Infertilidade, palavra que pode assustar muitas pessoas! Independente se elas querem um bebê para o momento ou não. Pensar em gravidez pode se referir em uma responsabilidade somente feminina de ser fértil e engravidar, mas não… Às vezes o problema vem da parte masculina também! A oligospermia é um dos motivos que podem levar um casal a tratamento para engravidar. Por isso sempre é aconselhávelh investigar o casal e não somente a mulher, casos com infertilidade masculina são mais frequentes a cada dia.

O homem é o contrário da mulher, enquanto nós mulheres nascemos com o número certo de sementes para uma gravidez, o homem produz a sua ao longo da vida. O homem pode ser fértil ainda sim na idade avançada, o caso de Chaplin impressiona, ele foi pai aos 80 anos de idade, mas às vezes alguns problemas podem entrar no meio do caminho da sonhada gravidez e impedir que aconteça da forma esperada. O homem para ter um sêmen fértil de quantidade normal deve apresentar cerca de 20 milhões por mililitro, ou seja, se apresentar inferior a isso pode ter oligospermia que é a baixa de esperma e qualidade inferior também.oligospermia o que é e como tratar (2)

Para descobrir que o homem porta oligospermia é preciso que ele se submeta a um determinado exame, o espermograma. Normalmente quando um casal começa a tentar por algum tempo a gravidez, o tempo normal para se acontecer uma gravidez natural é de 12 meses, se nesse intervalo a gravidez não acontece, o casal deve ir a um medico para iniciar a investigação de fertilidade. Dentre os exames pedidos ao homem o espermograma é o principal e pode detectar a oligospermia. Quantidades a baixo de 20 milhões podem se caracterizar uma infertilidade passageira, porém quantidades abaixo de 2 milhões podem ser considerado um caso mais severo de oligospermia.

A oligospermia pode ser causada por vários motivos, dentre eles inflamação do testículo, local onde é produzido. Essa inflamação pode ser desde por roupas apertadas até alimentação e hábitos como tabagismo e alcoolismo. Outro fator pouco comentado é o stress diário, ele também pode causar baixa da quantidade e qualidade do esperma causando uma oligospermia transitória que é perfeitamente controlável. O consumo de alimentos extremamente gordurosos também podem afetar na qualidade e quantidade de espermatozoides, por isso alimentos naturais, folhas, saladas e carnes em geral devem ser adotadas pelo casal que busca a gravidez.

O hipotireoidismo também é um das caudas da oligospermia, esse detectado por exame de sangue e ultrassom especificamente. Casos mais específicos como varicocele também podem ser tratados como oligospermia, porque ela também diminui a quantidade de espermatozoide no homem. Alguns sintomas podem aparecer na oligospermia, homens com baixa quantidade de esperma podem apresentar até mesmo um encolhimento dos testículos.

Tratamento Para Oligospermia

O tratamento para oligospermia pode variar do motivo de que ela se iniciou então, homens que tem oligospermia por motivos relacionados a stress, alimentação, falta de exercício e até mesmo roupas muito apertadas podem retomar a fertilidade em pouco tempo, apenas com mudança de hábitos. Casos mais severos como varicocele, por exemplo, serão avaliados pelo médico e se preciso for, uma cirurgia é feita para correção do problema e ai a oligospermia é afastada fazendo o homem voltar a quantidade ideal de esperma. Porém alguns casos mesmo com cirurgia, podem precisar de medicação.

Existem medicamentos no mercado que podem ajudar a aumentar a quantidade de esperma, isso se a oligospermia for causada por inflamações que são causadas por bactérias, por exemplo, usar antibióticos específicos para esse caso podem dar muito certo! Bactrin F é o mais receitado para casos de oligospermia por infecção bacteriana, sempre receitado pelo urologista que acompanha o caso. Se a oligospermia é causada por motivos hormonais (sim é possível) basta tratar com reposição hormonal, testosterona e demais hormônios masculinos podem ser usados no tratamento. Medicações como Vitergan e vitaminas E são os mais receitados para tratar oligospermia transitória, pois fortalecem o organismo e o revigora para retomada de espermas saudáveis e quantidade ideal. Se o homem for diagnosticado com oligospermia severa, o médico urologista irá encaminhar para o melhor tratamento e até mesmo para uma possível fertilização in vitro se for o caso. Isso viabiliza a gravidez e encurta a espera e o desgaste do casal.

Dica da autora: Cuecas samba canção são as ideais para homens que pretendem ter filhos, as cuecas convencionais apertam os testículos e podem causar inflamação e por consequência baixa de espermas chegando a oligospermia. Dar um descanso para os testículos também é uma forma de ajudar na recuperação da oligospermia, dormir sem cuecas e dar um tempo das calças apertadas podem acelerar a recuperação do caso. Formulas naturais como tribullus terrestris encontrados em farmácias de produtos naturais também podem dar um up na recuperação e fortalecer o sêmen e em caso de duvidas sempre procurar um urologista de confiança.

Veja também: Teste Pós-coito – Verificando a Qualidade do Muco

Foto: Sharon Mollerus