Todas nós sabemos que uma gestação considerada normal (a termo) é aquela que ultrapassa as 37 semanas, quando nasce antes desse período é nomeado como um parto prematuro. São muitos os motivos para ocorrer à prematuridade, porém, ainda não se é conhecida todas. Somente 30% dos casos conseguem apresentar uma explicação cientifica.

Alguns são os casos de maior risco de parto prematuro, como em gravidez gemelares ou múltiplos ou com histórico de problemas uterinos e no colo do útero.

Maiores Riscos

Além de outros problemas que podem acarretar ao longo da gestação que oferecem riscos não só a vida da mãe como ao do bebê como é o caso da diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, problema com obesidade e também anomalias do bebê ou problemas de saúde como dificuldade respiratória. Alguns dos motivos comprovados e apontados como causadores do parto prematuro são:

  • Má formação uterina
  • Placenta prévia
  • Infecções uterinas
  • Má formação fetal
  • Ruptura da bolsa prematuramente / bolsa rota

Problemas com hipertensão, insuficiência istmo-cervical, gravidez através de fertilização in vitro e descolamento prematuro da placenta também são causas bem comuns de parto prematuro e merecem cuidados e acompanhamento adequado.

Cuidados Após o Nascimento

Os cuidados devem ser tomados também após o parto, onde quase sempre o bebê necessita de cuidados especiais devido à imaturidade de seus órgãos, como pulmão e rins e necessita de internação em UTI Neo Natal.

Como bebês prematuros nascem com um peso muito abaixo do esperado, a internação também é necessária para acompanhamento do ganho de peso e desenvolvimento dele1. Algumas maternidades trabalham com o projeto mãe canguru que permite que prematuros sejam amamentados por suas mães ou que pelo menos recebe o leite materno através do copinho. O ganho de peso fará toda a diferença na resposta do tratamento e fará que ele possa ter alta o mais rápido possível.

Alguns são os casos que são necessários a internação prolongada em casos especiais como os nascidos no 6º mês e em alguns casos ate antes disso. A internação na UTI Neo Natal fará a mesma função do útero ou tentará fazer o máximo possível.

Proporcionando um local aconchegante, com cuidados e fornecendo o alimento adequado para que consiga terminar seu desenvolvimento e ganho de peso mesmo na incubadora. Exames são realizados para acompanhamento e para checar que tudo se encontra da forma esperada.

Sinais de Parto Prematuro

Devido a algumas intercorrências e problemas ao longo da gestação o corpo pode vir a apresentar sintomas diferentes, alguns deles podem ser sinais de parto prematuro2. Mas vale alertar que nem sempre os sinais de parto prematuro significam que ele acontecerá, pode ser somente uma ameaça e que com a ajuda e intervenção medica e de seus cuidados tudo se resolva.

Contrações

Se notar contrações mesmo que leves e quase imperceptíveis e ainda não passou da 37º é indicado à procura de seu médico para analisar as condições do seu colo uterino que pode começar a dilatar ou afinar.

Uma analise geral da situação será realizada pelo médico, assim como condições da gestação, saúde do bebê e da mulher também que apontará pela melhor decisão de tratamento ou solução da questão que em muitas vezes pode ser optado pelo nascimento do bebê, acreditando que tenha mais chances de sobrevivência e desenvolvimento fora do útero.

Além das contrações uterinas, uma forte pressão na área pélvica pode ser sentida, assim como dores lombares que também fazem parte do trabalho de parto e são sinais de parto prematuro quando ocorrem antes de completar a 37º semana.

Secreções vaginais de cor diferenciada ou gelatinosa (tampão mucoso), cólicas menstruais e diarréia também são sinais evidentes e o medico deve ser procurado imediatamente.

Importância do Pré-Natal

Por isso o acompanhamento de pré-natal é essencial para uma gestação saudável, porque é através deste acompanhamento que é possível prever e detectar possíveis problemas de saúde, doenças crônicas e até mesmo reações alérgicas que podem causar um parto prematuro. Assim como problemas hereditários e históricos de saúde familiar dos pais que são determinantes para traçar e investigar possíveis e futuros problemas.

Graças ao grande avanço da medicina em relação aos bebês prematuros, grandes são as chances de desenvolvimento e sobrevivência dos bebês nascidos antes do tempo. Porém quanto menor for seu período intrauterino mais chances de apresentar problemas de saúde ele terá.

Bebês prematuros tem grande chance de apresentar problemas de coordenação motora, dificuldade visual e de aprendizado, paralisia cerebral e problemas respiratórios3.

Veja Também: Parto com 37 Semanas Tem Riscos?

Foto: Roberto Vinicius, Jeso Carneiro