Um dos órgãos mais conhecidos e mais importantes do corpo da mulher sem dúvida é o útero. É lá dentro que a gestação acontece, que a criança se forma e é de lá que ela sai para adentrar o mundo. Mas não é simples a tarefa de explicar exatamente o que é um órgão que realiza tantas funções importantes.

Para saber disso, é necessário entender como ele se forma no corpo de uma mulher, quanto atinge sua maturidade, quando está pronto para funcionar e como ele se comporta durante a fase adulta.

Além disso, é importante saber também quais são as principais doenças que podem atingir esse órgão e quais as complicações que elas podem trazer. Com tantas complexidades, não é possível explicar o que é útero em apenas uma ou duas frases. E é exatamente por isso que vamos falar sobre cada um dos aspectos citados aqui.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes (Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Conhecer FamiGel!

Quais são as Partes do Útero?

O útero é composto por três partes principais, sendo elas o corpo, o colo e as tubas uterinas.

  • Corpo do útero: É a parte mais dilatada do útero e também conhecida como fundo do útero.
  • Colo do útero: É também conhecida por Cérvix e encontra-se na parte mais estreita do corpo do útero, do outro lado está a vagina. Entre o colo do útero e o corpo há um caminho muito estreito que ligam as duas partes, chamada de istmo do útero.
  • Tubas uterinas: Ou as duas Trompas de Falópio estão ligadas a parte superior do colo do útero, uma de cada lado.

Assim também são divididos os tecidos que revestem o útero, sendo eles o perimétrio, miométrio e endométrio.

Funções do Útero

Para saber o que é útero e suas funções é preciso entender que esse órgão está diretamente relacionado com todo o ciclo gestacional dos mamíferos, por isso a sua principal função é abrigar o feto durante toda a gestação e desenvolvimento e no fim torna-se responsável por expulsar o bebê através das contrações.

É no útero que são produzidos todos os componentes necessários para gerar uma gravidez, como é o caso dos óvulos e dos hormônios femininos como a progesterona, responsável por preparar o endométrio para receber o feto, ambos produzidos pelos ovários.

É importante perceber que o útero trabalha mensalmente para gerar um novo óvulo a ser fecundado e quando isso não acontece ocorre a menstruação. Tudo o que acontece ali dentro é para que o corpo da mulher esteja pronto para uma gravidez.

barriga de gravida

Posição do Útero

Antes de falarmos sobre a posição do útero é preciso entender que esse não é um órgão fixo, na verdade ele é sustentado e mantido em sua posição devido a alguns pares de ligamentos flexíveis, por isso é comum que ao longo da vida a posição do útero mude.

Para saber a posição em que se encontra basta um exame de toque vaginal e para ter mais precisão um exame de imagem. São três as posições possíveis: útero em medioversão, retroversão e anteversoflexão.

Todas são consideradas normais pelos médicos, porém em alguns casos, quando há a mudança de posição, pode estar relacionado com alguns problemas como a infertilidade. Abaixo vamos explicar melhor cada um deles:

  • Útero em medioversão (MVF): Muitas mulheres apresentam o útero mediovertido, nesse caso o útero simplesmente está em posição mediana.
  • Útero em anteversoflexão (AVF): Também conhecido como útero antevertido e é a mais comum entre as mulheres. Nesse caso o que acontece é que o útero está inclinado para frente, ou seja, com o corpo uterino sobre a bexiga.
  • Útero em retroversão (RVF): O número de mulheres que possuem o útero retrovertido é menor, nessa posição o útero está inclinado para trás, em direção ao reto.
    • Apesar de todas essas posições serem consideradas normais, em alguns casos é preciso atenção, como é o caso do útero retrovertido. Muitas mulheres podem ficar com o órgão nessa posição devido a infecções e inflamações na região genital e quando não tratada pode comprometer a região uterina causando até infertilidade.

