Um pequeno guia de uma mamãe experiente em mala de maternidade! O segundo a minha prática com o que levar para a maternidade, é muito simples. Mas para as mamães de primeira viagem pode se tornar um pouco complicado. Então, vou colocar os principais itens e você pode ir alterando conforme a sua preferência.

Normalmente fica-se 2 a 3 dias na maternidade em caso de cesárea, e em caso de parto normal de 1 a 2 dias. Então, prevendo esse prazo, montei uma lista de maternidade para facilitar. Mas vale lembrar a dica preciosa de que cada troca é organizada em um saquinho. Além de não sujar, ajuda muito na hora de trocar o bebê ou pedir para um acompanhante encontrar a roupa mencionada. Também é bem legal etiquetar as trocas, como primeira, segunda etc. Vamos lá:

Roupas e fraldas

4 trocas de roupa para o bebê com:

  • 1 macacão, 1 body, 1 calça ou mijão, 1 meia, 1 fralda (organizados por dia dentro de um saquinho)
  • 2 mantas se for verão ou, se for no inverno, 1 manta e 1 cobertor
  • Luvinhas e touca se estiver frio
  • 4 toalhinhas de boca
  • 2 fraldas de pano
  • 2 toalhas fraldas (daquelas toalhas que tem a fraldinha dentro, são macias e não machucam a pele do bebê)
  • Se você achar necessário leve também peças avulsas, 2 de cada por exemplo, 2 body 2 calças 1 macacão extra para casos de emergência.
  • Saída maternidade com macacão e manta

Itens de higiene

Higiene:

  • Sabonete líquido da cabeça aos pés
  • Cotonete (separe um pouco naqueles saquinhos de zíper que tem no supermercado ou coloque em uma caixinha limpinha)
  • Álcool 70%
  • Lenço umedecido (dê preferência para os hipoalergênicos)
  • 1 pacote de fraldas recém-nascido
  • Chupeta. Isso é opcional mesmo, mas confesso que para mim foi uma baita ajuda na maternidade!
  • 1 saquinho plástico para roupa suja
  • 1 trocador
  • 2 cueiros

IMPORTANTE: Normalmente as maternidades dão no dia da visita uma lista de itens necessários. Essa lista pode variar de maternidade para maternidade, então informe-se. Vai poupar que você fique quebrando a cabeça do que é realmente necessário e vai evitar milhões de malas.





Outros itens para levar fora da mala de maternidade

Bebê conforto no carro para ir embora para casa, e as lembrancinhas junto com a porta maternidade e, no caso de meninas, alguma tiara se preferir, mas não se anime demais. Lembre-se que sempre há possibilidade de caso faltar alguma coisa, o marido ou algum parente ou amigo pegar para você e sempre tem farmácias ao redor de maternidades.

Meninas, já vi que muitas mamães têm dúvidas em relação a o que levar para a maternidade, mas saibam que a minha experiência já me ensinou muito quando o assunto é esse. Então o que levar na mala da maternidade, como montar uma mala de maternidade sem excessos e sem deixar que falte nada ao bebê e para a mamãe nos dias em que ficarão na maternidade?

Que estação do ano o bebê vai nascer?

O primeiro passo é saber quando seu bebê vai nascer, se ele vai nascer no clima frio, ou no clima mais quentinho, ou seja inverno, verão ou meia estação. Se for inverno, invista em roupinhas de plush e de lã mais quentinhas, mas se for no calor vale as roupinhas de malha mais finas, ou algodão. O segundo passo é consultar a maternidade onde o bebê vai nascer. Provavelmente lá terá uma lista onde eles orientam mais ou menos o que levar para a maternidade.

Isso é o básico e acreditem, vá adaptando conforme você achar necessário, mas saiba que são apenas 2 ou 3 dias que passam voando. A não ser que você vá ter o bebê muito longe de casa, não há necessidade de encher o quarto da maternidade de coisas que no final vão só fazer volume e você nem acaba usando, ok?

Dúvidas das leitoras:

Como organizar a mala de maternidade?

A organização dependerá da estação que o bebê irá nascer, e assim separar as peças necessárias para vestir e montar cada kit. Para facilitar sua vida na maternidade, e das enfermeiras caso for esse o serviço, separe em kits cada troca contendo body, meia, calça, macacão e fralda.

Dependendo da temperatura você pode trocar ou tirar algumas peças para algo ajustado à sua necessidade. Para separar os kits você pode utilizar saquinhos plásticos transparentes ou até mesmo saquinhos de TNT que ficam bonitinhos. Dentro da mala, organize de forma que não amasse as roupinhas e coloque os produtos de higiene necessários nos compartimentos da mala para não misturar. É sempre bom colocar os líquidos em um saquinho fechado para evitar que derramem e façam aquela lambança.

Como escolher a mala da maternidade?

Normalmente as mamães vão nas opções de personagens conhecidos, marcas famosas ou até mesmo pela beleza da mala e esquecem de verificar o principal, a funcionalidade da mala!

A mala da maternidade deve ter compartimentos de divisórias, bom espaço para organizar as roupinhas e ainda levar todos os itens necessários durante a internação como fralda, pomada, álcool 70% e o que for solicitado a mais na lista da maternidade. Porém, um jogo de malas não é essencial. Basta uma grande e uma frasqueira, assim poderá carregar menos coisas depois com maior conforto. Dê preferência para aquelas mochilas, são ótimas. Também é recomendável verificar o peso da bolsa. Eu mesma tive problemas com isso, a mala pesava muito! Por isso usei somente na maternidade, uma pena.

Quando arrumar a mala da maternidade?

Mesmo que o desejo e ansiedade de arrumar tudo logo seja grande, não é preciso ter pressa. O ideal é deixar pronto a partir das 32 semanas. Em média, com 2 meses de antecedência já é o suficiente pra deixar tudo prontinho e sem esquecer de nenhum item para o grande dia.

Dica Imporante: Muitas mulheres não sabem mas a também recomenda-se vitaminas pós parto! Para mulheres que amamentam, a FamiGesta é a mais completa. Pode conhecer mais sobre ela aqui.

Veja também: Mala de Maternidade da mamãe o que levar?

Fotos: Tutti Mami, Taiza Gravidinha, Moda dos Anjinhos