A nutricionista é uma profissional que se dedica ao estudo da alimentação, tratando e prevenindo doenças através de mudanças em nossos hábitos alimentares. Além de poder atuar em diversas instituições que necessitam de uma profissional da nutrição para funcionarem com eficiência, como academias e restaurantes, por exemplo.

Qual Tipo de Formação é Necessária?

Para se tornar uma nutricionista, é necessário ter um curso superior de bacharelado em nutrição, além de obter um registro profissional no CRN (Conselho Regional de Nutricionistas) de sua região. A graduação em nutrição tem média de duração de 4 anos e é oferecido por diversas instituições em todo o país, tanto nas universidades particulares quanto nas estaduais e federais também.

A Mulher no Mercado da Nutrição

É comum acharmos que a profissional de nutricionista é uma profissão feminina, já que mais de 95% dos profissionais que atuam no Brasil são mulheres e apesar dos números mostrarem que ultimamente mais homens vem entrando no mercado da nutrição, nada muda a condição favorável e receptiva do mercado em relação às mulheres.

Em outras palavras, as dificuldades para uma mulher conseguir um emprego na área não passam por barreiras sociais que algumas outras profissões ainda mantêm hoje em dia, o que é ótimo e que acaba gerando cada vez mais interesse das mulheres na área da nutrição.

Qual é o Perfil de uma Nutricionista?

As profissionais de nutrição têm certamente um interesse em comum, que é entender como o nosso corpo reage a cada tipo de alimento e entender como cada dieta pode ser feita para obter resultados diferentes. Mas com certeza há algo a mais para alguém decidir atuar profissionalmente com nutrição.

Avontade de ajudar pessoas a terem uma vida mais saudável é com certeza um forte componente, além de um interesse em química e biologia, já que são disciplinas muito estudadas durante a graduação em nutrição.

Além disso, existem outros interesses que são comuns aos estudantes de nutrição e que são muito úteis tanto na graduação quanto na atuação profissional como aptidão para escrita e ter domínio da língua inglesa.

O que Faz uma Nutricionista?

O mercado de trabalho para a profissional de nutrição está em expansão e podemos ver diferentes vagas de trabalho surgindo todos os dias para os profissionais da área. Isso se deve à política de algumas empresas que acabam adotando a boa alimentação dentro de sua filosofia de trabalho.

Especialmente as empresas que oferecem alimentação aos funcionários e também ao crescimento do número de pessoas que se preocupam com a sua saúde e têm consciência de que a alimentação pode ajudar em diversos aspectos.

A profissional de nutrição deve acompanhar a alimentação de seus pacientes prevenindo doenças, elaborando um planejamento dietético e, quando necessário, corrigindo maus hábitos alimentares, adequando às necessidades de cada pessoa.

Mas essa tarefa pode ser feita de diversas formas, com diversas finalidades diferentes, que varia de acordo com a área específica que cada profissional deseja atuar. Existem diversos tipos de nutricionistas atuando em diferentes frentes, alguns deles são:

  • Nutrição Clínica
  • Nutrição Coletiva
  • Industria de Alimentos
  • Consultoria Nutricional
  • Nutrição Esportiva

É possível perceber que um profissional da nutrição tem muitas chances no mercado de trabalho e que as possiblidades são abrangentes, com diferentes ambientes para se trabalhar e diferentes tipos de pessoas para lidar. Essa é uma das grandes vantagens de se trabalhar com a nutrição, já que o ambiente pode influenciar muito o seu desempenho na profissão.

Nutrição Clínica

É o tipo de profissional que tem um contato direto com o público, atendendo pacientes para encontrar uma dieta para ajudar na cura, notratamento de enfermidades ou para preveni-las. A nutricionista clínica pode atuar em diferentes níveis como:

  • Nutrição Hospitalar
  • Nutrição Ambulatorial
  • Nutrição domiciliar

A profissional que atua com nutrição hospitalar atende pacientes dentro de hospitais que necessitam de dietas especiais para tipos de doenças específicas, além de também poder atuar com o atendimento aos bancos de leite humanos.

Já a profissional de nutrição ambulatorial é a profissional que normalmente visitamos quando tomamos a iniciativa de procurar uma nutricionista. Além de atender em clínicas particulares, a nutricionistas ambulatorial também trabalha dentro de spas, academias, asilos e clínicas de estética.

A nutrição domiciliar consiste em orientar seu paciente a ter uma rotina mais saudável dentro de sua própria residência, propondo mudanças alimentares dentro de famílias.

