola, ele começou a comprar roupas de loja quando começou trabalhar, então o nu para ele é algo normal, ele toma banho com a filha, eles brincam muito e ela adora que o pai passe talco e de cheirinho na barriga e no bumbum dela, ela belisca bumbum e a barriga dele e passa talco nele também e escolhe a cueca dele e ela mesma veste, se eu escolher ela fica brava rs,meus irmãos também eram bem a vontade em casa, enquanto minha filha quiser ficar a vontade dentro de casa eu não vou impedir, ela tem 3 anos e não gosta de roupa, respeite o lar dos outros miga, que comentário mais desagradável e malicioso.
ResponderGislene eu não fui maliciosa em nenhum momento, é que para mim é estranho uma filha tomar banho com o pai nu, nos primeiros meses tudo bem como foi o caso da minha filha até por volta de um ano e meio, mas depois disso meu marido mesmo evitou, para mim é estranho uma filha grandinha vendo o pai nu e ainda vestir a cueca, puxa é complicado né, a mulher tudo bem ela veste uma calcinha e já era, agora no homem ao vestir uma cueca o genital dele fica ali bem evidente sabe, mas como você disse é uma questão de criação de vocês,desculpa se ofendi
ResponderEntão Gislene eu não sei se isso tem a ver, minha família passou por isso também, minha mãe ganhava roupas usadas de uma vizinha que os filhos dela cresciam e o que não servia vinha gente, desde cuecas e calcinhas, até umas saias floridas e umas camisas social que meu pai e meu irmão mais velho aproveitavam, e nós usávamos em casa, passeio, escola, lembro que isso rendia umas combinações um tanto engraçadas, meu irmão usava o famoso tênis Conga dos anos 80 com as meias até a canela e uma cueca zorba que ficava grande nele mas era a única que tinha, ele era pequeno então ficava grande e ele saia até na rua assim rsrs, eu usava uns shortinhos da Moranguinho com mini blusa que era top na época e uma sandália Melissa vermelha que passava nos comerciais da extinta TV Manchete kkkkk, mas quando estávamos só nós em casa aí éramos bem a vontade mesmo
ResponderOlha se vocês conseguiram chegar a esse consenso de nudez com respeito e sem tabus parabéns, mas acredito que deva haver um cuidado, um dia um ex vizinho estava tomando banho com as duas filhas em uma piscina como sempre faziam, e acidentalmente eu vi que o rapaz estava nu e parecia estar com uma ereção, ele pegava uma das meninas no colo, a outra jogava água nele com uma mangueira e aquela coisa dele estava bem avantajada para o momento, aquela cena me assustou por que complicado na minha opinião a criança vendo aquela tromba ali na frente e vai saber o que causou aquela suposta ereção
ResponderEm minha família também sempre foi comum todos nus, lembro em tempos de férias na casa dos avós, eu e meus primos era a maior parte do dia peladinhos brincando no barro do terreiro e depois era uma fila pra tomar banho em um esguicho, usávamos só cueca e calcinha a maior parte das férias, nossas tias também entravam na brincadeira, e mesmo assim a nudez sendo comum no nosso dia a dia eu lembro que nossos pais não admitiam palavrões e brincadeiras e piadas desrespeitosas, então aprendemos que a nudez era algo comum, mas sempre fomos ensinados que era só entre familia
ResponderTenho 12 anos tenho uma irmã de 10 e meu irmão tem 13.
ResponderDesde que nós éramos menores meus pais sempre deixaram a gente tomar banho juntos, trocar de roupa,etc.
Pra mim era tão normal que lembro de um episódio, quando tinha 6 anos na salinha de aula, uma menininha estava esperando a irmãzinha nascer, e ela disse que estava ansiosa pra tomar banho com ela, etc…
Eu falei pra ela que ela também podia tomar banho com o irmão dela e ela falou que não e ela era de acordo com isso, então perguntamos a professora e ela disse que não podia menino e menina tomarem banho juntos, então fiquei confusa porque para mim era normal, inclusive meus irmãos e minha mãe tomarmos banho juntos (tínhamos um banheiro grande rsrsrs)
Meu pai nunca gostou lembro de quando eu era bem menor ele tomou banho comigo algumas vezes mas sempre pedia para não ficar olhando e eu obedecia mas dando sempre aquela olhadinha rsrs curiosidade.
Mas sempre levei na inocência.
Quando meu corpo começou a desenvolver comecei a ficar desconfortável (dormia eu meu irmão e minha irmã no mesmo quarto), até que conversei com minha vó e a gente começou a se trocar separado eu e minha irmã e meu irmão depois, paramos de tomar banho juntos. Depois nos mudamos e agora temos eu e minha irmã um quarto só e meu irmão dorme em outro (bem melhor), mas mesmo assim não me sinto a vontade com minha irmã, e outras pessoas como minha mãe e minha vó.
