O útero é a parte fundamental para mulheres que estão em idade fértil. Ele será o ponto fundamental onde se apoiará o bebê e abrigará da fertilização até o seu nascimento. Contudo, há alguns casos em que coloca em risco este órgão tão importante para a vida reprodutiva da mulher. O cisto de Naboth, embora não seja considerado de alto risco, pode trazer algumas dores de cabeça para a portadora. Mas afinal, o que é cisto de naboth?

O que é Cisto de Naboth?

O útero é um órgão maleável e também sua formação é como poros da pele, cheio de furinhos microscópicos. Ao longo do ciclo, os mucos vão se modificando, hora está elástico com influência do estrogênio, hora está mais opaco com a influência da progesterona. O real problema está quando estes mucos penetram na cavidade dos poros e glândulas de naboth e endurecem. Ai o cisto de naboth surge. Inicialmente ele mais parece ser uma espinha no útero e normalmente aparece inicialmente no colo uterino.

O cisto pode aparecer em conjunto ou mesmo ser apenas um. O tamanho vai depender de quanto muco está preso dentro do orifício entupido. Sim entupido! As glândulas que fabricam estes mucos podem literalmente ficar entupidas e ai o cisto nasce e pode causar desconforto para mulher ou não. A coleção que “recheia” o cisto é fisiológica por isso não é um risco para a mulher que os têm.

Causas do Cisto de Naboth

O entupimento das glândulas não acontece do nada. Alguns fatores levam que esse fato aconteça. Embora o cisto não seja maligno pode trazer algumas consequências e é importante saber o porquê desse cisto de naboth ter aparecido. A grande maioria dos casos da aparição do cisto de naboth é por células idênticas ao do interior do útero que cobrem as glândulas.

Mas também pode ser causadas por inflamação, infecção ou irritação do colo uterino. Os fatores que levam essas irritações ou infecções acontecerem são diversas, mas incluem doenças de certo modo graves como a clamídia e a sífilis mas também proliferação bacteriana como candidíase por exemplo. O cisto em si não é um perigo ou causará danos, o que causou sim pode ser muito pior do que realmente o problema do crescimento ou entupimento destas glândulas de naboth.

Como Detectar o Cisto de Naboth

O cisto de naboth pode ser detectado por um exame ginecológico ou através de um ultrassom comum. O médico ao apalpar o colo uterino da mulher, detecta algo em relevo e endurecido. Esses cistos costumam ser mais rígidos porém indolores.

Como Tratar o Cisto de Naboth

O tratamento para os cistos são cirúrgicos ou por cauterização, porém, cirurgia eletiva e de baixo risco apenas com uma analgesia local. A maioria dos médicos só retiram estes cistos quando eles estão em um tamanho inconveniente e também causam incômodo para a mulher.

Os cistos não costumam ser dolorosos, por isso a retirada é somente em casos isolados ou extremos. Eles não são nocivos e também não atrapalhariam em nada caso a mulher queira engravidar. As espinhas do colo do útero são inofensivas e dispensam inclusive a biopsia. Não há porque se preocupar, os cistos de naboth são em grande maioria do bem e não causariam problemas para tentante ou para qualquer outra mulher. Se foi detectada com este tipo de cisto pode ficar tranquila. Apenas se certifique com seu medico a causa de eles terem aparecido.

Uma dica para nossas leitoras que estão tentando engravidar, você sabia que em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos uma linha de produtos para ajudar os casais tentantes a engravidar mais rápido? Entre eles, vitaminas importantes para a fertilidade feminina e da masculina como o FamiFerti e ViriFerti, além de testes de ovulação, gel lubrificante amigo da fertilidade que faz o papel do muco e tudo o que você precisa para dar uma forcinha extra para o positivo chegar logo. Você encontra todos os produtos aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Desmistificando os Cistos – Tipos e Tratamentos

Foto: Loé