Nutrição Coletiva

A profissional de nutrição que se ocupa da saúde coletiva, normalmente trabalha no setor público, mas não necessariamente. A grande tarefa para quem trabalha nessa área é prestar assistência e educação nutricional através de programas, eventos ou campanhas que visem a recuperação ou manutenção da saúde através da alimentação.

As profissionais de nutrição coletiva também podem atuar como fiscais sanitárias, conselheiras da saúde ou até gerir programas governamentais que tenham a alimentação como tema central.

Indústria de Alimentos

A indústria de alimentos tem atraído cada vez mais as jovens nutricionistas e não é à toa. Toda empresa que atua nessa área precisa de profissionais da nutrição em diversos setores, logo, a possibilidade de crescimento é grande, além da média de remuneração para quem trabalha com a indústria de alimentos também ser muito boa.

Apesar desse crescimento de interesse, as nutricionistas que atuam nessa área não correspondem a mais de 4% do total de profissionais no Brasil, o que demonstra que a maioria ainda prefere lidar diretamente com as questões da saúde de seus pacientes.

A profissional de nutrição que atua na indústria de alimentos ajuda a desenvolver produtos, a testar e manter a qualidade de empresas alimentícias, além de também poder desenvolver material científico para as empresas.

Consultoria Nutricional

A consultoria nutricional trabalha basicamente realizando serviços de sua especialidade com prazo determinado. O grande diferencial para as profissionais que trabalham com consultoria nutricional é a autonomia e a prestação de serviços, que permite a flexibilidade e liberdade que outras áreas da nutrição não permitem.

Além disso, qualquer tipo de nutricionista pode oferecer seus serviços em sua área de especialização, com possibilidade de diferentes clientes, desde pessoas que querem melhorar seus hábitos alimentares até empresas que buscam a consultoria para outras finalidades.

Nutrição Esportiva

A profissional de nutrição esportiva tem como objetivo prestar assistência ou educação profissionais para indivíduos ou grupos dentro de locais onde o esporte está em contexto. Apesar de ser uma área específica, a nutrição esportiva oferece muitas oportunidades dentro do mercado de trabalho. A maioria das nutricionistas esportivas atua em academias ou clubes, propondo dietas para os associados de acordo com seus objetivos com os esportes. Porém, todo clube esportivo profissional também precisa de nutricionistas para realizar trabalho com seus atletas.

Graduação em Nutrição

O curso de nutrição é oferecido por diversas universidades em todo o Brasil e dura, em média, 4 anos. Dentro da graduação, a estudante vai cursas disciplinas como anatomia humana, biofísica, genética, psicologia, entre diversas outras.

A média das mensalidades de uma faculdade de nutrição é de R$ 800,00 no início, variando para um pouco mais ou um pouco menos dependendo da instituição. Nutrição não é um dos cursos mais caros para se fazer, porém, como em qualquer graduação, exige muito estudo e muito conhecimento teórico para que você possa ser um bom profissional ou acadêmico da área.

Principais Faculdade de Nutrição no Brasil

  • Mackenzie – São Paulo (SP)
  • PUC – Campinas (SP)
  • Universidade Federal de Viçosa –Viçosa (MG)
  • Universidade Federal de Goiás – Goiânia (GO)
  • Universidade de Brasília – Brasília (DF)
  • Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG)
  • São Camilo – São Paulo (SP)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre (RS)
  • PUC – Maringá (PR)
  • Universidade Federal de São Paulo – São Paulo (SP)

Especializações em Nutrição

Como a área da nutrição possibilita o profissional a trabalhar em diversos segmentos, as pós-graduações podem ser um diferencial para especializar a nutricionista na área desejada. Além disso, as especializações têm a função de aprofundar o conhecimento na área de interesse da estudante e são essenciais para qualquer profissional que deseja crescer.

Diversos cursos são oferecidos por todo o Brasil, tanto em instituições privadas quanto em públicas. As principais especializações que uma nutricionista pode fazer são:

  • Nutrição Esportiva
  • Terapia Nutricional
  • Nutrição aplicada à Estética

Nutrição Esportiva

A nutricionista que deseja seguir o caminho da nutrição esportiva deve aprofundar seus conhecimentos com a pós-graduação. Nesse tipo de curso o aprendizado é voltado especificamente para alimentação para atletas, desde os amadores até os profissionais, todas as especificidades do corpo humano de quem pratica esportes e suas reações com cada tipo de alimento.

