O parto normal tem voltado como principal opção de nascimento dos bebes cada vez com mais força, tanto por indicação mais saudável como por escolha das mulheres. Ganhou um novo nome, o parto humanizado, onde todo respeito à mulher e ao seu corpo é colocado em prioridade, dando a chance de a mulher vivenciar cada segundo do trabalhar do seu corpo e sentir todas as sensações até o momento de pegar seu bem mais precioso nos braços.

Com isso uma nova modalidade de trabalho nasceu a DOULA. Mas doula é uma parteira ou só uma acompanhante? O que ela faz durante o trabalho de parto e durante a gestação? Afinal, o que faz uma doula?

O que é Uma Doula?

O nome doula tem origem grega e significa “mulher que serve” e sabendo o real trabalho destas mulheres vemos que sua origem se encaixa exatamente ao seu trabalho.

Antigamente o mais comum quando uma jovem engravidava, era normal ser assistida e aconselhada durante todo o processo gestacional por mulheres de sua família mais experientes, assim como acompanhantes na hora do parto que em muitas das vezes ocorriam nas próprias casas assim como os cuidados com o bebê nos primeiros dias.

Com o passar dos anos, os nascimentos foram migrando para as maternidades e esses acompanhamentos foram deixados de lado, ocorrendo somente após o nascimento do bebê até a recuperação da mãe.

Visando essa falta de acolhimento que as mulheres hoje em dia encaram durante a maternidade, as doulas vieram pra preencher esse vazio e oferecer as gestantes o apoio, as informações, a atenção e toda paciência que uma mulher necessita nesta fase.

Grávida após 3 anos!
"Após 3 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." Lidyane, grávida de 3 meses
Saiba mais!

O que Precisa Pra ser Uma Doula?

Porém, para ser doula não basta só querer, pois é necessário conhecimento sobre o assunto para que possa passar segurança e informações corretas para o casal ainda durante a gestação. Alias, o seu trabalho é iniciado assim que procurada durante a gravidez e deverá orientar e aconselhar para preparar os futuros pais fisicamente e emocionalmente para cada passo do trabalho de parto e parto.

A doula deve estar ciente de cada evolução da gravidez, acompanhar cada passo e ser avisada quando iniciado o trabalho de parto. O papel dela será trazer tranquilidade para o momento, preparar o ambiente, assim como ajudar a relaxar e encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e o parto em si.

Devido a sua preparação pode proporcionar opções e formas de relaxamento a fim de aliviar as dores como banhos mornos, massagem e formas de respirar.

Após o nascimento a ligação entre doula e família continua, onde os cuidados com o bebê assim como a amamentação são assuntos de acompanhamento e aconselhamento. Uma dúvida bem comum em relação à doulas é em relação ao parto.

Muitas pessoas acreditam que é a doula responsável pela realização do parto e isto é uma inverdade! Doulas não podem executar nenhum procedimento medico, nem exames e muito menos cuidar da saúde e primeiros atendimentos do recém-nascido. A presença de uma doula não dispensa o acompanhamento de um medico, enfermeira ou equipe apropriada para fazer um parto.

A doula não sabe e não deve discutir sobre procedimentos e muito menos decidir sobre o que fazer durante o parto, responsabilidade esta cabendo somente a uma parteira ou medico especializado em obstetrícia.

Para você encontrar sua doula converse com suas amigas que passaram por um parto recentemente e teve o acompanhamento de doula, ela pode te indicar. Caso não conheça nenhuma, existem alguns sites que direcionam a equipes em cada região de cada estado, vale a pena bater um papo com elas, ver os benefícios e discutir em questão de valores.

Como Ser Doula? Existe Algum Curso?

Sim, para você ser e trabalhar como doula é necessário preparação e realização de um curso. Claro que o desejo e o amor pela maternidade e o nascimento farão toda diferença na sua caminhada.

Muitas mulheres conhecem e se despertam por um lado que antes nem conheciam, descobrem a essência da vida e conseguem enxergar muito além do trabalhar do corpo para o nascimento de uma nova vida.

Existem grupos em todo o mundo de preparação e formação de novas doulas. O curso consiste em aula teórica e prática com demonstrações práticas e reforço e explicação da importância do parto natural.

Aponta também os perigos e problemas da cesariana desnecessária assim como o excesso de medicações utilizadas durante os procedimentos. Doulas recebem a conscientização através das recomendações da Organização Mundial de Saúde, que o parto sem intervenções é a melhor opção para praticamente todos os casos.

Como se Tornar Uma Doula?

Para se tornar uma doula é necessária ter mais que 18 anos, não precisa trabalhar na área da saúde e muito menos ser mãe, pode ter passado por uma cesariana ou não ter experiência com a maternidade. Basta ter amor pelo assunto, interesse e vocação para poder se dedicar e vivenciar esse momento.

O trabalho de uma doula esta longe de ser o trabalho dos sonhos, pois é cansativo, com dificuldades, encaram imprevistos e sem horários regrados que podem ocorrer até no meio de uma madrugada.

Existem instituições de capacitação para doulas, porém o trabalho não é reconhecido como profissão. O trabalho consiste em voluntariado ou doulas particulares que cobram o serviço/atendimento com custos diferenciados. Uma das instituições mais conhecidas e recomendadas nesta área é o GAMA que oferece cursos em diversos locais no Brasil e alguns locais no exterior.

A presença da doula nem sempre é autorizada em todas as maternidades devendo ser escolhido o acompanhante entre o pai e a doula, resultado disso são cada vez maiores os números de partos domiciliares.

Porém atualmente uma lei esta em processo de tramitação para que as doulas possam se adentrar nas maternidades sem maiores problemas, desde que estas devidamente certificadas e inscritas nas instituições de saúde obrigatória. A lei ganhou o nome de “lei das doulas”, onde alguns estados já aprovaram a lei e aqui em São Paulo ainda continua em processo de tramitação.

Veja Também: Parto Natural – A Força e Beleza de Ser Mulher

Fotos: PROWendy Kenin, Wendy Kenin