A gente tem um quarto com suíte, sempre troco no banheiro e tranco a porta tanto pra tomar banho quanto pra trocar de roupa. É estranho?
Normal vc querer sua privacidade, ainda mais nessa fase da pré adolescência. Fica tranquila que é normal. Tenho uma filha na mesma idade e ela tb opta pela privacidade dela.
ResponderEsqueci de falar, lembro de uma vez quando nós eram os menores meu irmão estava fazendo xixi, eu queria ver o dele e ele queria ver o meu ele me mostrou e tals, e quando eu mostrei a minha ele falou:
Responder– Nossa que sem graça só isso?
Rsrsrsrs
Foi isso, acho que eu não era normal, é muito estranho?
É normal sim, tudo faz parte da curiosidade. Meus filhos no inicio também morriam de curiosidade, na hora do banho ficavam olhando e questionando sobre meu corpo ou os deles. Minha filha sempre teve um corpo mais desenvolvido para idade, vez ou outra ele ficava curioso. Mas como sempre lidei tudo com naturalidade, logo logo não havia mais curiosidade. Hoje não praticamente não tomamos mais banhos juntos, mas a nudez ainda é normal aqui. O importante é sempre ter dialogo com seus pais.
ResponderKkkkkkk que gracinha vocês dois Ana Beatriz, lembro que meu irmão ficava me olhando quando eu tomava banho eu tinha uns 7 anos e ele 5, eu gritava com ele pra sair de perto mas minha mãe pedia para eu deixar ele ver e ele chegava bem pertinho e perguntava onde saía o xixi da piquica se eu não tinha pintinho, aí as conversas eram longas e eu tinha que deixar ele me ver fazendo xixi de tanta curiosidade que o menino tinha e lembro que ele perguntava se eu ia ter”tete”igual a mamãe, acredito que ele se referia aos seios kkkkkkk, mas logo isso passou e ficou tão normal que até uns 12 anos ele me via nua, aí quando comecei usar absorvente passei a evitar de me trocar perto dele por que ele iria ficar muito curioso e ele já tinha uns 9 ou 10 anos e eu já tinha vergonha, com minha filha é tudo natural também, ela vê tudo em mim e no meu marido e pergunta tudo também e respondemos tudo em uma linguagem que ela entenda.
ResponderÉ o mais importante Gislene, termos a naturalidade de conversar e criar nossos filhos, pelo menos na minha opinião. Criei meu casal de filhos assim, sempre na base do dialogo e lembro que agora é que está chegando o momento dos dois nao quererem tomar banho juntos, cada um com sua individualidade, estão entrando na adolescência, corpo já em pleno desenvolvimento, mas li seu relato e era assim mesmo que os dois tratavam na hora do banho, duvidas, brincadeiras, e procurei sempre instruí-los , tomava banho com eles mostrava meu corpo, criei-os só desde pequenos, o pai ausente. As duvidas de meu filho por exemplo, que normalmente se perguntam ao pai tive que tirar, ele agora está entrando naquela fase das descobertas, graças a deus criamos uma liberdade importante, nao queria que a internet substituisse minhas chance de explicar tudo a ele.
ResponderVocê fez o certo Cintia Souza, seus filhos estão agindo com naturalidade e no momento certo cada um terá o seu espaço naturalmente sem tabus e vergonhas, eu e meu irmão fomos criados assim e hoje é assim com minha filha, todas as curiosidades que ela tem em relação ao meu corpo e em relação ao meu marido sempre sentamos e conversamos os 3 juntos, sempre deixando ela perguntar tudo o que quiser sem deixar nada sem resposta, um dia ela verá como são as coisas lá fora, e ela tem que sentir que pode questionar os pais sobre tudo sempre, a criança tem que ter essa segurança, as vezes temos momentos assim no banho também.
Kkkkk, um dos meus irmãos queria pegar na ppk da minha prima e minha mãe não deixava e falava que era sujo por que era de fazer xixi mas ele não acreditava e chorava por querer pegar mas aí um dia minha mãe teve que mostrar ela urinando aí ele não falou mais kkkkkk mas é tudo inocência, para nós crianças é como se fosse uma orelha, um pé , uma mão, não lembro se tive esse tipo de curiosidade mas acredito que todos nós tivemos
ResponderAna Beatriz você está certa, até uma certa idade é normal irmão e irmã mas depois a gente mesmo naturalmente acaba querendo privacidade, você tem 12 e uma irmã de 10, vocês sendo meninas podem tomar banho juntas e até conversarem sobre seus corpos se você concordar é claro, já seu irmão de 13 é um mocinho e é bom ele ter a privacidade dele, tenho uma filha de 8 anos e já tomei banho com ela muitas vezes, hoje não tomamos mas mas sempre dou quela olhadinha pra ver como ela está indo, até uns 3 anos ela via meu marido nu as vezes mas depois disso ele nunca mais deixou, foi uma escolha dele e eu respeitei, parabéns você está no caminho certo
ResponderMinha esposa tomou banho com meu filho por muitos anos, desde que ele era bebê. Quando estamos sozinhos, vamos para a piscina aqui em casa sem roupa. No condomínio que moramos, conhecemos famílias fazem a mesma coisa inclusive com filhos adolescentes. A nudez não é sexualidade. A regra é nunca constranger. Só tive um filho e não sei se tivesse uma filha teria a mesma tranquilidade em relação ao assunto. Minha esposa é bem mais relax sobre a nudez, embora tenha vindo de uma família muito tradicional.
