Hoje em dia um dos partos mais raros de ocorrer é o parto natural, mesmo tendo aumentado nos últimos anos a procura por esse tipo de parto e especialistas que acompanhem e apoiem, ainda é minoria, mesmo sendo um dos métodos mais antigos para trazer o bebê ao mundo.

O parto natural, diferente do parto normal é quando o bebê nasce sem nenhuma intervenção médica e sem anestesia, muito menos sem o uso de substâncias que aceleram o trabalho de parto. O parto natural ocorre naturalmente, tudo no seu tempo certo e conforme o corpo comandar, sem episiotomia para colaborar na saída do bebê. A mulher tem seu espaço e seu tempo para agir e fazer o que sentir vontade para aliviar as contrações e facilitar o trabalho de parto. No parto natural a mulher é totalmente responsável e participa ativamente do momento do nascimento do seu bebê.

Hoje em dia grandes maternidades apoiam o parto natural e oferecem para suas grávidas, banheiras para relaxamento durante o trabalho de parto e um espaço muito confortável para o acompanhamento da família. Mas podem acontecer também em casas de parto que cada vez estão adotando mais essa opção ou procurar uma especialista no assunto que poderá dar um acompanhamento ate o parto, conhecidas como doulas e você poderá ter o seu parto natural ou humanizado como é comum chamar agora no aconchego do teu lar. Claro que as doulas devem estar acompanhadas por um médico especializado, e devem estar preparados para qualquer emergência tanto da mamãe como do bebê, sempre equipados com equipamentos para atendimento de emergência e ressuscitação caso necessário.

Quais as Vantagens do Parto Natural?

Se você sonha em trazer seu bebê ao mundo, de forma que você seja a única responsável para isso acontecer, o parto natural é o parto ideal. Como você não tomará analgésicos e nenhuma anestesia, você mesmo controlará a dor que seu corpo esta sentindo podendo caminhar, tomar banho, ficar na banheira ou fazer o que se sentir a vontade no momento para aguentar  as dores ate o nascimento. Como não é utilizada nenhuma intervenção, a possibilidade de ocorrer efeitos colaterais é mínima, quase que inexistente tanto para mamãe quanto para o bebê.

Durante o parto natural, você não é imobilizada, tem o total controle do seu corpo e autonomia e lucidez para se movimentar da forma que quiser e se sentir confortável. Fora que você mesma pode auxiliar no momento da saída do bebê, com suas próprias mãos traze-lo para o mundo. Como nos outros partos, não será necessária a utilização de sonda urinaria e nem medicação para auxiliar e muito menos de aparelhagem que de certo modo chega a ser agressivo, para tirar o bebê de dentro do ventre, no parto natural o bebê só sairá no momento que estiver pronto e quiser sair.

Se acompanhada pelo seu parceiro ou familiares, eles poderão auxilia-la com massagens de relaxamento, exercícios que aliviem as dores e ate mesmo o carinho e a proximidade já auxiliam muito nesse momento. Se sua opção é ter um parto natural, você deverá se preparar antecipadamente procurando um médico que a acompanhe e apoie essa escolha. Que seja já decidido o local de nascimento e que seja apropriado, de preferencia que não fique muito distante de um hospital caso necessitem numa emergência. Procure pessoas que já vivenciaram essa experiência e peça informações, converse e tire todas suas dúvidas. Para você conseguir ter o parto natural dos seus sonhos você deverá estar preparada não só psicologicamente, mas sim com todo apoio de seu companheiro e familiares e sendo assistida por especialistas que te passarão toda segurança necessária para esse momento.

Veja também: Relato de Parto Natural – Por Cibele Barbosa

Foto: eyeliam