O Que é Menstruação? Esclarecendo Dúvidas

O início da vida reprodutiva feminina se dá com o aparecimento da menstruação. Mas você sabe o que é menstruação? Parece uma bobagem, mas muitas pessoas não sabem o que é menstruação e nem o que fazer quando ela aparece ou não aparece. Muitas mães se sentem envergonhadas em conversar sobre essas mudanças do corpo, porém é necessário. Que tal começar a entender melhor para conseguir explicar? Então vamos começar do princípio.

Todas as mulheres nascem com os hormônios, podemos dizer que enquanto crianças eles estariam adormecidos, em baixa atividade no corpo. A atividade hormonal mais efetiva começa por volta dos 10, 11 anos, as vezes mais cedo em algumas meninas. A estimulação da hipófise proporciona as alterações do FSH, progesterona e estrogênio, fazendo o corpo iniciar as mudanças. Aparecimento dos seios, aparecimento e aumento dos pelos por todo o corpo, região púbica, axilas e outros sinais de puberdade. Com tantas mudanças a mãe, menina deve ficar atenta, e é uma ótima hora para explicar o que é menstruação nessa fase se ainda não o tiver feito.

Uma explicação bem humorada e na linguagem da garotada!

Mas o que é Menstruação de Fato?

A menstruação é a descamação da camada interna do útero que se constrói quando os óvulos estão sendo estimulados a crescer para ser liberado e acontecer a ovulação. Podemos dizer que o ciclo começa quando a liberação de estrogênio e FSH acontece, esses são responsáveis pelo amadurecimento dos óvulos já existentes no corpo da menina. Todas as mulheres nascem com sua reserva de óvulos, aproximadamente 300 mil óvulos!! Importante dizer que não há reposição dos óvulos durante a vida, esses são únicos. A camada de sangue que é estimulada para aconchegar o embrião fecundado no útero é o endométrio, e se não há fecundação do óvulo, então o endométrio se desprende dando inicio a menstruação de fato.

Com o início do ciclo menstrual, vem a possibilidade de gravidez, os ciclos com suas fases  podem ser ou não ovulatórios, porém a principio, em 70% deles um óvulo maduro é liberado e se não fecundado e implantado acontece a menstruação. Quase todas as meninas no começo da fase menstrual podem ter o ciclo irregular e com o passar dos ciclos poderá ficar mais regular. A aparência da menstruação também pode ser estranha inicialmente, de cor mais escura ou mais alaranjada. Normalmente um ciclo tem a duração de 28, 30, 32 dias aproximadamente, e sempre acontece depois da ovulação em torno de 12 a 14 dias.O Que e Menstruacao Duvidas e Transformações 1

Se a menstruação não aparece pode preocupar a mulher se tem vida sexual ativa, uma mulher que menstrua e tem vida sexual pode sim engravidar, porém ausência da menstruação nem sempre é causada por gravidez, existem outras possibilidades como ciclo anovulatório, alterações hormonais e mesmo menopausa precoce. O que é menstruação escura tipo borra? pode ser uma alteração hormonal ou mesmo por uso de anticoncepcionais. A borra também pode ser um sinal da primeira menstruação a menarca. Algumas mulheres têm borras antes e depois do sangue vivo. A menstruação também pode vir em forma de coágulos e se isso acontece é sinal de alta de estrogênio e é normal. Na dúvida se a menstruação esta normal? O ginecologista é o especialista para esses casos e a mãe deve levar a filha a primeira consulta ao ginecologista assim que a menstruação apareça para iniciar o acompanhamento.

Veja também: Menstruação Borra de Café – O que é isso?

Foto: alterna ►