ResponderEntendo Alexandre a sua preocupação com relação a uma filha. A melhor forma é a naturalidade e o diálogo. Tenho filhos adolescentes e devido a essa abertura desde pequeno a nudez eh normal aqui em casa. Eles tem o tempo deles, minha filha até hoje ainda fica mais a vontade em casa, as vezes só de calcinha. Muitas vezes eu é que tenho que a alertar de vestir algo em momentos necessários, tipo ela ir atender a porta só de calcinha e eu reclamar. A liberdade demais tb cega.
ResponderVerdade Cintia, o diálogo é o grande negócio. Esse é um tema muito polémico por conta das características de cada família. Meu filho já passou pela adolescência e se manteve como um homem integro e maduro. Não sou um defensor da ruptura das convenções sociais, mas defendo que cada um conheça o espaço que deve investir no campo familiar. Muitas famílias estão lançando mão de grupos familiares de whatsapp para trocar experiências em relação a questões similares a essa. O importante é sempre o bom senso.
ResponderEu lembro quando era criança a nudez era comum em casa, mas a gente sabia que quando vinham visitas não podia ficar nu, e não podia sair na rua também, mas lembro que quando era criança íamos em um camping na região de Avaré, tinha uns chalezinhos que ficavamos de sexta até domingo e meu pai, meu irmão e minha mãe ficavam nus grande parte do tempo, já na praia os adultos não ficavam totalmente nus, mas era comum crianças pequenas sem nenhuma roupa, meninas até uns 14 anos não usavam nada na parte de cima, os meninos até essa idade alguns usavam só cueca, isso por volta de 1979 até o início dos anos 1980, depois disso as pessoas começaram a ficar mais conservadoras, em casa ainda somos bem a vontade.
ResponderMas é como eu escrevi acima Alexandre, uma cunhada trabalhou para um casal búlgaro e comentou que alguns países da Europa como a Bulgária, Suécia e Croácia a nudez é comum nas praias até entre pessoas que não são da família, principalmente entre os mais jovens, já as mulheres casadas cobrem só a parte de baixo e os homens usam uma sunga tipo fio dental, já na Croácia é nudismo total, a maioria das pessoas ficam nuas nas praias, só entre os casais mais velhos que não é muito comum mas ainda assim eles se trocam perto de outras pessoas, tudo é uma questão de cultura, no meu caso eu cresci vendo meus pais nus e tomava banho com eles as vezes e até alguns primos que moravam no nosso quintal também, e olha que minha familia independente da nudez que era e é comum, sempre foi muito conservadora em muitas questões, como são até hoje
ResponderSe a nudez é só entre familia já se tem esse costume não há mal nenhum embora em casa nunca ficamos totalmente nus, mas recentemente vi algo que até achei engraçado apesar de constrangedor, entregamos lanches e minha enteada de 7 anos me acompanha, e fomos entregar em uma casa até de padrão razoável, e quando buzinei escutei que a pessoa do interior da casa mandou um menino vir retirar, um menino de uns 10 anos bem gordinho saiu e veio, ele usava só uma camiseta até a cintura e nada mais por baixo, fiquei sem jeito por estar com a menina e o menino pegou os lanches e esperou o troco na maior tranquilidade e minha enteada toda jeito e eu pior, se é normal pra vocês, evite se expor aos outros, mas depois rimos muito da cena
ResponderEm casa era comum isso na minha infância, isso há uns 30 e poucos anos atrás, tinham umas crianças que brincavam em volta de casa nos dias de chuva e grande parte delas brincava peladinha, algumas maiorzinhas não ficavam tão a vontade mas era só cueca ou então aqueles shortinhos que tinham vários bolsinhos em volta, eu vivia peladona até uns 10 anos mas eram só ali em casa, já meu irmão era teimoso e saia pelado na rua brincar na chuva, hoje nem pensar
ResponderRealmente Cresci onde o Respeito Reinava, hoje infelizmente o mundo se corrompeu onde uma coisa simples vira um escândalo
Responderhoje não ficaria infelizmente !!