Diversos cursos sobre o assunto são oferecidos em todo o Brasil, alguns com especialidades como a pós-graduação em nutrição esportiva funcional, ou a pós-graduação em nutrição no esporte e no exercício. As mensalidades normalmente são mais baratas do que as de um curso de graduação, os cursos podem ter duração de 6 a 18 meses.

Terapia Nutricional

Quem se especializa em terapia nutricional lida com a nutrição para aumentar ou estabilizar o peso dos pacientes através de metas e planos dietéticos para serem seguidos. Estudando a relação entre o peso e a saúde dos pacientes, a profissional que se especializa em terapia nutricional trabalha para melhorar o estado nutricional dos pacientes.

Com cursos presenciais e à distância e com mensalidades mais baratas do que as de uma graduação, a pós-graduação em terapia nutricional pode ser cursada por instituições em todo o Brasil.

Nutrição aplicada à Estética

Uma área que exige estudos específicos e que é um nicho de mercado interessante para quem se interessa por estética. Nesse curso, a profissional de nutrição desenvolve seus conhecimentos sobre a relação estética do corpo com os alimentos, para propor dietas para seus clientes de acordo com o objetivo de cada um. A duração desse tipo de curso costuma ser razoavelmente curta, durando de 3 a 6 meses e com opções de cursos presenciais ou à distância.

Para a profissão de nutricionista, há também a opção de fazer um MBA na área, onde o gerenciamento de equipes e a relação comercial da profissão é aprofundada, dando base para a profissional atuar de maneira eficiente no setor. Alguns dos cursos que uma estudante pode cursar são:

  • MBA em gestão de Restaurantes
  • MBA em Marketing Nutricional

MBA em Gestão de Restaurantes

Com esse curso, a profissional pode unir seus conhecimentos em nutrição para aos aprendizados de gestão e especificidades da gestão de restaurantes para poder abrir seu próprio negócio ou trabalhar em grandes restaurantes que exigem profissionais qualificados.

Esse curso tem uma carga horária média de 400 horas, podendo durar até um semestre. As mensalidades de um MBA em gestão de restaurantes podem variar muito de acordo com a instituição, mas costumam ser bem mais baixas do que mensalidades de graduação.

MBA em Marketing Nutricional

É um curso para quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre a indústria alimentícia, seu impacto nutricional e de saúde nos diferentes tipos de alimentos produzidos. Quem faz MBA em marketing nutricional encontra diversas oportunidades dentro da indústria de alimentos, que precisa cada vez mais desse tipo de profissional, para que o nutricionista seja parte da relação da empresa com seus clientes.

A profissional especializada nessa área tem a função de fazer a propaganda nutricional dos produtos da empresa para qual trabalha e fazer o consumidor entender os benefícios desses produtos. É uma área que vem crescendo significativamente, logo, diversos cursos de especialização em marketing nutricional também têm surgido em todo o Brasil.

Quanto Ganha uma Nutricionista?

As diversas áreas da profissão citadas aqui têm suas diferenças salarias, podemos citar algumas mostrando a média salarial de diversos ramos da nutrição.

Quanto Ganha uma Nutricionista Clínica?

  • Salário inicial: R$ 1.590,00
  • Média salarial: R$ 2.400,00
  • Maior salário: R$ 5.490,00

Quanto Ganha uma Nutricionista Esportiva?

  • Salário inicial: R$ 1980,00
  • Média salarial: R$ 2.022
  • Maior salário: R$ 5.249,00

Quanto Ganha uma Nutricionista Comercial?

  • Salário inicial: R$ 2.065,00
  • Média salarial: R$ 3.230,00
  • Maior salário: R$ 6.560,00

As nutricionistas são profissionais necessárias em diversos setores da sociedade, por isso a profissão atrai tantas mulheres e vem atraindo a atenção dos homens também ultimamente. A possibilidade de trabalhar de diferentes formas também faz com que a nutrição seja uma área desejada por muitas pessoas.

Quem pensa em entrar nessa área deve verificar todas as informações sobre o mercado de trabalho e sobre o perfil geral das nutricionistas para saber se realmente é isso o que deseja fazer. Muitas vezes a resposta pode estar nas especificidades da profissão.

Veja Também: Culpa de Mãe – Você Tem Alguma?

Foto: TeroVesalainen, PetrKratochvil, stevepb, b1-foto