Toda mulher que ainda não deu à luz já pensou nisso: parto normal deixa a vagina larga? É um pensamento natural de todas as mulheres antes de ter o primeiro filho e não é muito difícil em um bate papo de mulheres encontrar outras com a mesma dúvida. Mas para responder essa pergunta, vamos entender um pouquinho sobre a estrutura do corpo da mulher e toda sua funcionalidade, incluindo a vagina obvio.

O Que é Assoalho Pélvico?

Os músculos do assoalho pélvico são músculos que controlam desde o trato urinário até o ânus. Eles também irão atuar como uma rede para o bebê, útero e todos os órgãos da cavidade pélvica. O que significa que receberão uma grande quantidade de peso nos meses de gestação. Como qualquer outro músculo do corpo, ele perde elasticidade ao longo do tempo, tornando-se mais flácido. Ou seja, mesmo que uma mulher nunca tenha filhos, ela pode ficar com a “vagina larga”.

A flacidez do assoalho pélvico traz alguns problemas para a saúde da mulher, como a incontinência urinária (bexiga solta), a dor durante a relação sexual ou até mesmo a aparência diferente. Na gestação, além do parto em si, esses músculos sofrem o efeito de outros elementos, como por exemplo, a mudança hormonal e o sobrepeso na região. E não importa se o bebê nascerá por parto natural ou cesariana, esses fatores prejudicarão a elasticidade do assoalho pélvico.

O Que Acontece Durante o Parto?

Durante o trabalho de parto o bebê irá se posicionar no colo do útero, que é a porta do útero para a vagina. Então, o colo do útero vai afinar lentamente e dilatar-se até chegar a 10 cm, é dessa maneira que os médicos sabem que o bebê está pronto para nascer. O útero então irá se contrair fortemente, quando isso acontecer o médico irá pedir para empurrar. O canal de nascimento ou também conhecido como vagina então esticará tanto quanto o bebê precise para nascer. O diâmetro normal da vagina é de apenas 1 a 2,5 cm e o diâmetro médio da cabeça do bebê é de cerca de 11 cm. Quando o bebê é considerado grande o diâmetro de sua cabeça chega a 16 cm.

O trabalho de parto é um momento de preparação para o parto, e todo seu corpo está trabalhando em prol da expulsão do bebê. Nesse momento é necessário que a mulher mantenha a calma, o controle e tente relaxar o máximo possível e ter uma alimentação leve para que tudo ocorra tranquilamente.

Parto Normal Alarga a Vagina?

O corpo foi projetado para o nascimento. Os tecidos na vagina e as áreas circundantes esticam e se movem. Após o parto, é normal que a vagina fique maior do que era antes. A verdade é que, na maioria das vezes, o parto não altera de fato o tamanho da vagina, como muitos pensam, pois, a musculatura volta ao normal algum tempo depois.

É claro, em alguns casos, porém, os nervos e musculatura da região podem sim se danificar, alargando o canal vaginal. Isso acontece principalmente com mulheres que tiveram mais de uma gestação com parto normal. Vários outros fatores também podem influenciar como: genética, tamanho do bebê, se fez exercícios para a pelve ou de foi preciso episiotomia. Não importa o quão maravilhoso tenha sido o parto, ter um bebê é um grande evento para o corpo. Precisa de tempo para se recuperar e voltar ao normal.

Existe Alguma Coisa Que Posso Fazer Para Evitar?

Como dito acima, vários fatores podem influenciar ter uma vagina larga, muitas mulheres afirmam que fazer os exercícios vaginais, antes e depois do parto ajuda a manter a vagina como antes do parto.

Os exercícios vaginais trazem uma série de benefícios para o corpo como:

  • Melhor funcionamento do intestino
  • Prevenção de infecções vaginais
  • Diminuição dos efeitos da menopausa
  • Maior prazer durante o sexo.

Na gravidez, os exercícios vaginais ajudam a preparar e fortalecer a musculatura para a hora do parto, prevenindo o alargamento da vagina e também tornando este momento mais fácil para a mulher, que saberá dosar a força que deve fazer a cada momento.

Uma dica para as gestantes: quer melhorar o prazer do sexo durante a fase gestacional? Use gels lubrificantes a base de água que fazem o papel do muco cervical e ainda controlam o pH vaginal, reduzindo as chances de proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. A Famivita desenvolveu o lubrificante perfeito para as tentantes e gestantes, o FamiGel. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Como São Feitos os Exercícios Vaginais?

Os exercícios vaginais, também conhecidos como ginástica íntima, exercícios de Kegel ou pompoarismo, são fáceis e podem ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar. Veja como:

Primeiro, você pode localizar os músculos que você usa para fazer xixi. Para isso quando estiver urinando interrompa o fluxo (ATENÇÃO não faça o exercício durante a ida ao banheiro, pois pode causar infecção urinária. É só para localizar os músculos que deverão ser trabalhados). Em seguida, tente apertar e segurar esses músculos de 5 a 10 segundos Relaxe os músculos o mesmo tempo que contraiu Repita o exercício 3 vezes ao dia (manhã, tarde e noite), todos os dias.

Porque se preocupar se o parto normal deixa a vagina larga?

O principal motivo para as mulheres desejarem saber se parto normal deixa a vagina larga está relacionado à vida sexual. Afinal de contas, depois da primeira gestação em especial, o mundo da mulher acaba se tornando um mundo novo, cheio de novidades e desafios.

Seu corpo muda e ela passa por uma série de adaptações em sua vida. É importante lembrar que após o parto, a mulher deve se resguardar do sexo por um período de 30 a 40 dias, sempre respeitando as ordens médicas. Isso porque existem riscos de infecções e de desconforto, uma vez que a região ainda está em recuperação. Passado esse tempo, a mulher e seu parceiro precisam dialogar sobre as diferentes situações que podem afetá-la nessa fase, como a diminuição da libido, a ansiedade, dor, e até mesmo, a possibilidade do alargamento da vagina.

A gestação é uma fase plena, onde a mulher está descobrindo o milagre de gestar. Não precisa ser tomada de preocupações sobre se parto normal deixa a vagina larga. Portanto se a mulher se cuidar com antecedência, apostando numa alimentação saudável, nos exercícios de Kegel, não há motivos para se preocupar se o parto normal deixa a vagina larga. Basta aproveitar esta fase com tranquilidade!

Veja Também: Cuidados Pós-Parto Depois da Maternidade
Fotos: pxhere