O Que Esperar no Terceiro Trimestre de Gravidez?

terceiro trimestre de gravidezAnsiedade. Esta é a palavra chave do terceiro trimestre de gravidez. Você já fica imaginando como seu bebê está formadinho dentro da sua barriga e a cada dia que passa, a vontade de conhecer o bebê que está gerando aumenta mais e mais. Ao mesmo tempo em que, não vê a hora do parto chegar, fica se perguntando se irá ser uma boa mãe, se vai dar conta do trabalho que a espera em poucas semanas. Não é difícil encontrar relatos de mulheres no terceiro trimestre de gravidez, se perguntando se fizeram uma boa escolha em engravidar, seja a primeira, segunda ou terceira gestação. Esse sentimento de insegurança pode bater a sua porta! Mas saiba que tudo é isso é passageiro, certamente assim que o bebê nascer, irá sentir segurança, firmeza e disposição suficientes para cuidar do seu bebê.

Nesta fase pode-se ficar mais cansada do que no segundo trimestre de gravidez onde a disposição é uma das melhores coisas que podem acontecer após um trimestre atribulado cheio de náuseas e enjoos. A barriga certamente está muito mais pesada do que anteriormente. Agora, o bebê está em processo de crescimento. Sua formação está completa e ele precisa ficar dentro do útero para ganhar peso e também amadurecer o pulmão para conseguir respirar sozinho após o nascimento.

Os cutucões e movimentos dele são mais intensos e dolorosos. Por que será que o bebê gosta de chutar a costela da mamãe? Respirar então pode se tornar uma tarefa não tão fácil. A pressão que o bebê e o útero em constante aumento faz durante o terceiro trimestre de gravidez contra o pulmão, pode dificultar a respiração. Levantar, abaixar, se virar, colocar uma simples meia nos pés é uma tarefa de outro mundo!

Já viu uma tartaruga virada de casco para baixo? Ela não consegue se levantar sozinha não é? A gestante no terceiro trimestre se sente exatamente assim. Tem momentos em que a mulher deita e não consegue se levantar, além de ficar sem ar em determinadas posições. Por isso é importante ter ajuda em determinadas situações, aquela mãozinha para colocar a calcinha ou meia será sempre bem vinda. Neste momento o papai pode ajudar muito! Bote o maridão para colaborar com a mamãe nas vestimentas e tudo que precisar.

Como Lidar Com os Incômodos do Terceiro Trimestre de Gestação?

gravida no terceiro trimestreFazer um exame de ultrassom de mais de 5 minutos deitada de barriga para cima pode ser uma tortura! Isso porque o peso da barriga sobre o diafragma dificulta a respiração. Por isso se for o seu caso, converse com o médico sobre a posição, pois, ele certamente irá ajuda-la dando um tempo ou modificando a forma de fazer o exame para que não fique sem ar. Devemos lembrar que a melhor posição para a gestante é a do lado esquerdo, ela libera o peso da veia cava que leva oxigenação ao cérebro da mamãe e ao feto também. Também é possível que você sinta seus pés incharem mais, seu coração acelerar, e muito mais calor. Tudo isso devido ao excesso de circulação de sangue no corpo.

A sensação de umidade vaginal também pode aumentar. É possível que pela pressão do útero sobre a bexiga, a mulher tenha pequenos escapes de urina. Vale lembrar que a urina tem cheiro de xixi, outro episódio de escapes de liquido sem cheiro ou com odor de água sanitária, é preciso investigar mais a fundo para verificar a possibilidade de bolsa rota. Pequenos escapes de uma gosma sanguinolenta podem começar a acontecer também. Estes certamente são partes do tampão. Porém se houver qualquer duvida sobre a proveniência deste muco, verifique com seu médico. Ele é capaz de dizer se há ou não dilatação e possíveis indícios de trabalho de parto (prematuro ou não).

As dores nas costas são companhias constantes neste terceiro trimestre de gestação. Além disso, dores nas pernas e também pontadas na vagina. Algumas vezes a mulher pode ter a sensação de que os ossos do da bacia estão se abrindo tamanho o incomodo. Isso se dá pela movimentação do útero (mais baixo) e possível encaixe do bebê na pelve.

Porém o terceiro trimestre de gestação não é só incômodo, há a parte boa também! Preparar as roupinhas para a chegada do bebê, lavar, passar e arrumar as gavetas é um prazer sem igual para a mamãe. Arrumar o ninho para a chegada do bebê faz parte do instinto materno. A mala maternidade e também o quartinho do bebê são preparados com todo capricho. Não há sensação igual quando tudo está pronto somente à espera do bebê.

Agora é a hora de providenciar as lembrancinhas e também o chá de fraldas ou de bebê se for o caso. Se não tiver feito a lista antes, então se apresse, falta pouco para o seu bebê nascer! Também é possível fazer o ensaio de gestante. Ele ficará muito mais bonito com a barriga bem saliente e toda a família babando em volta. Caso tenha mais filhos, envolva-os nesse momento. Certamente despertará o mesmo amor pelo bebê que está por chegar. Se o seu médico não lhe deu seu contato, então peça o quanto antes! Caso sinta alguma mudança brusca ou sintoma estranho ligue imediatamente para ele ou vá à maternidade.

É hora para se preparar para o parto! Se ainda não viu a maternidade e as rotas para chegar até lá, é hora de fazer. Cronometre o tempo de cada caminho em diversos momentos do dia e da noite, imagine ficar presa no engarrafamento durante o trabalho de parto? Melhor prevenir! Também converse com seu médico sobre o tipo de parto que será possível ter. Se deseja um parto normal, saiba que é possível que o nascimento aconteça até as 42 semanas de gravidez. Também é possível ajudar a acelerar o trabalho de parto. Pensando já no parto, deixe a sua depilação em dia! Imagine chegar lá na maternidade com uma floresta a ser devastada? Escolha a melhor depilação para você e capriche nela! Se não quiser tirar todos os pelos pubianos, pode-se fazer uma depilação bem cavada, principalmente se for ter seu bebê por via cesariana.

Dica: Se ainda não tem ninguém para ajudar no pós-parto é hora de se organizar. Caso for ficar sozinha com o bebê, faça um pequeno estoque de produtos básicos na dispensa e se for o caso peça ajuda da sogra, cunhada, amiga ou madrinha do bebê. É hora de unir forças para ajudar a puerperante seja lavando uma louça, lavando a roupa, passando as roupinhas, limpando a casa e fazendo a comida. Você vai agradecer quando este momento chegar!

Veja também: O Que Esperar no Segundo Trimestre de Gravidez?

Foto: Laurence Vagner,miss pupik