O Que Esperar no Primeiro Trimestre de Gravidez

primeiro trimestre de gravidezFinalmente o sonhado positivo chegou! Com ele vêm muitas dúvidas e claro, as mudanças. Quais mudanças acontecem no seu corpo muda no primeiro trimestre de gravidez? Quando essas mudanças acontecem e quando se preocupar quando algum sintoma sinaliza que nem tudo vai bem? Vamos lá!

A gravidez deve ser contada a partir do primeiro dia da menstruação, porém a data correta da gravidez apenas será contada com um ultrassom do começo da gestação. Na 5ª ou 6ª semana é possível ver somente o saco gestacional. À partir da 7ª semana de gestação, o embrião pode ser visto pelo exame, porém os índices de HCG (hormônio exclusivo da gravidez) já estarão presentes logo assim que o zigoto se implantar. Por volta da 4ª ou 5ª semana da gestação é possível detectar a gravidez e ai, descobrir que há um bebê (ou mais) crescendo dentro do útero.

Durante o primeiro trimestre de gravidez, o corpo passará por mudanças radicais! O corpo já não é mais o mesmo, mas a gestação não aparece ainda como gostaríamos. Para as pessoas, parece mais que você está gordinha e não grávida! Porém ainda assim, é o momento mais mágico da vida. Durante o primeiro trimestre as mudanças mais radicais são as hormonais. Seu corpo trabalha com o triplo de hormônios que está acostumado. À partir do período fértil, a progesterona toma conta do seu organismo e os sintomas podem começar antes mesmo do atraso menstrual. Quando a fecundação acontece, o organismo recebe uma descarga hormonal, avisando que o corpo lúteo deve produzir ainda mais hormônios para assegurar a saúde da gestação.

Neste momento é possível que os enjoos comecem com tudo! O sono, o cansaço, as cólicas, as dores abdominais e nas costas também. Muitas vezes a vontade de urinar aumenta e muito! Algumas mulheres chegam a pensar que estão com infecção urinária, porém, pode ser apenas sintomas da gestação. O ideal é fazer um exame de urina tipo 1 para verificar se há mesmo algum tipo de bactéria que esteja causando as idas frequentes ao banheiro.

A barriga não é evidente, porém a gravidez pode deixar algumas marcas, como o inchaço do rosto (carinha de bolacha) e também os seios maiores. Aliás, os seios podem ser os primeiros a mudarem totalmente durante esse primeiro trimestre de gravidez! Eles ficarão mais sensíveis e as auréolas mais escuras. É muito importante lembrar-se de hidratar muito os seios e barriga para dar suporte ao crescimento que eles terão e prevenir as estrias. As manchas no rosto também são frequentes, são os chamados melasmas. Neste caso não há tratamento antes do nascimento do bebê.

A alteração de humor pode atingir as pessoas a sua volta, mas não menos do que você! A elevação dos hormônios pode deixar você biruta aos olhos de seus familiares e pessoas que convivem com você. Quando se sentir triste, brava ou chorona ao extremo, tente ficar isolada até que se sinta melhor. O comportamento é perfeitamente normal que haja alterações, e também é esperado. Apenas preste atenção caso fique triste ao extremo, isso deve ser conversado com um médico ok?

O ganho de peso ainda é discreto. Ele acontecerá com maior intensidade à partir do segundo trimestre. Porém também é frequente que mulheres com muitas náuseas e enjoos tenham perda de peso e também é normal! 500 gramas, esse é o peso ideal para ganhar ao longo de cada mês do primeiro trimestre de gravidez. Caso aconteça mais ganho, preste atenção ao que está comendo e se preferir converse com um nutricionista. O melhor é que a gestante ganhe cerca de 12 a 15 kg por gestação.

Quando Se Preocupar?

barriga no primeiro trimestre de gravidezA fase mais delicada da gravidez é o primeiro trimestre, ou seja, até a 12ª semana. Isso porque o novo ser pode ter algum problema em sua formação, e então, o aborto espontâneo acontece. A fase inicial é a mais delicada também pelos níveis hormonais, se não estiverem corretos, causará sangramentos inesperados. Não é incomum ver relatos de mulheres com gravidez inicial, 8, 9 até mais e menos semanas de gestação, com um sangramento do tipo borra e até mesmo sangramento vivo. Nestes casos o médico deve avaliar o que está acontecendo. Na grande maioria das vezes não é detectado nenhum problema, o colo do útero fechado e o bebê em perfeito estado. Então se sugere esperar para ver o que acontece. Alguns médicos também receitam medicamentos para ajudar hormonalmente.

Faça seus exames de sangue e ultrassom quando pedido, geralmente o médico pedirá dois ultrassons durante o primeiro trimestre de gravidez, uma logo no inicio, cerca de 5 a 8 semanas, e outra às 12 semanas para verificar a transluscência nucal. Caso haja alguma alteração, o médico irá prescrever mais exames para examinar corretamente o prognostico. Caso haja qualquer tipo de dúvidas, o médico é a melhor pessoa para ajudar e tirar as suas dúvidas. Caso o médico escolhido não seja tão solicito, ainda há tempo para pesquisar e se consultar com outros profissionais para se adequar à um que seja compatível com seu estilo. Nada melhor que fazer o pré natal com um médico que entenda as necessidades, dúvidas e desejos de uma gestante!

Veja também: Três meses de gravidez

Foto: jorgemejia,jcarter