E a noite de sono que deveria ser tranquila, eis que surgem barulhos estranhos. E pior, o barulho vem do quarto das crianças, ou melhor, vem das crianças! Analisando bem, nota-se que o som que se ouvem é dos dentes do seu filho que rangem de forma frenética e ai chega à conclusão que ele sofre de bruxismo infantil.

Nem todos os pais conseguem chegar a essa conclusão logo de inicio, pois muitos nem imaginam do que se trata. O som dos dentes rangendo causam aflição em quem escuta e podem causar danos graves aos dentes e a parte óssea  de quem o tem.

O que é o Bruxismo?

O bruxismo infantil é um distúrbio do sono caracterizado pela pressão dos dentes de forma involuntária que move também a parte do maxilar. Normalmente estão ligadas a crises de ansiedade, stress e em alguns casos de dificuldade de fechar totalmente a boca.

Diagnóstico

O problema chega a afetar até 15% das crianças e não tem uma idade especifica para atuar e pode ocorrer em meninos e meninas. Normalmente só é constatado o bruxismo quando alguém escuta os barulhos e comunica o que esta acontecendo.

Outra forma de diagnosticar é devido as fortes dores na região do rosto, e também quem procura um dentista que irá avaliar a situação dos dentes.

O bruxismo infantil é identificado por ocorrer durante o sono, normalmente no período da noite. Para os pacientes que costumam ranger os dentes durante o dia ao realizar suas tarefas diárias, o problema chama-se briquismo.

Diferente do bruxismo, pressionar os dos dentes ocorre de forma semi-voluntária e em grande parte dos casos está relacionada a tiques e manias.

Sintomas do Bruxismo

Como é um caso que nem todos os pais tem conhecimento, após verificar os sons do ranger dos dentes é comum e indicado que um dentista seja procurado. Em praticamente todos os casos de crianças que sofrem com o bruxismo infantil, os dentes apresentam sinais de desgastes e esmalte danificado.

Maiores Danos

Em casos mais graves chegam a causar danos nos tecidos da gengiva. O bruxismo infantil pode vir a causar também o amolecimento dos dentes devido a forte pressão.

Dores fortes no ouvido e no pescoço também podem acontecer. Fadiga e cansaço físico logo após acordar também são bem comuns, já que não conseguem ter uma noite tranquila mesmo que de forma inconsciente.

Os sintomas costumam passar espontaneamente ao passar do tempo, mas enquanto o bruxismo atua, a criança pode sofrer com fortes dores de cabeça e no músculo da mandíbula. O tratamento é realizado por um dentista e é totalmente individualizado, já que o bruxismo pode vir a ocorrer por diversos motivos.

Tratamento do Bruxismo

O melhor tratamento é aquele que atua diretamente no motivo que esta ocasionando. Em casos de ansiedade extrema, o dentista poderá receitar métodos de relaxamento como calmantes naturais e até mesmo colocar uma toalha morna ao lado do rosto fazendo assim que os músculos relaxem na hora do sono.

Já nos casos onde nota-se que os dentes estão sofrendo desgastes e ficando danificados, o melhor método é usar um dispositivo apropriado para proteção dos dentes. O dispositivo é uma placa oral que pode ser feita de silicone que são as moles ou acrílicas que são rígidas, que visam proteger os dentes e o desgaste dos ossos.

As placas são feitas através da moldagem da arcada dentária do paciente e devem ser utilizadas enquanto ocorrer as crises de bruxismo infantil. O tratamento deve ser acompanhado por visitas regulares ao dentista, que avaliarão o caso e também as condições da placa utilizada.

Veja Também: Dentes de Leite – Quando Crescem e Quando Caem?

Foto: Amanda, SantaRosa OLD SKOOL

_

Caixa de Informações Chave:

  1. E a noite de sono que deveria ser tranquila, eis que surgem barulhos estranhos. E pior, o barulho vem do quarto das crianças, ou melhor, vem das crianças!
  2. O bruxismo infantil é um distúrbio do sono caracterizado pela pressão dos dentes de forma involuntária que move também a parte do maxilar.
  3. O problema chega a afetar até 15% das crianças e não tem uma idade especifica para atuar e pode ocorrer em meninos e meninas.
  4. Como é um caso que nem todos os pais tem conhecimento, após verificar os sons do ranger dos dentes é comum e indicado que um dentista seja procurado.
  5. Os sintomas costumam passar espontaneamente ao passar do tempo, mas enquanto o bruxismo atua, a criança pode sofrer com fortes dores de cabeça e no músculo da mandíbula.