O papel dos pais na educação dos filhos é essencial e representa o efeito educativo da família sobre a criança. Está provado queem vários ambientes familiares, acriança adquire uma série de experiências, através da realização deatividades, e está constantemente exposta a uma grande quantia de influências e expectativas das pessoas na qual convivem.

Qual é o Papel dos Pais?

O papel dos pais na educação dos filhos é de uma responsabilidade enorme e nada fácil. São eles quem devemter o cuidado adequado com a criança em relação a sua saúde, seu físico, crescimento e educação no geral.

Odesenvolvimentode suas afinidades intelectuais, bem como a criação de valores morais, convicções e atitudes também são de responsabilidade dos pais. Hábitos para uma relação cultural firme e bem-comportada na própria família, bem como na sociedade onde vive.

Por outro lado, a família como instituição devemostrar de forma positiva as obrigações que a criança deve possuir, e com isso incentivar o desenvolvimento da personalidade infantil.

A família como célula atua apenas com amor e respeito e domina a compreensão, carinho, sacrifício e assistência à infância. Então, desta forma, constrói o ambiente familiar, em que vivemos, rimos, brincamos e cuidamos do desenvolvimento de crianças.

Os pais são os principais educadores até que a criança comece na escola, e continuam a ser uma grande influência na aprendizagem de seus filhos durante todo esse período escolar e depois dele. São o modelo e a influência maior.

A criança sempre adota os valores e o tipo de comportamento dos pais. Portanto, se os pais atuam positivamente na vida cotidiana de seus filhos e, o mais importante, em sua educação diária, o seu futuro terá maiores chances de ser mais feliz ebem-sucedido.

A Mãe Como Educadora

A mãe é a primeira e a melhor professora – provérbio

O papel da mulher ou da mãe como educadora representa um auxílio fundamental para o desenvolvimento da identidade individual da criança. O sentimento de ser mãe, para a mulher é mais poderoso do que o de ser pai dada ao o homem.

Sempre de acordo com a relação biológica e fisiológica, representa a primeira e grande parte do desenvolvimento da criança. Isso porque a mãe assegura-lhe a vida.

A função da mãe a este respeito, pode ser dividida em duas partes: a primeira está relacionada à defesa da criança, enquanto a outra para o desenvolvimento geral. A proteção da mãe como responsável por uma vida incorpora vários tipos de ações.

Cuidados de Mãe

A primeira parte está ligada à preservação física da criança, o que significa que o filho deve receber cuidados de saúde e condições higiênicas, para que possa ter uma vida saudável em um ambiente familiar.

É a mãe quem provê um ambiente limpo, mantêm a higiene, a alimentação e os cuidados em geral. A segunda parte é a preservação psicológica, que pode ser refletida através da segurança emocional e psicológica da criança, especialmente nos momentos em que ela sente quando a mãe está ao seu lado.

Cada criança que cresce e é educada na presença da mãe, com certeza, deverá alcançar um desenvolvimento físico, psicológico e social favorável. A este respeito, essas crianças têm uma aparência muito melhor, um olhar feliz e gostam da infância em geral. Elas são comunicativas e, como tal, estão prontos para cooperar.

Por essa razão, esse sentimento de mãe e filho é repleto e, como tal, é frequentemente aceito por outros membros da própria família. Este tipo de amor e carinho cultivado pode ser qualificado como condição fundamental para um desenvolvimento adequado da criança em uma determinada família.

Crianças que experimentam esse tipo de cuidado, o tomam como modelo que influenciará em seu desenvolvimento, em seus valores morais como um todo. Éplantado tanto em seu caráter quanto em seu temperamento, e, como tal, é refletido através das suas atitudes e pensamentos em interação comportamental com a sociedade em geral.

O Pai Como Educador

O pai de uma família é muito importante, naorganização e funcionamento da casa, em especial com as crianças. Ele deve ser um bom pai e bom marido. Esta pessoa é um fator extremamente importante na organização da vida familiar como um todo, que é o alicerce de uma família alegre.

Muitos pais nos dias atuais querem ser melhores com seus filhos do que seus pais foram com eles. Sua presençatem um valioso poder, pois levaum sentimento de segurança principalmente para as crianças e com isso gera a união da família.

No entanto, o preconceito de gêneroem termos de deveres a serem realizados, especialmente em relação à contribuição para a educação dos filhos, faz com que se constate que as mães estão mais preparadas para assumir seu papel na educação das crianças, do que os pais.

Cuidados de Pai

Os pais fazem uma diferença poderosa na definição das expectativas e desafiam as crianças a fazerem o seu melhor. Como tal, as crianças aprendem suas responsabilidades e seu papel na família, quando eles próprios crescem e se tornam pais. E essa relação entre pai e filho se torna mais forte.

Quando os pais se envolvem no processo de educação de seus filhos, geralmente o resultado sempre é positivo. Estão conectados, e suas próprias atitudes são transmitidas através de sua demonstração de confiança mútua em relação à capacidade das crianças de aprendizagem global, que os leva a ter sucesso no aprendizado.

O papel dos pais na educação dos filhos é um processo complexo, portanto, devem se envolver, apoiar seus filhos na tarefa de descoberta deles mesmos, pois, desta forma conduzem a uma educação bem-sucedidana escola e na vida.

O que Devo Fazer para Educar uma Criança?

A chave para se criar uma criança bem equilibrada é estabelecer um sólido sistema de apoio em casa para que ela cresça satisfeita com suas realizações e ambições. O objetivo como paisé ajudar o seu filho a se sentir competente e confiante, e ajudá-lo a desenvolver uma sensação de paixão e propósito. É a educação que acontece antes de colocar o pé na escola e que é fundamental para educar essa criança.

