Quem nunca escutou aquela frase quando foi pegar um bebê no colo: não beija que pode dar sapinho!? Muitas pessoas nem imaginam do que se trata e confundem com as brotoejas que costumam aparecer em algumas regiões do corpo do bebê, como é o caso do rosto e de partes mais quentes do corpo.

O que é sapinho?

O sapinho é uma pequena infecção ocasionada por um fungo denominado cândida albicans  que atinge principalmente bebês ate os seus 6 meses de vida devido a sua baixa imunidade e resistência do corpo, quando estão propensos a adquirir diversas infecções.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Também conhecida como candidíase oral, ela surge como pequenas manchinhas brancas na boca, podendo ser fácil confundida com resíduos de leite. Costumam aparecer na língua, na parte interna da bochecha e no céu da boca.

Ao contrário do que muitos afirmam o beijo não é um transmissor do sapinho. A não ser que a criança seja beijada na boca e a bactéria seja transmitida dessa forma. Outras formas de se contrair a infecção é através da utilização de objetos mal lavados, como é o caso de chupetas e mamadeiras.

Cuidados e Prevenção

Por isso é indicado a total higienização desses objetos antes de oferecer ao bebê. Mamadeiras devem ser devidamente higienizadas após alimentação da criança e chupetas devem ser fervidas regularmente, principalmente após sofrer queda no chão que é algo tão comum de ocorrer.

Talheres também merecem cuidados, principalmente colheres emborrachadas e plásticas próprias para alimentação infantil. Somente água e detergente não realizam a limpeza adequada desses objetos, sendo indicado o uso de água fervente para melhor higienização.

Outra forma de contágio do sapinho é no momento do parto. Caso a mulher esteja sofrendo de candidíase vaginal e não tratada devidamente durante o pré-natal. Os fungos podem ser transmitidos no momento da passagem do bebê pelo canal vaginal da mãe.

Outro motivo o qual o sapinho pode ocorrer, agora com mais frequência inclusive em bebês já maiores é após a utilização de antibióticos. Como se trata de um medicamento que altera a flora bucal é favorecido a proliferação e crescimento de fungos já existentes na região da boca.

Incômodos do Sapinho

O sapinho não é uma infecção perigosa, o seu único problema é na hora da alimentação. Como as manchinhas brancas são doloridas acaba trazendo desconforto para ingerir os alimentos, o que pode ocasionar desidratação principalmente de bebês que ainda são amamentados. Normalmente é indicado um analgésico para diminuir a dor e facilitar a alimentação.

Como Tratar o Sapinho?

O tratamento do sapinho é relativamente fácil. É realizada a base de pomadas antifúngicas como é o caso do miconazol e da nistatina, que deve ser passada em toda região afetada da boca, parte interna das bochechas e principalmente na língua.

Em alguns casos o sapinho pode se espalhar para dentro da garganta do bebê atingindo o esôfago. Nesses casos o uso de antifúngicos via orais serão indicados além da medicação analgésica que serão fundamentais para aliviar a dor e o incômodo na ingestão dos alimentos, mesmo que líquido.

Bebês que Mamam no Peito

No caso de bebês que mamam no peito, talvez seja recomendado à utilização da pomada antifúngica no bico do seio da mãe, dessa forma evitando que o fungo não seja transmitido de um para o outro. Se acaso o bebê venha apresentar febre superior a 38 graus, é recomendado o retorno ao pediatra, pois é sinal que a infecção esta se agravando.

No geral, o sapinho é muito incômodo, mas passa rápido. Portanto uma boa dose de paciência e muito carinho além do tratamento sendo realizado de forma adequada, serão o bastante para enfrentar este desconforto.

Veja também:  Candidíase em Bebê – É Possível meu Bebê ter Isso?

Foto: Steven & Courtney Johnso, danielpeinado.photo

_

Caixa de Informação Chave:

  1. Muitas pessoas nem imaginam do que se trata e confundem com as brotoejas que costumam aparecer em algumas regiões do corpo do bebê.
  2. O sapinho é uma pequena infecção ocasionada por um fungo denominado cândida albicans  que atinge principalmente bebês ate os seus 6 meses de vida.
  3. Ao contrário do que muitos afirmam o beijo não é um transmissor do sapinho.
  4. Mamadeiras devem ser devidamente higienizadas após alimentação da criança e chupetas devem ser fervidas regularmente.
  5. Como as manchinhas brancas são doloridas acaba trazendo desconforto para ingerir os alimentos.
  6. O tratamento do sapinho é relativamente fácil e segue a base de pomadas antifúngicas.