Então Mariane Sorte o respeito tem que prevalecer, ele prevalecendo não haverá maldade em nada, em minha família a nudez sempre foi natural desde meus avós, hoje tenho 18 anos e não tomo mais banho com meus pais e nem deixo eles me verem nu, mas até uns 14 anos era comum, mas ainda tomo banho com meu irmão de 11 e uma irmã de 9, mas como sabemos que as pessoas hoje são verdadeiros juízes e julgam tudo maliciosamente ao seu redor, isso só fica entre nós, parece contraditório mas percebo que nas famílias que aparentam ser mais conservadoras a nudez é mais natural entre eles, e já nas famílias mais recentes, que são movidas a internet e redes sociais, que deviam ser mais abertas acabam por criminalizar a nudez a ponto de julgar famílias que tem esse costume, minha irmã um dia postou uma foto brincando com o tablet usando meu face, e ela estava sem camisa, foi um falatório besta daqueles e tive que desativar para evitar comentários idiotas de pessoas que além de não conhecerem minha família nem convivem com a gente.
ResponderEu não acho muito legal isso, em casa meu marido fica de cueca e eu de calcinha mas nunca pelados perto da nossa filha de 9 anos, ela gosta de brincar nua em uma piscininha e quando ela brinca sozinha deixamos, um dia um menino da mesma idade que sempre brinca com ela veio, e ele na inocência vendo ela sem roupa tirou a sunga dele também, ela saiu da piscina e me chamou, eu fui e pedi para o menino por a sunga e ao secar ela percebi que a pepekinha estava saindo uma lubrificação e meio estufadinha igual nós mulheres quando estamos excitadas, nossa fiquei sem jeito, acabei gritando com ela e com o menino, depois que pensei bem e eles são apenas crianças, então sei lá, não acho legal a criança ver outra pessoa nua por que ela pode ter sensações que não sabe lidar.
ResponderNesse negócio de tomar banho com minha mãe a Gente acabou transando mas isso sempre foi um segredo desde hj
ResponderNossa que comentário desrespeitoso em sem graça
ResponderBom texto, como li abaixo antigamente isso era mais comum entre as famílias, em casa não temos esse costume mas se a família vê como algo comum não vejo mal nenhum, mas as pessoas tem que saber o seu limite, recentemente fui a praia com uma amiga e meus sobrinhos ambos de 8 anos, e do nosso lado tinha um rapaz meio obeso dormindo com a barriga para cima, e na barriga dele estava uma menininha que acredito ser filha dele de uns 6 anos, a menina estava de bruços nua com as pernas abertas em nossa direção aparecendo todo o ânus e a genitália da criança, meus sobrinhos claro na inocência ficavam olhando e eu e minha amiga sem termos onde por a cara, disfarçamos e afastamos nossos guarda sol de lá mas ficaram por horas lá a menina naquela situação e tinha movimento de pessoas em volta, então se a nudez é algo comum entre uma família pelo menos em público evite se expor, ainda mais crianças que não tem noção de pudor
ResponderPraias são um perigo, já fui em algumas e vi crianças que já eram grandinhas demais para estarem nuas e os pais não estavam nem aí, já vi até meninos já grandes ainda usando só cueca perto de outras crianças, quando vou na praia sempre escolhemos um local já distante de outras pessoas por que sempre tem esses se noção e os pais não ligam.
ResponderMeninas também já grandinhas só usando calcinha ou então sem a parte de cima do biquini isso quando não estão nuas, o perigo de alguém filmar e fotografar, tem pais que não estão nem aí infelizmente
ResponderMeninas também já grandinhas só usando calcinha ou então sem a parte de cima do biquini isso quando não estão nuas, o perigo de alguém filmar e fotografar, tem pais que não estão nem aí infelizmente
ResponderMuito legal esse post, realmente um assunto bastante importante pra quem tem filho. Posso dizer que a melhor forma é a naturalidade desde cedo. Claro que vai depender de familia para familia, na minha isso nunca foi um tabu ou algo escondido. Meus pais tratavam a nudez com naturalidade e hj trato assim tb com meus filhos (tenho um casal menino com 13 anos e a minha com 14). Vejo que meu filho hj começa a diminuir a exposição da nudez, já não fica tao a vontade em casa, mas minha filha ainda fica, chega da escola, toma banho, e fica as vezes sem nada assistindo tv. E nunca briguei ou reclamei, obviamente apenas quando chega alguem peço que ela se vista adequadamente,etc. Moro em Maceio num clima bastante quente, costumo ficar em casa só de calcinha ou sem nada, e meus filhos já se acostumaram com isso tb. A melhor opção sempre será a naturalidade e o dialogo.
ResponderQuando meu filho tinha 13 anos também começou a se esconder. Acho natural por conta da adolescência e das descobertas. Depois dos 16 anos voltou a tratar a nudez com tranquilidade.
ResponderDepende muito de cada um. Como só moramos nós 3, e por eu tratar esse assunto aqui bem tranquilo, minha filha é mais parecida comigo do que meu filho, mas tb sei que vai chegar uma hora que ela vai dimunuir a exposição e ter sua privacidade, o importante é que seja naturalmente não por algo forçado. Gosto muito de dialogar com meus filhos sobre tudo.
