Não tem momento mais esperado por uma gestante do que fazer a mala do bebê para o momento tão aguardado. Mas o que levar para a maternidade que seja útil e não apenas seja um aglomerado de coisas para levar para o hospital? Toda vez que me lembro da primeira ida a maternidade lembro do marido parecendo um carregador de hotel, com várias malas, ele quase não conseguia caminhar com tanta coisa para levar! Então que tal uma lista que pode reduzir essa quantidade de coisas? O que é realmente necessário na maternidade?

Muitas mamães têm duvidas de o que levar para a maternidade, mas uma lista curta de utensílios e roupinhas pode ajudar e muito na hora de montar a mala tanto do bebê como da mamãe também. Então o que realmente é necessário levar para a maternidade, o que não podemos deixar de colocar e o que pode se tornar supérfluo nesse momento. Um detalhe importante a se ressaltar, o enxoval deve ser feito de acordo com o período do ano que o bebê vai nascer, deve-se saber se o parto acontecerá no verão ou inverno, pois o enxoval de ambos é bem diferente em termos de tecidos. Um mais quentinho para o inverno e outros mais frescos para o verão. Montei a listinha, mas tudo vai de acordo com o a estação do ano certo? Com experiência em três gestações me tornei prática na hora de montar a mala, claro que errando e acertando em alguns aspectos e então vou deixar minhas dicas aqui para colaborar com quem ainda está nessa fase de descobrir o que levar para a maternidade que seja útil, vamos a lista:

O que Levar para a Maternidade – Para o Bebê

Alguns detalhes podem fazer a diferença como, por exemplo, trocar o cobertor por mais uma manta na época de calor e também dar preferência a cobertores de microfibra mesmo em invernos mais severos pois, eles são quentinhos e bem mais leves e maleáveis para manusear. Uma boa dica é fazer um pacote com toda a troca de roupas do bebê e colocar inclusive a fralda junto. As meias e luvas podem ir junto ao kit, eu sempre utilizei saquinhos de plástico comuns, desses comprados em casas de embalagens e fechados com uma fita bonitinha. Assim na hora do banho e da troca de roupa, fica muito mais fácil de utilizar, pois está tudo ali a mão. Uma boa dica também é levar uma peça de cada roupa sobressalente, assim se houver algum acidente de percurso (vazar a fralda ou o bebê regurgitar, tem uma nova peça fora do kit para colocar).

O que Levar Para a Maternidade – Para a Mamãe

  • 3 camisolas ou pijamas de abrir na frente
  • 1 roupão ou hobby
  • 5 calcinhas pós parto
  • 2 pacotes de absorvente noturno
  • 2 sutiãs de amamentação
  • 6 protetores absorventes de seio
  • 2 pares de meia (inverno)
  • Shampoo, sabonete, creme e escova
  • Toalhas
  • Maquiagem
  • Câmera fotográfica
  • Carregadores de celular e câmera
  • Enfeite de porta e lembrancinhas

Para a mamãe deve ser mais simples resolver o assunto e saber o que levar para a maternidade, o mesmo conselho da época e da estação do ano deve ser seguida, pois os tecidos também irão mudar. Aconselho pijamas ou camisolas que abram na frente para facilitar a amamentação e também calcinhas sem costura e altas para ajudar e não pegar no local caso o parto seja cesárea. Na mala da maternidade também deve-se deixar espaço para o papai! Normalmente o quarto da maternidade permite que ele fique por lá, se for apartamento, então é fundamental levar toalhas e uma troca de roupas para quem ficar de acompanhante. Embora possa vir para casa, o papai pode ficar receoso em deixar o hospital nesse período então melhor prevenir e ter a mão para uma emergência.

Em caso de dúvida do que é realmente necessário na sua maternidade é aconselhável pedir a lista da maternidade, a maioria fornece uma com os principais itens a se levar. Algumas fornecem absorventes e fraldas, além de sabonetes e toalhas então esses itens podem ser dispensáveis na mala, o quanto mais puder reduzir o volume para esse momento melhor será para a volta com o bebê para casa.

Veja também: Enxoval de Bebê – Como economizar e o Que é Útil

Foto: clry2, Jessica Merz