O corpo é uma caixinha de hormônios e para cada um deles existem algumas finalidades. A prolactina como é um hormônio não poderia ser diferente, ela é um de tantos que são necessários para a mulher assim como a progesterona, estrogênio e tantos outros existentes, por isso também a prolactina e gravidez tem tudo a ver.

Função da Prolactina

A prolactina é um hormônio estimulado pela hipófise, glândula que fica no cérebro, ela é responsável não só pela prolactina, mas também por diversos outros hormônios do corpo humano. No caso exatamente da prolactina, ela é a responsável pela estimulação do leite na mulher.

Logo após o parto, o corpo manda sinal para a hipófise que o nascimento aconteceu e assim por sua vez envia ao corpo o sinal de que a amamentação já pode se iniciar. Porém não só após o parto a prolactina pode aparecer, ela pode surgir de uma hora para outra no corpo da mulher.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

A hipófise pode enviar sinais para produção de prolactina mesmo sem a mulher ter dado a luz. Isso explicaria diversos casos de mulheres que podem ter leite em algum momento do ciclo. O aumento da prolactina também pode se dar nos homens! Ao contrário do que se pensa, eles podem sim produzir quantidades mínimas de prolactina se a hipófise enviar esse sinal. Porém as consequências da prolactina no corpo do homem é um pouco diferente do que para a mulher.

O que Causa o Aumento da Prolactina?

A o aumento da prolactina pode agir no corpo da mulher produzindo leite materno fora de hora mas também pode levar a uma amenorreia, ou seja, falta da menstruação. Mulheres com altos índices de prolactina podem deixar de ovular e consequentemente não engravidam.

Consequências de Prolactina Alta

Por isso, qualquer sinal de líquido no seio deve ser investigado pelo médico, principalmente em mulheres que querem engravidar. A prolactina aumentada em homens pode causar impotência sexual e também uma redução dos espermatozoides, além de consequências como aumento das mamas. O aumento da prolactina pode causar uma espécie de infertilidade passageira no homem e na mulher também.

As causas do aumento da prolactina no corpo podem ser diversas, porém as mais comuns nos dias de hoje são por stress do dia a dia mas um fator que a faça subir também podem ser alguns medicamentos que possuem efeitos sobre a hipófise, assim a fazendo produzir a prolactina.

Alguns tumores na hipófise também podem fazer com que a prolactina tenha uma elevação considerável, nesses casos o médico deve avaliar a necessidade de cirurgia, porém esse é um caso isolado e de menor frequência.

Exame Para Detectar Níveis Altos de Prolactina

O exame para prolactina se dá pelo sangue com um jejum de pelo menos 8 horas. A coleta do exame de prolactina é diferenciada, precisa de ao menos 30 minutos de repouso para uma estabilização do hormônio no corpo. O valor da prolactina no organismo deve estar cerca de 20ng/mL.

Resultado Acima da Normalidade

Valores acima de 100ng/mL serão tratados de outra forma pelo médico, valores mais altos podem passar a serem causados por tumores benignos de hipófise mas valores abaixo disso também podem ser pelo uso de medicamentos. O médico deve ser analisar se são a causa de algum tipo de elevação da prolactina no organismo é medicamentoso pois, alguns medicamentos como Metildopa, alguns tipos de antipsicóticos podem fazer a elevação da prolactina.

Aumento de Prolactina Causado por Medicação

Caso o aumento seja constatado pela medicação, basta retirar, agora se for uma elevação natural do corpo, existem medicamentos como Dostinex que podem ajudar a deixar em níveis adequados. Mulheres ou homens que já tiveram aumento anormal da prolactina devem ser monitorados e periodicamente analisados clinicamente para descartar um novo aumento após o tratamento.

Mulheres que querem engravidar devem verificar os níveis de prolactina no corpo. Esse exame deveria ser obrigatório em baterias de exames pois pode atrapalhar os demais hormônios quando se quer engravidar.
Secreção das mamas? Procure um médico para exames da prolactina.

Dúvidas das Leitoras:

Como baixar a prolactina naturalmente?

É muito difícil baixar a prolactina de forma natural, porém alguns chás podem auxiliar como é o caso do vitex. Normalmente o tratamento utilizado pelos médicos para baixar os níveis é através de medicamentos como dostinex (nunca use medicamentos sem prescrição medica).

Como controlar a prolactina?

Como se trata de um problema da hipófise não existe como prever e nem controlar os níveis do hormônio.

Aproveitando o espaço quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães, que pretendem ter outro bebê futuramente ou tem algum casal amigo que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos alguns produtos que ajudam na fertilidade de homens e mulheres, entre eles vitaminas da fertilidade que potencializa a ovulação FamiFerti e no caso dos homens melhora a qualidade dos espermatozoides, o ViriFerti, assim como o teste de ovulação, teste de gravidez e o gel lubrificante FamiGel. Você pode adquiri-los aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Não consigo engravidar! Como Descobrir a Causa

Foto: Caitlin Regan, zsoolt