ResponderExatamente Cintia Souza, em minha família desde o tempo dos meus avós a nudez era natural, entre meus pais, primos, tios e hoje em casa ainda é, eu não fico mais nu perto dos meus pais, não me sinto a vontade mas se eu tiver que trocar de roupa perto deles troco sem problemas, não tomo banho com eles mas ainda tomo banho com um irmão de 11 e uma irmã de 9, e olha que meu lar é bem conservador, meus pais e meus avós nunca admitiram piadas de mal gosto, palavrões ou qualquer tipo de brincadeira maliciosa, então a gente cresceu em meio a uma educação rígida e ao mesmo tempo a nudez sendo natural, vim parar nesse site por que pesquisei sobre esse assunto, por que recentemente minha irmã fez uma selfie brincando na chuva sem camisa e de calcinha acabou compartilhando usando meu face, e uma vizinha que não nos conhece viu e fez comentários maliciosos e ridículos, mas minha irmã não estava nua, e com 9 anos ela não tem nada de mais no corpo, aí expliquei quem em casa é comum a gente ficar bem a vontade mesmo, e para evitar confusão eu apaguei a foto e desativei meu face por um tempo, a mulher me pediu mil desculpas, aí que passei a ver que isso é comum em muitas famílias mas parece ser um tabu ainda, que pena né…, a criança poderá saciar as curiosidades em relação aos corpos e ao sexo em fontes erradas e perigosas.
ResponderInfelizmente Matheus precisamos sim ter muito cuidado com a exposição na internet, mesmo achando ser uma foto inocente. Converso muito com meus filhos sobre isso. Você também precisa cuidar e proteger seus irmãos. Não só a exposição em redes sociais mas quanto na própria casa, como disse , preciso sempre alertar minha filha a se vestir ou ter cuidado com a exposição, moramos em apartamento, e ela por muitas vezes não se preocupa com isso.
ResponderMarilia faz um grupo de zap pra todos nos daqui conversar pedi opniao
ResponderPra mim e minha mae e normal toma banho e dormi juntos nus tanto e que sou eu q depilo ela toda s
ResponderEu vivo todos os dias pelado com minha. MÃe ela me abraça me beija do jeito que eu estou e ela passa as mão s em mim.acho normal isso na familia.
ResponderSim, cada familia segue um ritmo, o que devemos e sempre respeitar um ao outro.
ResponderCredo que comentário de tarado maníaco
ResponderE normal filho ficar pelado com sua mãe no banho e em casa a nudez normal.
ResponderBom dia. Tenho um filho de 9 anos que na hora do banho, por curiosidade, pede constantemente pra tocar em minhas partes intimas. O que devo fazer?
ResponderAcho que você deve fazer dessa hora do banho um momento descontraído para se conversar sobre essas curiosidades. Tudo vai depender da liberdade de cada familia. Tente falar do seu corpo e do dele. Se houver a curiosidade em tocar, deixe que toque, sem medos ou constrangimentos. Pelo menos foi assim com meus filhos, sempre tivemos essa liberdade, e em momentos como esse sempre conversei abertamente.
ResponderOla Isabela isso na idade dele e normal eu tambem pedi pra minha mae na idade dele para toca na vagina dela e ela deixou
ResponderNão vejo problema em tocar. Sempre usei o banho por exemplo para ajudar nesses momentos de curiosidade. Tenho um filho de 10 anos anos que tb pedia isso no começo, sempre conversei, deixei que tocasse, perguntasse, tudo de forma natural. Hoje já nem comenta mais.
ResponderMeu marido nunca tinha ficado nu perto da nossa filha hoje com 9 anos como ele não fica, mas por escolha dele mesmo, sempre tomamos banho juntos mas ele sempre de cueca e nós duas nuas, e teve uma época que ela tinha uns 4 anos e ela tocava muito na gente, ela observava e tocava muito em meus seios, acredito que por ser algo que eu tinha e ela não, mas a curiosidade era maior com o meu marido e claro, ela queria tocar no diferente dele, ele claro não admitia aquilo e tirava a mão dela, aí que a curiosidade da criança explode, fiz ele deixar nem que fosse por cima da cueca e ela tocou, fez um monte de perguntas e o resultado foi que ela nunca mais perguntou e tomam banho juntos até hoje, é só agir naturalmente, mas não significa que ele concorde em ficar nu perto dela.
ResponderPerfeito Estefany, sempre com naturalidade. Respeito a posição e a criação de cada família. Vivo hoje com meu filho de 10 anos e desde sempre conversamos sobre tudo. Sou divorciada, e como falei antes o banho é um bom momento para se falar pois está num clima de descontração. No inicio ele quis tocar, deixei e usei esse momento pra explicar tudo, sempre levando com humor. Falei que ele nao deve deixar ninguem tocar nele, que qualquer coisa que acontecesse ele viesse falar comigo ou com o pai. É importante hoje em dia termos menos tabus e mais informação.