      Saber a posição em que se encontra o útero é muito importante, assim quando houver uma mudança de posição você saberá e terá mais chances de descobrir um possível problema com antecedência, além disso é também importante quando a mulher busca realizar alguns procedimentos como a inserção de DIU.

      Principais Doenças no Útero

      A região do útero pode apresentar diversas doenças, por isso é muito importante estar atenta a qualquer possível sintoma como sangramentos fora do ciclo e dores intensas na região abdominal. Caso perceba algo de estranho procure um médico. Entre as principais doenças do útero estão os miomas, pólipos, o útero retrovertido, endometriose e câncer de útero.

      Mioma

      Os miomas são tumores benignos e muito comuns entre as mulheres, principalmente nas mais jovens e de pele negra. Embora não seja conhecida a causa do desenvolvimento dos miomas em alguns casos eles estão relacionados com o desequilíbrio nos hormônios femininos.

      Dessa forma o mioma pode surgir (um ou vários), crescer e diminuir sozinho. Entre os sintomas estão menstruação intensa, prisão de ventre e dor durante as relações sexuais.

      Pólipo

      Os pólipos são bolinhas que se desenvolvem a partir de alterações hormonais na parede do útero, e embora sejam benignos podem se tornar malignos. Costumam aparecer em mulheres que estão na menopausa, porém também ocorre em mulheres mais jovens.

      Dependendo do seu desenvolvimento e tamanho os pólipos podem dificultar a gravidez. Entre os principais sintomas estão menstruação irregular e sangramento após as relações.

      Útero Retrovertido

      Como já falamos acima nem sempre o útero retrovertido é um problema, às vezes é apenas a posição do útero da mulher, porém em alguns casos e quando há a mudança de posição o útero retrovertido pode ser um problema.

      Normalmente causado por infecções, inflamações e miomas. Os sintomas dessa mudança de posição não são tão intensas, mas algumas mulheres podem apresentar dores nas costas, durante as relações sexuais, durante a evacuação e micção.

      Endometriose

      A endometriose é a presença do endométrio em outros órgãos do corpo, como ovários, trompas e bexiga. É uma doença muito comum entre mulheres de todas as idades e que pode se iniciar logo depois das primeiras menstruações.

      Em muitos casos pode causar a infertilidade. Entre os sintomas estão as dores durante a menstruação, cólicas intensas e duradouras, diarreia e fadiga.

      Câncer de Útero

      O câncer no colo do útero é de difícil diagnóstico e normalmente é descoberto nas fases mais avançadas da doença, já que no início não apresenta muitos sintomas. Nesse caso é preciso estar em dia com os exames ginecológicos e caso apresente alguns dos sintomas procure um médico, entre eles estão dores durante as relações sexuais, menstruação intensa, incomodo na região do períneo e corrimento vaginal com mau cheiro.

      Como Prevenir Doenças no Útero?

      Como foi possível perceber todos os principais sintomas são muito parecidos e muitas vezes comuns entre as mulheres. Para prevenir as doenças do útero é preciso visitar um ginecologista frequentemente, uma ou duas vezes ao ano, e sempre fazer todos os exames para controle e análise do sistema reprodutor. Aparecendo qualquer sintoma estranho não ignore e procure um médico.

      Saber como funciona seu corpo é extremamente importante não só para saber evitar certas doenças e ter uma vida mais saudável, mas também para se conhecer mais. Entender quais são as funções de cada órgão é necessário para as mulheres, até porque seu sistema reprodutivo é muito mais complexo do que o dos homens, com muito mais nuances e possíveis problemas a serem resolvidos.

      Agora que você já sabe exatamente o que é útero, suas principais funções e seu funcionamento, não deixe de visitar um médico regularmente e fazer os exames necessários para manter a sua saúde em dia. Prevenir é sempre melhor do que remediar.

      Veja Também: Tentantes: 5 Estranhos Sinais de Gravidez Inicial
      Foto: Ignacio Campo