O sonho de ter filhos é algo bem comum entre os casais, mas será que todos sabem o que muda na vida do casal após os filhos? E a resposta é simples: tudo muda! Mesmo que tenha planejado esse momento por anos, toda sua rotina sofrerá mudanças. Mas vale a pena passar por este momento tão especial e vivenciar este amor incondicional e carregado de emoção.

A chegada do bebê na vida do casal acarreta algumas mudanças no casamento, sendo que toda a atenção passa a ser do pequeno e os cuidados serão redobrados para ele, com isso o casal deverá passar por um período de adaptação para esta nova situação.

Filho Planejado

Mesmo que a chegada de seu pequeno tenha sido planejada é normal a relação do casal ser afetada, segundo declaração de alguns psicólogos o índice de satisfação com o casamento tende a diminuir durante o primeiro ano com a chegada do bebê.

Os conflitos neste período também aumentam grandiosamente, também é afetada a questão emocional e física. Com a chegada de um bebê na vida do casal, os dois passam a sentir emoções de incompreensão, muitas vezes solitários e se sentem ignorados sem tempo um para outro.

Neste momento há necessidade do casal se comunicar, dialogar um com o outro, colocar para fora seus sentimentos, seus medos, tristezas e ansiedade. Com o tempo o trabalho com a criança vai diminuindo e o casal terá mais tempo para planejar e administrar o tempo a dois.

Eventos Infantis

Logo tudo vai se moldando na relação do casal e a vida social que era a dois passa a ser a três e tudo começando a girar em torno da rotina do Bebê. Uma nova oportunidade de fazer amigos e participar de eventos infantis, você começa a fazer parte do clube dos papais.

Agora as prioridades são outras e gira em torno da criança. O importante é abraçar estas oportunidades com alegria, assumindo esta nova fase, tudo pode ter mudado, mas encare com amor e não fique voltando ao antes da chegada do bebê.

Adaptação do Casal com a Chegada de Um Bebê

Com a chegada do bebê, os pais ainda não sabem muito bem o que fazer e como administrar esta nova fase, sendo mais difícil fazerem coisas simples como conversar um com outro ou dormirem juntos, apenas os dois, não há mais tempo para os dois, agora a preocupação de ambos passa a ser do filho.

Esta mudança também é sentida com relação ao sexo do casal, já não é tão livre e às vezes também diminui, agora tem que haver um planejamento até para este momento. Geralmente acontece quando a criança dorme e também tem outro vilão, o cansaço após um dia corrido de cuidados com o pequeno.

Prepare-se Para Esta Nova Fase

No primeiro ano de vida da criança, o casal tem que se privar de muitas coisas que fazia, e se adaptar para este momento. O casal deverá aprender a dizer não a vida social que tinha pelo menos por algum tempo.

  • Neste primeiro momento com a chegada do bebê é comum rejeitar convites de festas, baladas e jantares. Afinal a prioridade agora é o bebê.
  • O casal fará menos passeios românticos.
  • Todo cuidado agora é do bebê, desta forma fazer sexo diminui muito.
  • O certo é colocar uma pessoa para ajudar a cuidar da criança, assim poderá dividir
    sua atenção com o bebê e o marido.

A mudança é radical e muitas mamães afirmam que parecem mães solteiras, porém casadas e se sentem sobrecarregadas com as tarefas que acabam ficando para elas. Neste momento é bom conversar com o marido para que possa dividir as tarefas com o pequeno, hora da troca, do banho, fazer dormir, ajudar na alimentação, desta maneira os dois terão mais tempo para conversar.

Casal com Filhos Recomeço ou Final da Relação?

Este momento da chegada do bebê é de grande expectativa, um momento muito especial na vida do casal, mas as mudanças e a nova adaptação são difíceis. Para que tudo dê certo é importante o casal se unir, mesmo que a tarefa do dia a dia com a criança seja corrida e exija da mamãe e do papai o máximo de tempo.

O casal deverá dividir as tarefas cotidianas, se for possível é bom arrumar uma pessoa que ajude a cuidar da criança assim sobrará mais tempo para os dois. Assim terão tempo para se olharem e fazer coisas que acostumavam fazer antes da criança chegar.

Para manter sadia a relação o casal tem que prestar atenção em si, a mamãe tem que se arrumar, fazer cabelo, unhas, ler um livro, conversar com uma amiga e com o tempo retomar sua vida social, lógico que esta mudança agora também será estendida a chegada do bebê.

O papai também tem que repartir seu tempo com a família, mas fazer as coisas que gosta por exemplo ouvir música, marcar jantares para receber amigos e programar viagens. O bom é ter em mente que o período de adaptação com o aumento da família, deve ser encarado como uma nova experiência.

Com muito diálogo, companheirismo juntamente da responsabilidade de ambos é possível encarar novas experiências e tarefas e ainda fortalecer a relação. Mas infelizmente muitos casais se separam por não saber encarar ou se adaptar a este momento. Neste caso é bom recorrer e procurar um especialista para ajudar a controlar o stress e a insegurança desta nova fase.

Veja Também: Sexo na Quarentena e a Influência do Comportamento do Marido
Foto: Stocksnap