ResponderPuxa como isso é comum, minha filha de 5 anos me via nua algumas vezes mas o pai ela só via de cueca, ela começou a por a mão dentro do bolsinho da cueca como ela dizia e meu marido tirava a mão dela e me olhava sem jeito, ela pedia pra ver o que o papai tinha no bolsinho e ele dizia que não tinha nada, ela trazia moedas e dizia que queria guardar no bolsinho do papai e até chorava, eu não aguentava mais aquilo e eu sabia que ela queria pegar em algo que ela não tinha e o papai tinha, eu pedi para que ele deixasse mas ele tinha pavor, aí ele colocou uma cueca e vestiu a do bolsinho por cima, mas a menina colocou a mão e viu que tinha outra por baixo e já fez cara de choro, ele teve que tirar a cueca de baixo e vestir a do tal bolsinho e que deixar que ela tocasse até satisfazer a curiosidade, aí eu fui explicando que isso é algo particular de cada um e não e deve tocar em ninguém, hoje alguns meses já se passaram e ela nem toca mais no assunto
Puxa como isso é comum, minha filha de 5 anos me via nua algumas vezes mas o pai ela só via de cueca, ela começou a por a mão dentro do bolsinho da cueca como ela dizia e meu marido tirava a mão dela e me olhava sem jeito, ela pedia pra ver o que o papai tinha no bolsinho e ele dizia que não tinha nada, ela trazia moedas e dizia que queria guardar no bolsinho do papai e até chorava, eu não aguentava mais aquilo e eu sabia que ela queria pegar em algo que ela não tinha e o papai tinha, eu pedi para que ele deixasse mas ele tinha pavor, aí ele colocou uma cueca e vestiu a do bolsinho por cima, mas a menina colocou a mão e viu que tinha outra por baixo e já fez cara de choro, ele teve que tirar a cueca de baixo e vestir a do tal bolsinho e que deixar que ela tocasse até satisfazer a curiosidade, aí eu fui explicando que isso é algo particular de cada um e não e deve tocar em ninguém, hoje alguns meses já se passaram e ela nem toca mais no assunto
Gisele você deixou sua filha colocar a mão dentro da cueca do seu marido e apalpar o pênis até ela satisfazer a curiosidade? quanto tempo durou isso? que tipo de toque foi esse?e se o seu marido tem uma ereção?, uma lubrificação?, o homem funciona diferente de nós mulheres, e se mais tarde sua filha acha que pode fazer isso com um amiguinho, um priminho ou qualquer outra pessoa?, olha misericórdia me desculpe mas isso assusta
Por volta dos 10 anos, começam as descobertas. É muito mais complicado pra gente do que pra eles.
ResponderLembro na minha infância que a gente tinha esse tipo de curiosidade, e como somos em muitos primos e primas quase da mesma idade e a nudez era normal em nosso cotidiano, sempre que algum menino ou menina queria tocar em outro, minha mãe ou algumas de minhas tias deixava que as crianças se tocassem mas elas sempre ali juntas explicando tudo e ao mesmo tempo ensinavam que aquilo não devia ser feito, que era algo particular, ou que era algo de fazer xixi e essas coisas e logo a curiosidade desaparecia, hoje tenho 18 anos e tenho um irmão de 11 e uma irmã de 9 e sempre foram apegados comigo, sempre que tinham essas curiosidades entre eles procurei explicar de forma natural também, nada melhor que o lar.
ResponderNa minha família era assim também, em casa a nudez entre eu, meu filho e minha filha é natural, já meu marido morre de vergonha, ele toma banho com o filho e a nudez entre eles é natural, já quando a filha aparece por perto e ele tá pelado ele entra em pânico e faz cada malabarismo bobo pra tapar o piu piu e aí que a criança fica com a curiosidade a flor da pele né e eu racho de rir
ResponderOla a todos bom pra mim e normal a nudez em familia em casa ate hoje temos esse costume eu tenho 28 anos e minha mae 53 andamos nus em casa minha mae so usa calcinha nos dias que desce mestruaçao pra ela ate pra trabalha ela nao usa calcinha uma vez fui com ela na loja compra calças ai entrei no provador com a ela a vendedora fico adimirada nao por eu entra np provador e sim ela esta nua ali comigo a moça fala a senhora nao tem vetgonha de fica nua na frene dele ela falo nao e completo falando pra vendedora vagina toda mulher tem e ele vee a minha nao da nada sou mae dele na minha opiniap o proibido e mais exitando desperta o interresse ja aconteceu de via
ResponderIsso mesmo, temos que seguir o ritmo de cada família, se todo mundo se sente tranquilo com isso.
