Uma das grandes preocupações das grávidas é sobre a saúde do seu bebê dentro da barriga. É claro que os exames e as visitas médicas e o pré-natal ajudam a dar um panorama geral e muitas vezes alívio para as mais desesperadas.

Porém, quando se trata do peso do bebê muitas mulheres ainda ficam com aquela pulga atrás da orelha.
Será que ele está pesado demais? Será que está leve demais? O que influência o ganho de peso do bebê na barriga? O que comer para aumentar o peso? E como fazer para diminuir?

Foi pensando em todas essas dúvidas que resolvemos juntar as principais informações sobre o peso do bebê dentro da barriga da mãe para que você possa ficar menos preocupada e mais tranquila durante a gravidez. Mas antes de mais nada, você sabe como é calculado o peso do bebê dentro da sua barriga?

Como Saber o Peso do Bebê na Barriga da Mãe?

É importante sabermos que durante uma parte da gestação o bebê é muito pequeno e não tem ganho significativo de peso, porém é a partir da 20ª semana que as coisas começam a mudar.

A partir desse momento o bebê começa a ganhar peso mais rapidamente, podendo ganhar até 200g por semana. Nas últimas semanas de gestação esse crescimento é ainda mais acelerado.

Para saber a estatura de um bebê os médicos fazem um cálculo a partir dos exames de imagem, como o ultrassom. Esse cálculo é basicamente o tamanho do fêmur multiplicado por sete. Com esse resultado é possível saber se o bebê está grande ou pequeno demais.

Grávida após 3 anos!
"Após 3 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." Lidyane, grávida de 3 meses
Saiba mais!

Porém é sempre bom ressaltar que uma gestação é diferente da outra e cada bebê ganha peso levando em conta vários fatores, como a estatura dos pais e o tipo de alimentação da gestante.

Não é preciso ficar preocupada se o seu bebê não ganha peso como você acha que deveria, converse com seu médico e caso haja algo errado ele irá te consultar da melhor forma.

O Peso da Mãe influência de Alguma Forma no Peso do Bebê?

Sim, podemos dizer que o peso da mãe durante e também antes da gestação influência o ganho de peso do bebê na barriga. Isso porque tudo depende da alimentação e do tipo de vida que a mulher leva durante todo esse período de gravidez.

Uma mulher que tem um hábito alimentar irregular pode gerar um bebê com problemas de sobrepeso. Portanto, é importante sempre cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos adequados para cada período e dar uma atenção especial ao corpo e a saúde durante a gestação.

E esse cuidado deve começar o mais cedo possível. O ideal é procurar um médico especialista assim que a mulher começa a planejar uma gravidez. Quanto antes regular o hábito alimentar, melhor!

Comer Muito Aumenta o Peso do Bebê?

Sabendo disso, podemos concluir que comer muito de forma descontrolada e sem seguir uma dieta adequada pode levar o bebê a ganhar peso de maneira indesejada, podendo causar problemas como o sobrepeso não só no nascimento, mas também durante a vida. Caso a gestante tenha dificuldades para se alimentar ou criar um hábito alimentar saudável ela deve avisar o médico que poderá receitar uma dieta e suplementos alimentares.

Alimentação Para Aumentar o Peso do Bebê

O ganho de peso do bebê deve acontecer naturalmente e isso deve acontecer quando a mulher se alimenta corretamente e leva uma vida saudável. Porém quando é necessário fazer uma alimentação com o intuito de fazer com o que o bebê ganhe peso quase sempre são receitados suplementos alimentares que ajudam e complementam a alimentação da mulher.

É importante saber que durante a gravidez uma mulher deve engordar entre 10 e 15kg, porém isso varia em cada caso. No caso de mulheres mais magras é recomendado ganhar ainda mais peso, já em mulheres com obesidade o ideal é não passar dos 11kg.

Muitas mulheres acreditam na frase “comer por dois” durante a gestação, mas isso é um mito. É preciso comer apenas o necessário e de forma saudável. Não adianta exagerar para fazer o bebê ganhar peso, isso pode acabar trazendo complicações tanto para a gestação quanto para o bebê após o nascimento.

Alimentos Não Recomendados na Gestação

Durante a gestação a dica básica é seguir uma alimentação saudável. Quando a mulher não apresenta nenhum problema de saúde e está levando uma gravidez tranquila não há muito com o que se preocupar.

Porém se a mulher já possui alguma doença como hipertensão ou diabetes ou também apresentou alguma complicação durante a gravidez é importante estar atenta ao que comer durante esse período. Provavelmente o médico a ajudará nessa tarefa.

Alguns dos alimentos que não são indicados durante a gravidez são alguns tipos de peixe, como atum, e principalmente peixes crus, assim como ovo cru e carnes mal passadas, pois esses alimentos podem oferecer um risco maior de contaminação e infecção.

As grávidas também devem ficar longe das bebidas alcóolicas, pois além de poder causar danos graves como a má formação, o consumo de álcool também está ligado com o baixo peso do bebê.

Também se recomenda que a gestante não tome ou diminua consideravelmente o consumo de bebidas com cafeína. Além de tudo é muito importante lavar muito bem as frutas e verduras antes de serem ingeridas.

Portanto, dê preferência para as carnes magras, aveias, castanhas, frutas, legumes, leite desnatado e feijão! Procure manter uma alimentação o mais livre de gorduras e açúcares possível.

Como você pôde perceber, existem muitos mitos sobre o que influência o ganho de peso do bebê na barriga de uma mulher e muitas coisas que nós acreditamos na verdade não funcionam.

É exatamente por isso que se deve sempre pesquisar e fazer o melhor uso possível das informações que você obtém. Cuidado para não acabar caindo nos mitos e ter uma alimentação que não vai te ajudar a fazer o bebê ganhar ou perder peso.

Lembre-se que o mais importante é sempre manter um hábito alimentar saudável, rico em vitaminas e proteínas, além de tudo esse é só o começo e, depois que o bebê vier ao mundo, muitas outras preocupações virão. E isso é muito positivo!

Veja Também: Ganho de Peso Ideal na Gravidez
Foto: James Gathany