O Que Mulheres Grávidas Podem e Não Podem Fazer?

mulheres gravidas 1

Alguns cuidados devem ser tomados na gravidez, mas nem tudo o que dizem por ai é verdade! Mulheres grávidas às vezes são proibidas de tudo pelos amigos e parentes. Mas será que grávida pode dirigir? Será que grávida pode pintar o cabelo? Será que esmalte nas unhas faz algum mal para o bebê? Convido você a desvendar alguns mitos do que mulheres grávidas podem e não podem fazer, então vamos lá!

Mulheres grávidas são mais sensíveis pelos seus hormônios, mas nada impedem que tenham uma vida normal se a gravidez estiver saudável, é claro. A grande maioria das mulheres tende a tomar mais cuidado na fase inicial da gravidez e claro, um cuidado a mais não é ruim. Mas não se prive de fazer absolutamente tudo. Vamos começar pela lista do que mulheres grávidas podem fazer:

Dirigir – Mulheres grávidas podem dirigir normalmente e até o 7º mês de gestação. Apenas se atente ao cinto de segurança. Este deve passar na parte inferior do abdômen para não comprimir a bolsa amniótica e consequentemente o bebê. Em caso de colisão, o cinto irá pegar em uma parte que não traz risco algum para a criança. Evite dirigir quando estiver sonolenta, mas fora isso, a gravida pode perfeitamente ir e vir com segurança.

Andar de Bicicleta – Mulheres grávidas podem andar de bicicleta até o sexto mês de gestação. Apenas previna-se contra quedas e somente pratique esse exercício se estiver acostumada à ele no dia a dia e se o seu médico permitir.

Nadar – Hidroginástica e natação são excelentes exercícios físicos por serem de baixo impacto. Porém, a regra do aval do médico para tal também vale. Converse com seu obstetra, se ele permitir, pratique e muita natação! Ela ajuda muito para a hora do parto também. Um dos benefícios desse exercício é fortalecer o assoalho pélvico.

Pintar as unhas – Mulheres grávidas podem sim pintar as unhas! Apenas se atente à retirada da cutícula. Se você tem costume de fazer a unha em manicures, prefira levar seu conjunto de alicates, palitos e espátulas. Essa prevenção é importante para saber que ninguém mais usou o seu material e evitar contato com materiais mal esterilizados.

Usar medicamentos – A gestante pode sim usar medicamentos. Desde que esses sejam prescritos pelo médico. O ginecologista sabe o mais seguro para o seu estado, inclusive uso de antibiótico apropriado.

Tomar banho de banheira – Mulheres grávidas podem sim tomar banho de banheira. Mas essa permissão vale para mulheres que não tenham problemas com hipertensão ou hipotensão. Para as demais gestantes, a água do banho de banheira não deve ultrapassar 38 graus, pois, a água quente pode baixar a pressão da gestante. Evite também deixar o ambiente fechado por completo. Uma janela aberta ou porta entreaberta, evita com que a ventilação fique limitada no ambiente.

Drenagem Linfática – Essa é uma questão delicada. Alguns médicos desaconselham a prática, mas como ela é essencial para reduzir o inchaço, deve ter o aval do seu médico. Mas normalmente as clinicas tem procedimentos parecidos para gestantes que não são tão agressivos. Neste caso o risco é por conta da lesão vascular, por isso, apenas deve ser feita por um fisioterapeuta.

Papa nicolau – Mulheres grávidas podem fazer papa Nicolau, desde que o procedimento de retirada da secreção seja feito por um ginecologista.

Banho de mar – Sim, a gestante pode tomar banho de mar. Apenas desaconselha-se tomar a onda diretamente na barriga pela força que têm. O ideal é se banhar em águas calmas e que cheguem ao máximo até a altura do fêmur (coxas).

Viajar de avião – Antes do 7º mês não há problemas em andar de avião. Desde que a mulher não tenha problemas com pressão alta e tenha autorização do médico. Deve-se evitar a viagem no final da gravidez, devido à pressurização da aeronave. Aos 8 meses é necessário atestado e no 9º mês apenas viagem de automóveis e ônibus são permitidos.

Comer pimenta e condimentos – Sim, desde que não traga desconforto para a gestante como gases e azia. No inicio da gravidez aconselha-se evitar o uso da canela, teoricamente ela traria contrações uterinas.

O Que Mulheres Grávidas São Desaconselhadas a Fazerem?

mulheres gravidas 2

E o que os médicos desaconselham que as mulheres grávidas façam, ou que façam com moderação? Veja a seguir, uma pequena lista de procedimentos vetados pelos médicos ginecologistas.

Fumar e Demais Vícios – Gestantes devem abandonar o vício do cigarro assim que descobrem a gravidez. Aliás, qualquer vício como bebidas alcoólicas ou drogas devem ser abolidos neste estágio da vida da mulher. Tabagismo traz riscos à gravidez e vida da mãe na hora do parto. Proporciona um bebê de baixo peso e com deficiência neurológica, pois a baixa oxigenação atinge a placenta trazendo danos.

Contato Com Fezes de Gatos – Se você tem um bichinho de estimação, não precisa se livrar dele. Mas deve ter o máximo de cuidado com as fezes. Mulheres que fazem os exames de toxoplasmose e não possuem imunidade (Igm), não devem fazer a higiene da caixa de areia dos gatos. Peça para outra pessoa fazer essa tarefa. O contato com as fezes do animal acarreta sérios riscos de toxoplasmose que atinge o bebê fazendo com que ele tenha má formação.

Pintar os Cabelos – Algumas mulheres querem continuar a coloração dos fios na gestação, mas é desaconselhável segundo os médicos. A química usada é forte e pode penetrar no couro cabeludo. O ideal é pedir autorização do médico e também usar formulas que não contenham amônia e ainda sim não encostar-se à raiz.

Andar de Moto – O risco de queda é muito grande nesses casos. Seja a idade gestacional que esteja, é desaconselhável o uso desse tipo de veículo. O uso de transporte coletivo também é importante receber alguns alertas de mulheres grávidas. Muito cuidado ao andar de coletivo pelo risco de bater a barriga em alguma freada inesperada que podem trazer descolamento de placenta ou parto prematuro.

Depilação a laser – Troque a depilação à laser por depilação com cera ou lâmina. A depilação pode ser feita, mas a laser não tem aval dos profissionais por não terem certeza se causariam maiores problemas ao bebê.

Frutos do Mar – Deve-se evitar ao máximo frutos do mar pelo risco de desencadear alergias ou ter intoxicação alimentar. Também aconselha-se a evitar carnes e peixes crus ou mal passados pelo risco de bactérias e salmonelas. A intoxicação alimentar na gravidez é uma condição arriscada, por isso, evite esses alimentos.

Algumas coisas devem ser evitadas, como andar de salto alto no final da gravidez, pelo risco de lordose e também carregar peso. Claro que tudo deve ser feito com muita moderação. Seja qual for a sua dúvida, converse com seu médico ginecologista. Ele certamente irá tirá-las com segurança.

Veja também: O Que Levar na Mala Maternidade?

Foto: Laurence Vagner, Arthur.Pan