ResponderMenstruação com 53 anos?, espero que Deus e abençoe e atrase minha menopausa assim também kkkkkkk
ResponderFamília dinossauros curtiu isso kkkkkkk
ResponderEstefany Souza sim ela tem 53 anos e a menstruação vem certinha nada de menopausa ainda
ResponderLembro que isso era comum no meu tempo de infância, os pais tomavam mais banhos com os filhos, tomo banho com meu marido e nossa filha de 4 anos juntos, meu marido usa cueca e ele escolhe a dedo a que mais evita aparecer o volume ou grudar ao corpo, já eu e minha filha tomamos banho nuas e mesmo fora do chuveiro a nudez é normal entre nós duas, mas de uns tempos pra cá minha filha tem questionado muito, ela pergunta por que o papai não tira toda a roupa sendo que ela e eu tiramos tudo, ela pergunta por que o papai não fica pelado e ela tentou abaixar a cueca do meu marido algumas vezes e ele quase infartou (rsrs risos…), e nosso”estoque”de respostas está acabando por que ela tem questionado isso muito, e como se trata apenas de uma curiosidade eu pensei em reservar um dia para tomarmos banho juntos e meu marido sem”nada” e agirmos naturalmente até a curiosidade e os questionamentos passarem, mas meu marido tem muita vergonha, apesar de ele ter tomado banho com os pais na infância, ele diz que desacostumou com a nudez e ele tem pavor de imaginar a filha vendo ele nu por que é claro que ela vai observar o que ele tem de diferente em relação a mim, por que eu ela vê nua sempre e o pai não, estamos nesse dilema.
ResponderEu penso que o “proibido” é mais curioso ne? Aqui em casa eu me troco na frente dos meus meninos, ja meu marido não, e adivinha só que eles ficam espiando se trocar? na cabeça deles fica o questionamento, o que ele esconde?
ResponderPuxa, exatamente o contrário aqui de casa, com os questionamentos cada vez maiores da pequena a dúvida é; mostrar ou não…, ceder a curiosidade ou não?, desenhos didáticos não adiantaram nada até o momento, meus planos de fazer o pai ficar mais a vontade pelo menos até a curiosidade passar não sei se vai dar certo rs, ele só falta morrer de vergonha quando toco no assunto mas é apenas curiosidade pelo”proibido” como você disse, que aliás no fundo não tem nada de proibido, hoje ele mesmo disse que deveria ter tirado a cueca no primeiro dia que foi perguntado do “por que”não tirar, talvez o assunto morresse ali e hoje ele nem precisaria tirar nada, mas o tempo só aumentou o questionamento da criança a ponto de meu marido pedir”por favor” pra não deixar ele sozinho no banho e comprar até brinquedinhos para distrair no banho kkkkkkk, o que fazer?
ResponderSinceramente é complicado. Aqui eu expliquei, que cada um reage de uma forma, que a mamãe não tem vergonha mais o papai tem vergonha, Isso é muito da criação também, meu marido veio de uma família que é “pecado” se trocar na frente dos filhos, e ele veio com essa carga. Mais como disse, o ideal e explicar para sua filha que papai tem vergonha, mais que não tem nada de errado. Complicado de mais essas fases de curiosidade não é mesmo?
ResponderAqui estou eu de novo e meu marido”sobreviveu” a esse tabu.
Como eu havia relatado acima que a curiosidade da menina só aumentava, decidimos tomar um banho exatamente como viemos ao mundo, devagar fomos adaptando, no primeiro dia ele usou uma cueca menor, depois ele trocou de roupa rápido perto da gente(tremendo kkkk…) e no feriado como estava quente aproveitamos para tomar um banho juntos sem”nada”, olha a curiosidade era incontrolável, a menina queria muito ver tudo de perto, ficava me chamando e apontando para o”diferente”do papai e eu disse que o papai era homem e por isso era diferente, olha foram horas de conversas e depois que ela parou de observar e voltou aos brinquedinhos aí sim o banho prosseguiu, e percebemos que ela ainda dá umas olhadinhas e me chama, agora ela quer saber que horas o papai faz xixi para ela ver, vamos ver como prossegue rs…
Aos poucos as coisas vãos e encaixando, espero que logo isso acabe. Um beijo.
Oi Sandra, te entendo perfeitamente. Fui casada e meu ex marido tambem tinha esse mesmo receio na epoca. Tenho um casa de filhos, decidimos justamente utilizar o momento do banho pra conversar sobre esse assunto do corpo etc. Quando minha filha , na época com 5 pra 6 anos, começou a apontar e perguntar sobre o corpo de meu marido , tentamos explicar tudo numa boa, em tom de brincadeira, tentando proporcionar o melhor clima. Meu filho também tinha curiosidade sobre o meu corpo e o da irmã, como Marília falou, tem que haver uma situação confortável. Hoje minha filha tem 17 anos, ainda fica de calcinha e sutian em casa quando chega do cursinho. Sou divorciada, e quando chego do trabalho a noite fico bem a vontade na frente deles, as vezes só de calcinha, mas como já tivemos uma liberdade desde pequeno, nada é estranho
ResponderBoa sorte meninas, muita sabedoria.
