O Que é Saco Gestacional e Qual o Tamanho Correto Para a Gravidez

Na gravidez, a primeira coisa a aparecer até mesmo antes que o bebê é o saco gestacional. Muitas mulheres se deparam com o saco vazio visualizado em um ultrassom, principalmente quando feito no início da gravidez. Essa imagem pode trazer um desconforto, susto e também preocupação por não ter certeza de que a gravidez está saudável. Mas na verdade, o que é saco gestacional e qual o tamanho ideal em relação a semanas de gestação?

Quando Aparece o Saco Gestacional?

O saco gestacional aparece quando o beta HCG atinge um valor aproximado de 3 mUI no sangue ou cerca de 4 a 5 semanas. Ele é o que dá início ao que será a bolsa amniótica e crescerá acompanhando a gravidez. Dentro dele inicialmente se formará o bebê que é microscópico, a vesícula vitelina e também acúmulo de líquido amniótico. Por isso só é possível visualizar o saco gestacional 6 semanas em diante através do ultrassom.

Ele se origina de parte do blastocisto que se forma com a fecundação e se divide em 2 partes. Uma parte forma o bebê e a outra parte formará toda a estrutura para que esta gravidez cresça saudável assim como a placenta e a bolsa.

saco gestacional

O saco gestacional é a primeira imagem que se tem em uma gestação recente.

Além de dar suporte ao bebê inicialmente até a 12ª semana, o saco gestacional também é um parâmetro para saber se a gravidez está evoluindo como deveria. Quando a gravidez é saudável ele aparecerá por volta do final da quarta semana em um tamanho pequeno que mais parece ser uma mancha no útero.

O que Avaliar no Saco Gestacional?

A partir do final da quinta semana, se apresenta mais visível e seu formato também mais centrado e regular. As principais características a serem estudadas para avaliar a saúde da gravidez inicialmente são feitas pelo saco gestacional e através de um ultrassom. Nele o médico irá levar em consideração: o formato, a implantação, conteúdo e o tamanho.

Normalmente o bebê é visualizado dentro do saco gestacional por volta da 6º semana. Antes disso apenas a vesícula vitelínica poderá ser visualizada e aconselha-se com que a gestante refaça o ultrassom em algumas semanas para saber como está a evolução.

Na maioria das vezes um saco gestacional de menor tamanho de acordo com a idade gestacional, refere-se à uma gravidez proveniente de ovulação tardia, ou seja, a mulher estará de menos tempo do que se calculava pela menstruação.

Tabela de Medidas Gestacional

Tabela de medidas para estabelecer um parâmetro para o tempo gestacional:

diametro saco gestacional

Clique na imagem para aumentar

Problemas com o Saco Gestacional

Quando tudo vai bem, um saco gestacional saudável tem como referência contornos regulares quer dizer que foi bem formado e é um meio saudável para o bebê crescer. Mas há casos em que o saco gestacional se forma com problemas e evidência uma gravidez inviável mesmo antes do bebê aparecer. Quando o saco gestacional apresenta contornos irregulares e assimétricos, saco decidual ou implantação baixa, as chances da gravidez não evoluir são grandes.

Existe Chance de Corrigir um Problema no Saco Gestacional?

Também pode-se ter problemas com saco gestacional saudável que sofre um hematoma, mais conhecido como descolamento de saco. Se o descolamento for maior do que 50% as chances desta gestação não evoluir ganham proporções maiores, porém a grande maioria dos casos se restabelecem após repouso e medicação correta indicada pelo médico.

O médico irá avaliar o tamanho do saco gestacional x o período de gestação. Se o diâmetro for maior que 20mm e não houver embrião (saco gestacional vazio), o médico provavelmente irá dar diagnóstico de gravidez anembrionada. Em conjunto com as medidas do saco gestacional, a idade da gravidez será determinada pela medica CCN (comprimento cabeça nádegas).

Dúvidas das Leitoras:

Como é o saco gestacional?

O saco é uma membrana fina que contém líquido claro em seu interior. Sua aparência é semelhante aquela “pele” fina que envolve a linguiça e tão sensível e fácil de rasgar quanto.

Como se forma o saco gestacional?

O saco se forma a partir da divisão das células já formadas para o bebê, o blastocisto se divide em 2 onde uma parte gera o saco e a outra parte o bebê.

Como evitar o descolamento de saco gestacional?

O descolamento de placenta é um problema temido pelas gestantes, mas infelizmente não é uma questão que é possível prever ou evitar. A realização dos exames no pré-natal e um acompanhamento adequado e podem controlar os problemas que geram o descolamento como se a produção de progesterona está correta ou até mesmo a não pegar peso durante a gestação.

O que é saco gestacional anembrionado?

O saco gestacional anembrionado ou gravidez anembrionária como é conhecida é quando através do ultrassom no primeiro trimestre é constatado que o saco gestacional está vazio sem a presença de embrião como deveria. Isso acontece quando o ovulo fertilizado é implantado no útero mas o embrião não se desenvolve.

Veja também: Ultrassom de 5 Semanas – Não Vi o Bebê, e Agora?

Foto: Jeremy Sternberg