Infecção Urinária Atrapalha Engravidar?

Muitas vezes quem está tentando engravidar pode vir a ter vários problemas para conseguir chegar ao positivo e a cistite é um desses fatores que podem despertar a dúvida se pode chegar a atrapalhar na hora da concepção. Mas afinal o que causa a infecção urinária então? Ela pode realmente atrapalhar a gravidez acontecer?

o que causa a infecção urinária A infecção urinária atinge especialmente a bexiga, mas pode afetar o canal urinário por completo, as vias que levam o xixi dos rins à bexiga (uretra) e claro, também os rins que onde todo líquido ingerido é filtrado. O que causa a infecção urinária é diversos fatores, mas principalmente quando acontece a proliferação desgovernada de bactérias que causam uma infecção localizada. Essas bactérias podem ser adquiridas por roupas íntimas mal higienizadas, mas também captadas no ambiente como banheiro, local onde sentam etc. Outro fator que causa infecção urinária também é a frequência com que se esvazia a bexiga. O xixi velho favorece o crescimento ainda maior destas bactérias e aumentar o problema.

A relação sexual também é um dos fatores que causam a infecção urinária. Se o homem está infectado com essas bactérias e o organismo está com baixa resistência, é possível essa transmissão. Claro, não é a forma mais recorrente de se pegar a infecção urinária mas sim é possível que aconteça. Outras doenças também são chaves que fariam com que a infecção urinária aconteça, desde que elas sejam causadas por bactérias resistentes ao ambiente do trato urinário como a clamídia por exemplo. A transmissão mais comum é pelas fezes, nestes casos é importante lembrar que a mulher deve se limpar sempre de frente para trás para não correr riscos.

Os sintomas da infecção urinária são em sua grande maioria bem semelhantes de uma pessoa para outra. Deve-se desconfiar que há uma infecção urinária quando sentir:

  • Dores na bexiga
  • Ardor ao urinar
  • Sensação de bexiga cheia mas urinar pouco
  • Urina de aspecto escuro e odor forte
  • Dores no baixo ventre

Diagnosticar a o que causa a infecção urinária e também em que grau ela está é simples. Um exame de urina tipo 1 acusaria com facilidade se há presença aumentada de leucócitos ou traços de sangue no xixi. Também é possível fazer uma urocultura que mostrará exatamente qual bactérias que estariam provocando essa infecção urinária. Esta é a forma mais simples e mais eficiente de saber exatamente qual a medicação a ser utilizada para tratamento e em sua grande maioria resolve 97% dos casos das causas da infecção urinária.

Como a Infecção Urinária Atrapalha a Concepção?

Como se trata de uma infecção em um canal muito próximo ao útero, local onde ocorre a fecundação e então a gravidez, sim é possível que a infecção atrapalhe a engravidar. Atrapalha mas não pelas bactérias e sim pelos problemas que esta infecção possa vir a trazer como a dor por exemplo. O trato urinário, bexigas e uretra ficam muito próximos da entrada da vagina e a relação em momentos de crises podem causar dores, ardência e desconforto. Se no período fértil, as dores podem ser ainda piores pois, o útero e ovários irão ficar inchados e farão pressão sob a bexiga que já estaria dolorida pela infecção.

Se a mulher está sentindo algum desconforto na região pélvica é indispensável que procure um médico para investigar o motivo. O diagnóstico é simples e o tratamento também. O médico receitará antibióticos apropriados e também orientará que a paciente tome alguma medicação para dor enquanto o que causa a infecção urinária não for descoberto.

Vale lembrar que é aconselhável tomar muito líquido, de preferência água, chás e sucos de frutas naturais, assim como água de coco para ajudar a limpar a bexiga e cessar a infecção urinária também com ajuda da medicação. Ao manter relações sexuais, o ideal é esvaziar a bexiga antes e também se possível após o coito fazer a limpeza do local com sabonete e água morna. Evitar usar lingeries que favoreçam o aquecimento na região íntima como calcinhas de nylon e calças justas, quentes e apertadas. Trocar ao absorvente interno por externo ajuda muito a reduzir os riscos de infecção urinária e também substitui-los com frequência.

Veja também: Quanto Tempo Demora Para Engravidar Após o Anticoncepcional?

Foto: Alex Dram