Dia desses eu estava tentando me lembrar como foi dar o primeiro banho do recém nascido na Joana, eu era bem novinha e nunca tinha pensado que conseguiria fazer logo de cara tal proeza. Tinha 21 anos quando ela nasceu e eu sou filha caçula, não tinha sobrinhos e também nunca tive contato assim direto com recém-nascidos e muito menos tinha dado o banho do recém nascido alguma vez na vida ou seja, resumindo, experiência com criança recém nascida quase zero.

Sorte a minha ter uma mãe super experiente com o banho do recém nascido, ela sempre era requisitada para cuidados com RN e sempre, desde que eu era bem pequena lembro das histórias dela a respeito dos tantos bebês que ela cuidou, dos umbigos que ela curou e todos os milhares de banho do recém nascido que ela deu e isso tudo durante a infância dela! Sim ela sempre fez isso, e desde os 7 anos cuidava e dava banho nos bebês que nasciam das suas vizinhas, das suas primas, das madrinhas e até mesmo os irmãos menores quando recém nascido pois o jeito para a coisa ela sempre teve. Mas e ai quem não tem uma super mãe próxima assim como eu?

Eu mesmo assim tive medo, mas eu queria dar os banhos na minha filha, e orientada pela supermãe que eu tenho a sorte de ter, foi dando tudo certo. No começo os bebês parecem ser tão frágeis que muitas pessoas tem medo de pegar, dar banho, trocar… mas se você está prestes a viver esse momento não se apavore! Conheço uma história de uma moça que teve seu bebê e ela junto com sua sogra não tinham coragem de virar o bebê durante 1 mês no banho! Rsrs sim elas davam banho apenas na parte da frente do bebê, pois tinham muito medo de deixar cair se tentassem virá-lo no banho para lavar as costinhas. Mas não pense que esse caso é único não, até pegar o jeito com o banho do recém nascido, principalmente papais e mamães de primeira viagem tem muito medo do novo e fique tranquila pois é mais que normal, eu sei disso porque passei e acredite, a gente aprende.

Como então fazer para dar o banho do recém-nascido?

Apesar de hoje na maternidade ter a oportunidade de aprender, tudo parece ser mais fácil quando estamos lá e em casa pode se tornar um pouco tenso o momento. Mas tente fazer disso um momento agradável para você e seu bebê pois ele pode chorar por N motivos, seja ele frio, medo de cair etc. Veja então os passos para um banho do recém nascido:

1- Separe todo o material que será usado no banho, sabonetes, cotonetes, algodão, toalha, fraldas, pomada anti-assaduras e a roupa do bebê.

2- A água do banho tem que estar por volta dos 37 graus, é onde o bebê se sente confortável e lembre-se, nunca coloque a água quente na banheira sem ter já um pouco de água fria, evite acidentes e causar queimaduras no bebê por distração.

3- Lave primeiro a cabeça do bebê sempre! Evite que caia resíduos nos olhos e ouvido para evitar irritação ou infecção.

4- Procure usar sabonetes líquidos, eles facilitam e muito na hora H e hoje em dia existem sabonetes neutros que podem ser usados da cabeça aos pés facilitando e muito a vida da mamãe.

5- Banheiras altas são muito boas no começo recém parto, mas tome cuidado conforme o bebê for crescendo.

6- Deixe tudo sempre a mão para não precisar sair de perto do bebê.

7- Segurar com firmeza é essencial, segure com uma mão por trás das costas e na axila do bebê para ter segurança.

Faça tudo de acordo com seu instinto, na maternidade eles ensinam de um jeito e pode ser que sua mãe, sogra ou tia comecem a dar palpite e te confundir, então faça de acordo com o que você achar correto. No final dá tudo certo e seja feliz, esse momento é único e certamente você terá saudades.

Veja também: Como dar Banho em Recém Nascido – 3 Vídeos Com Técnicas diferentes

Foto: bebe.com.br