Se quiser aprimorar as habilidades de aprendizagem do seu filho para eventualmente impulsionar seu desempenho acadêmico, isso levará tempo, dedicação e paciência.

Incentive habilidades especiais

Toda criança tem talentos únicos. Esses atributos especiais podem aparecer em um ambiente escolar tradicional, mas há muitas crianças que brilham fora da escola. Atividades como uma aula de música, karatê podem abrir suas mentes.

Mas caso não tenha condição de pagar por uma atividade extra, brincar de  pega- pega no quintal, dançar na sala, ou perseguir insetos provocam oportunidades de desenvolvimento intelectual, físico e pessoal. Os filhos seguem o modelo dos pais, portanto,encontrar um passatempo para si mesmo, permite que seu filho te veja tentando algo novo e isso o inspirea fazer o mesmo.

Aplauda e Elogie

Elogieseu filho por seu trabalho duro em vez de rotulá-lo como “inteligente” ou “talentoso” ou simplesmente por fazer sua obrigação. Pessoas com uma mentalidade fixa, geralmente são relutantes em enfrentar desafios porque acreditam que suas conquistas provêm de habilidades naturais.

Aqueles com uma mentalidade de crescimento geralmente estão mais dispostos a enfrentar desafios com trabalho árduo, porque acreditam sempre em aprender novas habilidades. Acima de tudo, tenha em mente que a nota não é o que motiva um aluno superior a ter sucesso, mas sim o impulso interno para aprender.

Respeite as Diferenças e Tempo de Aprendizagem

Só porque você precisa de silêncio completo ao digitar um e-mail ou ler algumas páginas de um livro, não significa que seu filho precise de um ambiente livre de ruído ao fazer sua lição de casa.

O pesquisador Howard Gardner, de Harvard, afirma que existem oito tipos de inteligências, ou maneiras pelas quais as crianças aprendem melhor, como por exemplo: traços musicais, lógicos, matemáticos, linguísticos e interpessoais (que tem percepção das atitudes e das intenções das pessoas).

O truque é prestar atenção em como seu filho aprende melhor para que possa identificar seu estilo de aprendizagem específico. Por exemplo, se seu filho em idade escolar é visual, considere usar cartões de memória quando ele está tentando memorizar tabelas de multiplicação.

Se o seu filho cai na categoria de inteligência interpessoal, ajude-o a melhorar seu vocabulário, conectando palavras descritivas a pessoas como amigos, parentes e figuras históricas.

Incentive a Leitura

Pegar um livro e ler uma história com seu filho, é um hábito que se começa desde cedo. Ler para crianças em idade pré-escolar,manter livros em casa, encoraja o desenvolvimento da linguagem, habilidade oral e sucesso futuro na escola.

Mesmo que seu filho ainda seja muito pequeno para entender tudo o que está dizendo, ele aprenderá a notar a entonação da linguagem, o que o ajudará a construir um vocabulário auditivo.

Ler para uma criança ajuda-a emocionalmente. Um estudo recente afirma que crianças de 5 anos são menos propensas a terem problemas comportamentais na escola pelo simples fato dos pais lerem diariamente para elas.

Façam refeições juntos

Com a correria do dia a dia, talvez não seja possível fazer todas as refeições junto com seus filhos. Mas, reserve um tempo, escolhauma refeição para fazerem juntos e conversem.

Não sobre o prato do dia, mas perguntas relacionadas ao cotidiano da criança, como por exemplo: “Como foi seu dia ou o que você aprendeu hoje na escola? ”Permita que seu filho conheça o seu interesse nas coisas que ele faz, que ele saiba que se importa com a vidadele fora decasa.

Foi descoberto que, crianças que comem pelo menos cinco refeições por semana com suas famílias são mais propensas a alcançar notas mais altas na escola e são menos propensas a desenvolver um transtorno alimentar. Éde extrema importância que reservem um tempo em família para revisar os eventos do dia.

Tranquilidade na hora de dormir

Estabelecer uma hora paradormir, e mantê-la rigorosamente todasas noites, pode ser altamente eficaz. Desligue a TV ou computador pelo menos 30 minutos antes. Se o seu filho tiver acesso a um telefone celular, é recomendado tirá-lo do alcance dele antes da hora de dormir.

Sessenta e dois por cento das crianças admitem que utilizam o celularassim que as luzes se apagam, e nem sempre os pais ficam sabendo. Perder apenas uma hora de sono pode ser suficiente para reduzir as habilidades cognitivas de uma criança em quase dois anos no dia seguinte. Estudante de sexto ano que perdeuma hora de sono na noite anterior a umaprova pode acabar demonstrando o raciocínio de uma criança do 4º ano.

Distribuir abraços infinitos

Dar a seus filhos uma série de abraços ao longo do dia ajudará a aliviar qualquer tensão que ela esteja sentindo. Não há nada como o toque humano para dar uma sensação de segurança a uma criança.

Estudos com crianças negligenciadas mostraram que as que não recebem carinho podem sofrer de estresse crônico, o que pode perturbar partes do cérebro envolvidas no foco, aprendizado e memória.

Tocar em outra pessoa suavemente tem opoder de aliviar os sintomas emocionais, comportamentais e físicos, relacionado ao estresse. Abraçar seu filho não só melhorará a sua capacidade de concentração, mas também trará benefícios a você. Fará com que se sinta ganhando um milhão de reais!

Veja Também: Educação Financeira para Crianças

Fotos: ArtWith Tammy, PublicDomainPictures, dagon