No segundo trimestre de gravidez as mudanças já podem ser notadas! Após as 12 semanas de gestação, o que mais é esperado pela mulher é o aparecimento da barriga. Porém, para algumas gestantes, é mais demorada essa aparição tão sonhada!

Tamanho da Barriga

Não é difícil ver relatos de mulheres que não tem a barriga dos sonhos, aquela grandona que imaginavam que fossem ostentar logo nas primeiras semanas de gestação. O problema é que cada tipo físico e organismo são únicos, por isso, não dá para falar em padrões quando o assunto é barriga.

Podemos dizer que se o bebê estiver bem, ganhando peso adequadamente, é o suficiente pra a gravidez ser saudável. Tamanho de barriga não é sinal de saúde! Aliás, o segundo trimestre começa no inicio da 13ª semana de gravidez e vai até a 27ª semana de gestação.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Descoberta do Sexo

Para a maioria das gestantes, o momento esperado do segundo trimestre de gravidez é a descoberta do sexo. Para poucas que já fizeram a sexagem fetal, resta confirmar o sexo, porém para a grande maioria, a 16ª semana, é a mais esperada para fazer o ultrassom e finalmente ter a notícia: Menina ou menino?

Neste momento também já se pode pensar em começar os preparativos para a chegada do bebê e também escolha dos possíveis nomes. Também é preciso se preparar para a morfológica. Normalmente os médicos recomendam que se faça da 20ª até a 24ª semana de gestação.

Primeiros Movimentos do Bebê

O segundo trimestre de gravidez reserva ainda muitas surpresas, os primeiros movimentos do bebê começam a serem sentidos bem levemente. Até parecem bichinhos andando por dentro da barriga. Começam bastante leves, e passam a ficarem mais fortes com o passar do tempo.

Há gestantes que não conseguem notar esses movimentos claramente e podem se preocupar. Normalmente na primeira gravidez, é mais difícil sentir esses pequenos sinais iniciais, mas ficam bastante notórios à partir da 18ª semana de gestação. Por volta da 20ª é quase certeza de que já sinta completamente o bebê se movimentar.

Vídeo Explicativo

Agora com a barriga um pouco maior, também é possível sentir algumas dores na coluna. Elas são normais! Aliás, dor é a palavra para uma gestante. Desde o começo, ela pode senti-las em diferentes locais e proporções. Cólicas, dores no pé da barriga, puxões, câimbras, dores nas costas, e até mesmo em outros lugares do corpo como pescoço, pernas e braços. Tudo isso efeito dos hormônios que a gestação produz para acomodar o novo ser que está em formação.

Uma dica para as gestantes: quer melhorar o prazer do sexo durante a fase gestacional? Use gels lubrificantes a base de água que fazem o papel do muco cervical e ainda controlam o pH vaginal, reduzindo as chances de proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. A Famivita desenvolveu o lubrificante perfeito para as tentantes e gestantes, o FamiGel. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Freqüência Urinária

Além disso, a frequência urinária pode aumentar bastante. Com o peso que o útero e bebê fazem sobre a bexiga, é possível ter a sensação de bexiga cheia o tempo todo. Com isso, as frequências ao banheiro durante o dia e também à noite, são muito maiores! Dormir começa a ser um privilégio.

Sono

Falando em sono, algumas gestantes podem ter insônia sem motivo aparente. A gestação pode causar esse fenômeno, e, também o contrário. Na maioria das vezes, pode-se notar uma sonolência muito grande.

É comum ver um relato de mulheres que estão dormindo até sentadas durante o dia. O excesso ou falta de sono podem atrapalhar, eu sei bem disso. Passei pelos dois extremos.

Se você ainda não escolheu seu médico de pré natal, é melhor resolver esse detalhe agora no segundo trimestre de gravidez! Algumas mulheres tem tido dificuldades em encontrar um bom profissional, ainda mais quando é atendida por um plano de saúde.

A grande maioria dos obstetras não faz o parto com remuneração pelo plano de saúde e cobram o procedimento particular. Algumas vezes, o valor pode chegar até R$12 mil! Você dispõe desse dinheiro? Ótimo! Mas quem não consegue pagar tem que ter um plano B. Ou tem seu bebê com um plantonista, ou encontra um médico do próprio convênio que faça o parto.

A maioria dos planos de saúde possuem ambulatórios para atendimento das gestantes, e esses médicos fazem o parto. Consulte seu plano de saúde para ter maiores informações.

Quando Se Preocupar?

Para a gestante, as idas ao banheiro frequentes podem ser um sinal normal, mas quando a vontade aparece sem o xixi, ai a luz amarela deve acender. Exames de urina resolvem o problema, pois algumas vezes há infecção urinária que deve ser tratada.

Perda de Líquido

Também se recomenda ficar atenta à quantidade de liquido que aparece na calcinha. A umidade é normal, porém não deve ser exagerada. Se houver suspeita de bolsa rota, contate seu médico imediatamente ou vá à maternidade para um exame e exija um ultrassom para detectar possíveis baixas de liquido.

Exame de Curva Glicêmica

Nesta fase o médico também deve pedir exames de glicemia. A curva glicêmica para a gestante é fundamental! Nela detectará qualquer possível diabetes gestacional, e no segundo trimestre de gravidez é comum que tenha alguma alteração.

Mesmo que não tenha sinais de crescimento fetal acelerado (GIG grande para idade gestacional) é necessário investigar. Igualmente o baixo peso do bebê (PIG pequeno para idade gestacional). Deve-se monitorar o fluxo de sangue e nutrientes da placenta para o bebê. O exame que detecta essas alterações é o ultrassom com doppler. Caso haja algum tipo de alteração, seu médico irá orientar o que fazer e também ficar alerta.

Pressão Arterial

A pressão arterial é um ponto chave no segundo trimestre de gravidez. Para mulheres hipertensas é possível ter alterações como picos, e por isso a medicação ideal deve ser receitada pelo médico.

Devemos lembrar também que o ganho de peso materno nada tem a ver com o peso do bebê. Controlar a alimentação e comer saudável é a melhor escolha, porém, sair fora da dieta de vez em quando não faz mal à ninguém!

Aproveitando o espaço, gostaria de contar uma novidade para nossas leitoras gestantes. Eu e a empresa Famivita, pensando nas necessidades nutricionais e também dificuldades das mulheres durante a fase gestacional, desenvolvemos um polivitamínico gestacional completo com todas as vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento fetal com um diferencial das demais vitaminas, o tamanho da cápsula. Como é muito difícil engolir cápsulas e comprimidos durante o período de enjoos e náuseas, que em alguns casos pode se estender por toda gestação, produzimos a vitamina FamiGesta em pequenas cápsulas que são facilmente engolidas, do tamanho de um MM’s. Você pode adquiri-la aqui nossa loja virtual.

Veja também: Líquido Amniótico – Baixo ou em Excesso Traz algum Problema?

Foto: Arthur.Pan, Deannster