Por que a Osteoporose é Mais Comum em Mulheres?

A osteoporose é uma doença que afeta diretamente os nossos ossos, provocando a diminuição da absorção de minerais como e também de cálcio. É muito mais comum em pessoas na terceira idade, até porque os nossos ossos se desgastam com o tempo, ou seja, quanto mais velho você for, mais os seus ossos estarão desgastados e mais chances de desenvolver osteoporose você tem.

É natural que seus ossos fiquem mais fracos ao longo da sua vida, mas quanto mais grave for a sua osteoporose, piores serão as consequências de uma queda, que podem ser desde meses de internação por um ou mais ossos quebrados ou até mesmo a morte.

Mas apesar disso, diversas pesquisas apontam que as mulheres sofrem mais com essa doença do que os homens. Isso acontece, porque após a menopausa, a produção do hormônio sexual feminino, o estrogênio, diminui radicalmente.

Uma das principais funções do estrogênio é o depósito de cálcio nos ossos, então não é difícil imaginar que os ossos das mulheres sofrem um enfraquecimento notável após a menopausa. Por essa razão, diversos cuidados devem ser tomados conforme as mulheres forem envelhecendo.

Formas de Precaução de Agravamento

Existem diversas formas de evitar que a osteoporose ataque ou que você tenha complicações devido à essa doença. As principais formas são:

  • Ter tapetes presos ao chão;
  • Evitar subir e descer muitas escadas;
  • Evitar deixar o piso molhado ou ter piso antiderrapante;
  • Usar sapatos com solas antiderrapantes;
  • Sempre utilizar corrimões quando possível.

Essas dicas são úteis para evitar quedas e, consequentemente, problemas mais graves com a osteoporose. Mas você não precisa esperar ficar mais velha para se cuidar e se prevenir contra essa doença. Aliás, quanto antes você pensar que a osteoporose pode ser um problema na sua vida, mais chances você tem de que ela não seja.

ATENÇÃO: Alguém que sofre com osteoporose não deve ficar sozinho em casa por longos períodos, principalmente em casas que não são adaptadas às suas necessidades. O ideal é que a pessoa sempre tenha parentes e amigos por perto que possam ajudar a qualquer momento, mesmo que não morem na mesma casa.

Qual são as Causas da Osteoporose?

Além da baixa produção e estrogênio devido á menopausa, diversos outros fatores podem contribuir para que uma mulher desenvolva osteoporose. Maus hábitos como ter uma vida sedentária, fumo e muito uso de álcool durante a vida, má alimentação e uso excessivo de medicamentos que contenham hidróxido de alumínio podem contribuir para que no futuro a osteoporose se desenvolva mais força.

Exercícios físicos em excesso durante um longo período de tempo também podem ajudar para que a osteoporose apareça em seu corpo. Isso porque certos tipos de exercício, como a maratona, por exemplo, acabam diminuindo a produção de estrogênio no corpo das mulheres.

Condições genéticas podem influenciar para que você desenvolva ou não osteoporose com mais facilidade, mas isso não é o fator mais que mais influência e nem é determinante para saber se você vai ou não desenvolver osteoporose à medida que envelhecer.

Como Prevenir a Osteoporose

É muito comum que mulheres não saibam que estão com osteoporose até sofrerem algum acidente que quebre um osso. Isso porque muitas vezes nenhum sintoma se manifesta de maneira evidente.

Diagnóstico

Por isso é sempre importante se prevenir de quedas e de qualquer outra coisa que possa fraturar um osso quando as pessoas forem ficando mais velhas, principalmente as mulheres, já que a osteoporose é mais comum nelas. O diagnóstico da doença normalmente aparece depois de um exame de Raio-X

Ainda na juventude, é importante estar atenta e saber que seus ossos vão começar a enfraquecer em algum momento da sua vida e você pode fazer algo sobre isso. Evitar os maus hábitos citados acima é um bom começo. Comer carne demais, tomar café e ingerir alimentos com muito sal é prejudicial e pode ajudar para que a osteoporose se desenvolva.

Consultar o ginecologista regularmente, principalmente depois da menopausa, é importante para que você possa prever possíveis problemas e para que você possa trata-los antes que possam causar algum dano à sua saúde.

Como é Feito o Tratamento da Osteoporose?

Nem sempre se pode evitar que a osteoporose ataque a sua vida, mas existem tratamentos que ajudam para que os sintomas da doença melhorem e para que seus ossos fiquem mais fortalecidos. O tratamento de reposição hormonal (ou TRH) é o mais eficiente para que o corpo da mulher volte a produzir mais estrogênios e, consequentemente, fortalecer seus ossos. Porém, esse tipo de tratamento é contraindicado em diversas situações e pode ser que não seja recomendado para você.

Diversos tipos de remédios que ajudam no fortalecimento dos ossos também ajudam no tratamento, mas você precisa consultar o seu médico para saber qual é o tratamento que funcionará melhor para você sem afetar outras áreas da sua saúde.

Alimentos que Ajudam na Osteoporose

Porém, já que a osteoporose é mais comum em mulheres, é sempre bom pensar em ter uma boa alimentação, de preferência rica em cálcio e vitamina D. Alguns alimentos que podem ajudar tanto na prevenção da doença quanto no tratamento para o fortalecimento de seus ossos são:

  • Leite e seus derivados
  • Peixes como sardinha, salmão e atum.
  • Nozes e castanhas
  • Temperos vegetais como manjericão e orégano
  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Bife de fígado

É verdade que a osteoporose é mais comum em mulheres do que em homens, mas isso não significa de maneira alguma que você vai desenvolver a doença de forma mais brusca, pois boa parte do desenvolvimento também depende de hábitos que você teve durante toda a vida. Por isso, é sempre bom prevenir a osteoporose o quanto antes para que nada de grave aconteça quando você começar a sentir que pode ter esse problema.

É inevitável que em algum momento da sua vida seus ossos fiquem mais fracos, mas isso não quer dizer que você vai ser afetada por um caso de osteoporose forte e que isso vai atrapalhar a sua vida. Na maioria dos casos, um bom tratamento combinado com todos os cuidados e prevenções tomados de maneira correta, proporcionam uma vida tranquila mesmo para quem sofre com a osteoporose constantemente.

Veja Também:

Foto: klimkim