Isso mesmo, tem que estar confortável para todos.
Sandra não quero interferir na sua vida mas não acho nada saudável um pai ficar nu com a filha mesmo com a mãe junto, estava lendo uns escritos de Freud e segundo ele as crianças tem excitação ao ver alguém do sexo oposto nu, mas ela não sabem o que é sexo e não vêem nada com malícia, por isso elas tem tamanha curiosidade e nem elas mesmas sabem lidar com isso, por isso elas querem tocar, elas se tocam também, e mais tarde na escola elas pode pedir para outros amigos tocarem, então respeitando sua opinião; não acho nada saudável esse tipo de coisa, existem desenhos didáticos para crianças nessa idade, ou então elas podem ver alguma criança com idade próxima a delas, mas os pais nus fica algo muito estranho na minha opinião, até por que a menina ao ver a mãe ela não verá tanta diferença, como o menino ao ver o pai, o menino até ao tomar banho com a mãe não é tão”chocante”por que a mulher tem os órgão internos, mas a menina ver o pai nu é complicado, o homem tem ereções involuntárias as vezes só de se despir, até de cueca acho que fica uma coisa desconfortável, é só a minha opinião
ResponderMarilia voce pode me mandar um email
ResponderMarilia tem como voce me chamar no whatsapp
ResponderQual a dúvida Edson?
ResponderAcho que ele deve sim tomar banho sem roupa com ela, só se realmente se sentir incomodado. Tenho 35 anos e sou mãe de uma menina de 10 anos. Meu marido sempre tomou banho com ela sem roupa. Sempre de forma natural e ao surgir perguntas conversar tb naruralmente. Beijos
ResponderMeu Deus eu não teria essa coragem, um pai tomar banho com filhos e mãe com filha tudo bem, até o filho com a mãe se ele for ainda muito pequeno passa, até irmãs e irmãos se forem de idade próxima, mas pai com filha não entra na minha cabeça, como uma menina vai ficar ali olhando um pênis na sua frente e ainda mais sendo do próprio pai?, e outra nós homens temos ereções involuntárias, as vezes a glande da aquela saidinha do prepúcio, fica complicado uma criança ali vendo aquilo tudo, não precisa de nada disso, percebo que tem pessoas comentando que parece ser benéfico isso para a criança, eu fico é assustado
ResponderTe entendo Eversom, acredito que cada família tem um pensamento. Respeito vc se assustar. No começo surgiram sim perguntas mas tanto eu quanto meu marido soubemos conversar e hoje o banho é um momento natural. Acredito que logo mais a propria privacidade dela vai fazer com que esse momento diminua.
ResponderMeu filho vai fazer 10 anos, ainda tomamos banho juntos. Existe uma idade certa para não ser mais adequado fazer isso. Sinceramente, temos muita liberdade e não vejo problema nenhum por enquanto.
ResponderNão vejo nada de ruim, se isso faz parte da rotina da casa, desde que não esteja todo mundo confortável com isso.
ResponderTambém vejo assim Marilia. Faz parte da rotina da casa sim por isso não tem tabus. Tenho um casal , minha filha tem 11 anos que também nos acostumamos com essa rotina. Ela as vezes toma banho com meu marido, na minha casa meus pais tb agiam assim, acho que por isso fazemos o mesmo habito.
ResponderGostaria de saber se estou prejudicando porquê eu ñ consigo me trocar na frente dele
ResponderNão vejo problema nenhum, cada família segue uma regra.
ResponderEu nunca me troquei na frente do meu filho ele vai fazer 7 anos mas sempre expliquei pra ele.. eu tenho vergonha até de eu tomar banho nua
ResponderVocês devem seguir as suas regras.
ResponderBoa tarde me chamo Robson olha aqui em casa somos eu minha esposa e dois filhos uma menina de 16 anos e um menino de 14 anos, aqui em casa a nudez sempre foi natural.Desde pequenos eles tomam banho comigo e com minha esposa e até hoje tomamos banho juntos , as vezes todos ou ele e a minha filha juntos, ou comigo com a mãe tanto faz…Nunca tivemos nem um tipo de ploblemas ou situação embaraçosa por causa disso.
ResponderJá teve uma situação que a minha filha estava encomodada com os pelos e me pediu com a maior naturalidade se eu podia depilar ela, pois ela tinha medo de se cortar, eu não o fiz e faleii para ela pedir para a mãe dela fazer isso. Vai do costume e da criação de cada familia, o que nunca pode faltar é o respeito mútuo…
Como só tive filho, não passei por esse momento complicado.
Responder