A dor é um assunto muito relativo, o que para mim é algo insuportável para a outra pode não ser, pois cada um suporta certas situações de formas diferentes e por fatores diferentes. Fora que é normal escutarmos casos de mamães que tiveram seus filhos de forma natural sem nenhuma dor, em minutos.

Que o parto normal dói muito e é um procedimento relativamente doloroso todos sabemos. Mas sabemos também que a quantidade de mulheres que passaram pela experiência e suportaram muito bem, e, desejam ter os próximos filhos da mesma forma.

Para as que não lidam tão bem com a dor, existe a opção (algumas maternidades não dão opção, simplesmente aplicam) de tomar analgesia peridural que reduzirá as dores. Essa por sua vez, faz com que a mamãe recomponha suas forças perdidas durante as contrações e ajuda a volta do fôlego para a hora da expulsão.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Grávida após 4 anos! Faça como Alyne
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Clique no play e conheça meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Conhecer FamiGel!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!

Algo essencial para que a mulher passe por essa experiência sem sair traumatizada dizendo que o parto normal dói muito, é conhecer bem seu corpo. Estar preparada e principalmente, não ficar sozinha durante o parto, a presença do seu companheiro ou de algum familiar é fundamental para passar segurança à futura mamãe. Sem mencionar que o papai pode auxilia-la com massagens de relaxamento ou no simples toque de segurar as suas mãos durante esse momento tão importante. Veja alguns vídeos de parto normal na internet que servirão de inspiração.

Hoje em dia existem várias opções para se ter um parto normal mais “confortável”. Algumas maternidades fornecem salas de partos humanizados, com banheiras, som ambiente e permitem a presença dos familiares.

Outras opções são as casas de parto e também o parto em casa que tem crescido consideravelmente ano a ano, tendo o acompanhamento de doulas especializadas. Obviamente o acompanhamento também deve ser feito mas sempre junto de médicos especializados e preparados para fazer esse tipo de parto. Banhos de imersão, caminhada, massagens relaxantes são ótimas sugestões para o momento do trabalho de parto e para trazer tranquilidade para a mamãe. Alguns recorrem até a acupuntura, que também é comprovado que traz um grande beneficio e diminui consideravelmente as dores e os desconfortos durante esse período.

Vantagens do Parto Normal Para Mamãe e Bebê

Já sabemos que o parto normal é dolorido, mas suportável, e, quanto às vantagens e benefícios que ele trará para a mamãe e o bebê? O parto normal oferece muitos benefícios para ambos, pois a recuperação é quase que imediata após o parto. Para a mamãe, a vantagem é de ficar menos tempo internada, correr menos risco de infecção e a produção de leite ocorre de forma imediata após o nascimento do bebê. Além disso, o útero voltar ao normal mais rápido do que na cesárea.

A analgesia alivia a dor do parto normal

Para o bebê, os benefícios são ainda maiores. Por exemplo a benefícios para a respiração respiração, pois, ao passar pelo canal vaginal tem seus pulmões comprimidos fazendo o líquido que se encontrava dentro dele ser expelido naturalmente, fazendo que o bebê respire com maior facilidade. No parto normal o bebê nascerá sem data marcada, no dia que estiver pronto e quando quiser sair. Dessa forma tudo ocorre naturalmente, com toda tranquilidade e calma que esse momento realmente deve ter por isso pensar se o parto normal dói muito ou não, realmente nesse momento não é o ideal. Melhor seria pensar nos benefícios que mesmo com alguma dor, o parto normal trás. O bebê pode e deve ser colocado após o nascimento sobre a mãe, com o contato direto pele a pele até mesmo com o cordão umbilical sem ser cortado, o bebê ficará mais tranquilo e a mamãe poderá nesse momento amamentar pela primeira vez.

Qualquer Mulher Pode Ter Seu Filho de Parto Normal?

Durante o pré-natal a mulher deve fazer o acompanhamento correto mês a mês, realizar todos os exames solicitados e caso descartado algum problema de saúde tanto da mamãe quanto do bebê que possa trazer perigo, infecção que possa ser transmitida durante o parto nada impedirá do parto normal ocorrer.

Alguns médicos infelizmente indicam o parto cesárea por motivos que não trariam problema algum e não atrapalhariam em nada no parto normal. Por isso, é essencial que tenhamos total confiança no obstetra que acompanha seu pré-natal e na dúvida ou insegurança, troque.

Peça indicações para quem acabou de ganhar bebê, dessa forma é mais fácil de você não encontrar cesaristas e ter o parto do jeito que sonhou e esperava e claro sem indicações de cesárea desnecessárias. Parto normal dói muito para algumas mulheres, mas para outras pode não doer tanto, vale saber se você tem uma propensão maior à dor do que outras mulheres.

Veja também: Tudo Sobre Parto Normal – O Cordão Interfere?

Foto: george ruiz