O corpo feminino é sem dúvidas o mais complexo e intrigante dos tipos de corpos que conhecemos. Boa parte disso se deve ao fato de que o sistema reprodutivo da mulher está repleto de pequenos detalhes. Detalhes esses que servem para que um bebê possa ser gerado da maneira perfeita como conhecemos. E exatamente por isso, muitas mulheres têm diversas dúvidas sobre o funcionamento de seus corpos e de quais são as melhores maneiras para engravidar.

Uma das formas de fazer isso é através de um teste de ovulação, mas com ele outras dúvidas também acabam surgindo. O que significa quando um há um teste de ovulação positivo após ovulação? O que isso quer dizer? Será que esses testes são realmente confiáveis? Vamos responder essa e outras perguntas sobre o assunto no texto de hoje.

Como Funciona o Teste de Ovulação?

O famoso teste de ovulação é um teste feito para que a mulher possa saber com precisão quando está em seu período fértil. O que eles fazem, basicamente, é medir o nível do hormônio luteinizante (LH) para indicar a fertilidade ou não de uma mulher.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

É um grande aliado na hora de ajudar quem está tentando engravidar, pois a mulher tem uma precisão muito maior dos momentos certos para tentar a fertilização. Existem basicamente três tipos de testes de ovulação, são eles:

  • Teste de Farmácia
  • Teste Digital
  • Teste Caseiro

Abordaremos as principais questões sobre cada um deles para você perceber as diferenças e as vantagens que cada um possui.

Teste de Farmácia

São bastante comuns e usados por muitas mulheres e está ficando cada vez mais popular aqui no Brasil. Trata-se de pequenas tiras parecidas com a de teste de gravidez, compradas por um baixo custo e pode ser utilizado para acompanhamento e confirmação do período fértil.

O teste é realizado através de uma pequena amostra de urina, que preferencialmente deve ser coletado no final da tarde e se possível sempre no mesmo horário para dar melhor resultado. Se a mulher conhecer seu ciclo e saber quando a ovulação está se aproximando, facilita ainda mais a confirmação com o teste de ovulação de farmácia.

Teste Digital

Mais modernos e, consequentemente, mais caros, os testes digitais são uma novidade que vem sendo cada vez mais usada. Como principal ponto positivo, podemos apontar a facilidade de um resultado mais claro e objetivo devido o visor digital que te indica quais são os dois melhores dias do mês para engravidar.

Para que isso aconteça, você deve sempre registrar a duração de seu ciclo menstrual e, dentro de poucos meses, o teste poderá ter uma eficácia de até 99%.

Teste Caseiro

O teste caseiro é o mais fácil de ser feito e também o mais conhecido. A mulher deve fazer em si mesma e, com ele, pode perceber se está ou não em seu período fértil. O que se deve fazer é introduzir o dedo na vagina e retirar um pouco do muco vaginal.

A partir desse momento, você pode abrir os dedos para analisar se o muco está mais ou menos elástico. Quando mais elástico ele estiver, mais fértil você está. O ponto negativo desse tipo de teste é que você não tem nenhum resultado concreto, ou seja, não consegue afirmar com certeza qual é o melhor dia para engravidar.

Além disso, existem várias mulheres que tem dificuldades em observar se o muco está mais ou menos elástico, o que também acaba dificultando o processo de certa maneira.

Teste de Ovulação Famivita 5 Tiras

Testes de Ovulação São Confiáveis?

A eficácia dos testes que você compra, sejam os comuns de farmácia ou os digitais, variam entre 97% e 99%, o que é um número bem alto. Então podemos afirmar que sim, os testes de ovulação são muito confiáveis.

Mas apesar disso, a recomendação é sempre que você converse com seu médico antes de começar a tentar engravidar. Isso porque podem existir muitas variáveis e questões que aparecem no meio do caminho que apenas ele vai conseguir responder para o seu caso.

Teste de Ovulação Positivo Indica Gravidez?

Quando há um teste de ovulação positivo após a ovulação, isso não é uma confirmação de que esteja grávida, mas é uma possibilidade. Na verdade, essa é uma das grandes confusões que as mulheres que não conhecem bem seu ciclo menstrual podem ter.

O que acontece é que os níveis de hormônio que são detectados por esse tipo de teste que são supersensíveis, podem detectar “um rastro” do hormônio ainda presente, principalmente se ocorreu uma ovulação tardia. Ou seja, o teste de ovulação positivo após a ovulação pode indicar somente que a mulher esteve em seu período fértil recentemente, o que não significa que ela não esteja grávida.

Isso pode parecer um pouco confuso de início, mas é importante saber desses detalhes para não acabar se iludindo com os resultados do teste. Mas, como falamos anteriormente, a tecnologia vem sendo generosa com as tentantes e os testes estão cada vez mais confiáveis.

Isso significa que você pode e deve usar um teste de ovulação se achar necessário, mas sempre com o pensamento de que ele não é o responsável sozinho pelo sucesso ou não da sua gravidez. Se tiver dúvidas do resultado, faça um teste de gravidez para confirmar, esse sim é o recomendado para essa finalidade, já que detecta o hormônio HCG.

Problemas de Fertilidade

A ovulação é totalmente controlada por hormônios que fazem parte da fertilidade. Isso significa que o teste pode acabar sofrendo algumas alterações caso a mulher tenha algum problema hormonal.

Nesse caso, o que se tem a fazer é visitar um médico e tirar todas as suas dúvidas para saber exatamente como proceder. Existem muitos casos em que um tratamento pode resolver o problema para que a mulher possa voltar a tentar engravidar.

Não é possível descartar, no entanto, os casos em que não há solução, ou seja, em que a mulher é realmente infértil. É recomendado que se faça exames com seu médico antes de começar a tentar engravidar e antes de fazer qualquer tipo de teste de ovulação.

Dessa forma, você vai estar preparada para qualquer surpresa que aparecer e começar a pensar em alternativas para construir sua família, já que hoje em dia existem muitas possibilidades entre tratamentos e métodos.
Quando uma mulher está tentando engravidar, é muito comum que essas alternativas apareçam como uma ótima saída. E elas realmente são, se você souber usá-las com inteligência e não se tornar dependente delas.

Utilize os testes de ovulação como um guia para te ajudar na hora de tentar ter um bebê, sempre em conjunto com outros métodos e cuidados, para garantir um resultado mais rápido e satisfatório.

Veja Também: Ovulação Tardia – Por Que e Como Acontece?
Foto: Acervo Pessoal TF