Você pode dizer o que está no menu antes mesmo de entrar no restaurante? O cheiro de um perfume na outra esquina embrulha seu estômago? O olfato aguçado na gravidez, esse é apenas mais um dos sinais malucos da gestação.
Não é incomum o olfato aguçado na gravidez, estudos mostram que cerca de dois terços das mulheres grávidas se tornam mais sensíveis e reativas aos aromas que as cercam quando estão gestantes.

Pode ser comida, bebida, produtos de higiene pessoal ou mesmo outras pessoas que se tornam muitas vezes, menos ou mais atraentes.

Por Que o Olfato se Torna Mais Aguçado na Gravidez?

Existem diferentes teorias sobre o olfato aguçado na gravidez, mas todas giram em torno dos diferentes processos que estão acontecendo enquanto a mulher está gerando um bebê.

O volume do fluxo sanguíneo aumenta em até 50% durante a gravidez, portanto, qualquer coisa que se desloca do sangue para o cérebro chega mais rápido e em quantidades maiores.

Isso aumenta o tempo de resposta e é por isso que o olfato aguçado na gravidez se torna muito nítido. Os centros olfativos (receptores que captam os cheiros) também podem ser afetados por esse fluxo aumentado.

Algumas pessoas acreditam que é um mecanismo de proteção para impedir que a futura mãe respire algo prejudicial para ela e para o seu bebê. Outra teoria bem aceita é de que assim como acontece com tantos sintomas da gestação, é culpa dos hormônios da gravidez novamente.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

O aumento das taxas de progesterona aguça as percepções de cheiro e sabor. É um efeito colateral causado pela proximidade entre a área do cérebro responsável pelos hormônios e a área que controla os sentidos.

Neste caso, pode fazer com que todos os pequenos aromas que são sentidos se tornem um ataque total às suas narinas. Mas, é importante lembrar que o olfato aguçado na gravidez tende a passar uma vez que o bebê nascer, ou muitas vezes bem antes.

Quando o Olfato Aguçado na Gravidez Começa?

Na verdade, o olfato aguçado na gravidez pode ser o primeiro sinal de que a mulher está esperando um bebê. Muitas delas observam mudanças no olfato já no primeiro trimestre, e é tão grande e significativa essa mudança que seus efeitos podem variar bastante entre as futuras mães.

Por exemplo, alguns especialistas afirmam que, para algumas mulheres, esse olfato aguçado na gravidez pode provocar os enjoos matinais. Um estudo até descobriu que as mulheres que nasceram ou desenvolveram distúrbios olfativos (condição chamada anosmia), não sofrem de enjoo durante a gravidez. Interessante não?

Como Lidar Com o Olfato Aguçado na Gravidez

Infelizmente não é possível cortar o nariz, mas você pode tentar evitar aromas que te deixam louca (especialmente aqueles que aumentam sua náusea e outros sintomas de gravidez.
Algumas estratégias para lidar com o olfato aguçado na gravidez incluem:

  • Use produtos de higiene sem fragrância e se estiver lutando com o cheiro dos seus produtos de higiene pessoal ou de limpeza e, obviamente, afaste-se do que está incomodando o máximo possível;
  • Se for algo no trabalho, vale a pena falar com o seu superior para ver se há outra tarefa ou área em que possa trabalhar até que essa fase passe. Algumas grávidas também encontram alivio nas pulseiras de acupressão também conhecidas como pulseiras anti-enjoos.
  • Faça da sua geladeira uma zona de aromas segura. Coloque uma xícara de bicarbonato de sódio para neutralizar odores desagradáveis e sele alimentos com cheiro forte em potes totalmente fechados.
  • Se algum aroma te passa conforto, é interessante colocar algumas gotas em um tecido ou flanela quando estiver fora. Assim, poderá sentir o cheiro quando o perfume do seu vizinho de ônibus te incomodar muito no trajeto. Isto basicamente interrompe o sinal para seu cérebro e confunde seus sentidos para ajudá-la a gerenciar as náuseas.
  • Mude para produtos naturais. Uma aversão nova a aromas sintéticos ou artificiais pode levá-la a mudar para alternativas sem fragrâncias. Os panos modernos de limpeza de microfibras podem significar o fim do uso de líquidos de limpeza química, o que é bom para a saúde do seu bebê.
  • Experimente para encontrar uma nova fragrância que não te enjoe. Elas podem ser diferentes das que você gostava antes da gravidez. A maioria das mulheres com olfato aguçado na gravidez acham que as fragrâncias de gengibre, menta, limão e cheirinho de bebê são extremamente calmantes. Aproxime-se desses aromas.
  • Cozinhe apenas os alimentos que pode sentir o cheiro sem enjoar. E se precisar, peça ajuda nessa tarefa!
  • Deixe as janelas abertas, sempre que possível, para dispersar o cheiro do almoço ou odores de mofo.
  • Lave as roupas com maior frequência do que o habitual, uma vez que as fibras tendem a manter os odores.

Peça ao seu parceiro, sua família, amigos e colegas de trabalho que, quando estiverem perto de você, que sejam gentis e respeitem ao seu olfato aguçado na gravidez.

Talvez eles possam usar perfumes mais suaves ou não fritar um peixe na sua presença. Que fumem longe de você e sejam sensíveis com a sua nova condição.

Planeje um dia para aproveitar ao máximo o fenômeno enquanto dura. Visite um jardim de rosas ou ervas, vá a uma padaria, loja de chocolates ou café.

Como dito acima, o olfato aguçado na gravidez geralmente diminui bastante no decorrer da gestação, mas caso esteja se sentindo muito mal, é importante falar com o médico apenas para se certificar de que não é hiperemese ou outra condição relacionada à gravidez.

Tem Como Evitar Essa Sensibilidade no Olfato?

Desculpe, mas não há como treinar o nariz para não ser supersensível enquanto os hormônios estão em ebulição. Esta é uma dessas experiências de que toda gestante terá que passar até os últimos meses ou às vezes, até depois do nascimento do bebê (salvo as mulheres nas condições ditas um pouco mais acima).

Pense nisso como um superpoder (para o bem ou para o mal) da gravidez. E saiba que o olfato aguçado na gravidez não ficará para sempre.

Quando o Olfato Aguçado na Gravidez Começa a Diminuir?

Para muitas mulheres, essa sensibilidade a cheiros começa a diminuir bem rapidamente ao final do primeiro trimestre. Algumas delas nem se lembram mais dele ao término do segundo trimestre, mas, se não passar até lá, então é bom se preparar para o ter como seu companheiro até nascimento do bebê, ou um pouco depois.

Veja Também: Principais Sintomas de Gravidez Nas Primeiras Semanas
Fotos: Aqua Mechanical