O que é Varicocele e Qual o Tratamento?

Muitos casos de infertilidade masculina se dão devido a Varicocele, porém muitas pessoas nem sabem o que é varicocele ao certo, nem sabem que pode existir esse problema até tentar uma gravidez e não conseguir. A varicocele é relativamente fácil de ser diagnosticada e dependendo do caso apenas um bom tratamento pode ajudar. Porém o diagnóstico da varicocele pode ser demorado se a investigação ficar apenas na mulher para tentativas de engravidar.

O que é varicocele então? Varicocele é nada mais do que uma dilatação das veias dos testículos. A dilatação acomete justamente nas veias mais importantes, as que sustentam o testículo na bolsa escrotal e que levam a maior circulação de sangue para a região e causa inchaço da área. A varicocele impede que a circulação leve sangue e oxigenação a bolsa escrotal fazendo assim aumentar a temperatura local e diminuir a produção de esperma na maioria dos casos. Por isso é uma doença que precisa ser tratada para que o casal possa conseguir a gravidez, então podemos dizer que a varicocele é sim uma inflamação que causa infertilidade. O que causa a varicocele são diversos fatores, muitas horas em pé, ou mesmo uma pancada violenta na região podem ocasionar esse problema. Alguns homens tem o desenvolvimento da varicocele por exagerar no ritmo dos exercícios na adolescência, a aparição da varicocele é em torno de 15 a 30 anos de idade e é um desenvolvimento lento. A aparência de um testículo com varicocele é diferente, dependendo do grau, o testículo pode ficar inchado e as veias podem ser aparentes, mais grossas. A sensação que está mais pesado também é comum.

O que é Varicocele? Como Diagnosticar

O diagnóstico para varicocele pode ser simples, uma consulta com um especialista (urologista) pode mostrar o problema, porém o grau desse problema é constatado através de exames de ultrassom. O simples exame de apalpar os testículos até mesmo um espermograma podem levar o diagnostico que é realmente uma varicocele. O tratamento para varicocele em casos mais severos é a cirurgia para correção, porém os médicos optam por realizar o procedimento apenas em casos em que a infertilidade é grande e que medicamentos ou suplementos podem não favorecer uma recuperação a ponto de conseguir espermatozoides saudáveis para uma futura gravidez. Os graus da varicocele são 3:

  • Varicocele grau 1> pouca e apenas se constata ao apalpar com tosse ou esforço como sopro por exemplo.
  • Varicocele grau 2> Facilmente constatável apenas ao apalpar sem esforço.
  • Varicocele grau 3> Visível, as veias são saltadas e apenas se olhando nota-se a diferença.

O que e Varicocele, Quais os Seus Graus e Como Tratar 1

Feita a cirurgia, o prazo para recuperação total do homem é de 6 meses há 1 ano, pode-se dizer que a grande maioria dos casos tratados são de ótima recuperação. Lembrando que a varicocele não é uma “doença” agressiva e é apenas preciso tratamento se houver sinais de infertilidade, na maioria dos casos pode-se levar a vida normalmente a não ser que exista dor. O aparecimento da varicocele é lento como disse, se por acaso acontecer repentinamente deve-se investigar com rapidez, casos em que ela se desenvolve rápido demais são ligados a tumores nas mesmas veias que sustentam os testículos. Fique de olho e procure um médico sempre!

Nota da blogueira: Meu marido tem varicocele e mesmo sem nenhuma cirurgia conseguimos engravidar naturalmente por 4 vezes. O tratamento usado com ele foram simples, usou tribullus terrestres, vitamina E e também um antioxidante. Vitaminas também foram receitadas, na ocasião ele fez uso de Centrum. O médico também indicou uso de anti inflamatórios, usou cetoprofeno por 10 dias quando sentia dores. Enfim, se é o caso do seu parceiro, vale procurar um especialista para maior ajuda, com certeza vai haver uma solução.

Veja Também: Infertilidade Masculina e Espermograma – Quais os Principais Problemas

Foto: GreenFlames09