Olhos de Cores diferentes 1

Algumas pessoas nascem com olhos de cores diferentes, isso é resultado de uma anomalia genética chamada de heterocromia ou heterocromia ocular. É um problema muito raro que acomete a diversificação na coloração da íris que é onde se encontra os pigmentos de melanina dos olhos. Normalmente os olhos tem coloração azul, verde, castanho e preto e quando ocorre a heterocromia os olhos se apresentem de cores diferentes, sendo um de cada cor ou no mesmo olho a íris ter cores diferenciadas ou misturadas.

O principal motivo dos olhos de cores diferentes é problema genético, porem também pode ocorrer de forma congênita ou adquirida desenvolvendo-se devido à síndrome de Waardenburg que é quando a criança sofre perda de audição e coloração da pele e cabelo, alterando a cor da iria também. A síndrome de Homer também pode ser responsável pela descoloração da íris, que faz com que os olhos tenham cores diferentes. Essa síndrome atua desde o útero materno, causando danos nos nervos do sistema nervoso que passam pela região dos olhos, causando a diminuição da pupila e o clareamento da cor da íris.

Como logo após o nascimento já é possível notar os olhos de cores diferentes, o pediatra solicitará acompanhamento especializado com oftalmologia. Ao passar dos meses as cores ficarão mais fixas melhorando as chances de diagnostico mais preciso. No caso de crianças que tem a coloração da íris alterada de um dia para o outro, a criança deve ser avaliada por um especialista para encontrar a causa. Motivos como trauma nos olhos devido a pancada, presença de corpo estranho e ate mesmo inflamação da íris são alguns dos casos relacionados à perda de pigmentação nos olhos e devem ser cuidados imediatamente. Cistos e tumores também são causas para alteração de cor nos olhos, assim como problema de diabetes. Porém na maioria das vezes pode ser uma diferença que chama e muito a atenção!

Olhos de Cores diferentes 2

Como é Ter Olhos de Cor Diferentes?

Cristina de 35 anos tem dois filhos com essa alteração genética! Ela atribui esse acontecimento por motivo hereditário já que seu avô materno tem olhos de cor diferentes. Sua filha Bruna de 12 anos tem um olho de cor azul e outro de cor castanho, seu filho Natan de 6 um olho cor mel e outro castanho. “As crianças chamam a atenção por onde passam e isso é natural para eles, mas comecei a perceber que se tornou um pouco constrangedor para a minha filha mais velha.” Bruna acha legal ser diferente das amigas, ela diz que até tem dizem ter vontade de ser igual a ela na escola!

Raul de 18 anos também tem heterocromia e diz que todos perguntam se é lente de contato! “Ter cores diferentes nos olhos também ajudou a conquistar as meninas. No começo da adolescência usava meu olho verde para chegar às meninas e sempre deu certo!” E diz que nunca sofreu preconceito ou ouvido alguma piada com a sua “diferença”. Seu filho tem olhos de cores diferentes ou conhece alguém assim? Deixe nos comentários!

Veja também: Conjuntivite em Crianças – Como Diagnosticar?

Fotos: ::: Mer