Vida de mãe não é nada fácil, e para quem acha que a maternidade é só um sonho colorido está enganada!! Após o nascimento do bebê, além de toda a preocupação com os cuidados da maternidade e necessário encarar a vida real e com isso problemas a serem resolvidos, alguns bem estressantes. Mas a grande dúvida é: passar nervoso seca o leite materno? Mito ou Verdade?

Como o estresse e o estado emocional da mãe estão completamente aliados, pode sim diminuir a quantidade do leite materno caso passe algum nervoso. Mas persistir na amamentação é um maravilhoso caminho para driblar o baixo astral e os pensamentos ruins. Em alguns casos de stress muito grande o leite materno pode desaparecer.

Depois que Seca o Leite Volta a Descer?

Mas a boa notícia é que a produção não seca totalmente impedindo que você possa amamentar seu bebê. A insistência na amamentação faz com que o leite materno volte a descer normalmente.

A produção do leite materno depende completamente da saúde física e emocional da mãe. Por isso, procure sempre ingerir muito líquido, repousar sempre que possível, se alimentar adequadamente e amamentar sempre que o bebê solicitar (amamentação em livre demanda).

Invés de desistir de amamentar, procure resolver as situações que te tiram a paz. Se são problemas familiares, converse calmamente para soluciona-los. Se o nervoso é justamente por causa da amamentação, tenha calma, procure seu médico ou até mesmo uma especialista que possa te aconselhar a melhorar esse momento.

Alguns familiares como mães, tias ou avos podem também ajudar a aliviar seus incômodos e acalmar os seus medos. Não se sinta sozinha e procure sempre ajuda, quando precisar! Nenhuma mãe nasce sabendo fazer tudo sozinha.

Cuidados Durante a Amamentação

Durante a amamentação alguns cuidados são importantes para auxiliarem a mulher a ter uma vida mais saudável e uma amamentação prazerosa. Vamos listar algumas dicas:

Pode tomar anticoncepcional enquanto amamenta? Para as mulheres que amamentam, o indicado é tomar pílula apropriada para esse momento que são a base de progesterona. Caso optar por anticoncepcional injetável ou outros tipos de pílula é valido alertar que serão passados através do leite materno para o bebê.

Pode fazer regime durante a amamentação? Pode, mas nada de cortar calorias já que o organismo precisa muito de sustento para ter energia e produzir o leite materno. Você pode começar a fazer exercícios físicos e seguir uma dieta saudável para amamentação desde que tenham finalizado os 40 dias do resguardo.

Quanto tempo deve durar uma mamada? O tempo de duração da mamada vai variar de bebê para bebê. Normalmente são 10 minutos em cada lado do peito. Nos primeiros meses de vida é normal que o tempo seja maior, mas tudo vai se adequando ao decorrer dos meses.

A amamentação oferece benefícios inexplicáveis ao bebê. O leite materno é o alimento mais equilibrado e completo e além de tudo é natural e de graça. Oferece todos os minerais e nutrientes que o bebê precisa.

Como Aumentar o Leite Materno?

O leite materno depende totalmente da saúde da mulher e da sua boa alimentação e é muito comum em alguma fase, achar que o leite materno está secando ou que simplesmente reduziu. Na grande maioria dos casos, a redução da produção está totalmente ligada a falta de estimulo, por isso iremos dar algumas dicas para melhorar e aumentar a produção do leite materno.

O leite materno pode ser oferecido nos primeiros minutos de vida do bebê, após o parto. Inclusive é recomendado essa prática já em algumas maternidades para ajudar na estimulação do leite materno e também para fortalecer o vínculo da mãe e do bebê. Quanto mais o bebê suga, mais leite é produzido.

Pega Correta – A pega correta durante a amamentação faz toda a diferença. É importante para que o bebê consiga se alimentar corretamente, para não machucar o seio da mãe e também para conseguir estimular a produção do leite materno.

Amamente em Livre Demanda – Quanto mais você amamenta seu bebê, mais leite materno será produzido. Alguns bebês que tem intervalos muito grandes para mamar ou até mesmo as que trabalham fora, pode optar em tirar ou estimular a produção com as mãos ou até mesmo com uma bombinha e armazenar o leite materno.

Descansar Sempre que Possível – Para a mulher conseguir oferecer uma amamentação saudável e prazerosa é necessário que ela esteja bem também. Mesmo que a maternidade seja uma rotina muito cansativa, é necessário ter pausas de descanso e isso influencia diretamente na produção do leite materno.

Esvaziar a Mama Antes de Trocar – Durante a amamentação, deixe o bebê esvaziar completamente a mama antes de trocar de lado. Esse processo fará com que a mama produza a quantidade exata para alimentar o seu bebê.

Tome água – A hidratação tem fator de muita responsabilidade na produção do leite materno. Quanto mais hidratada, mais leite é possível produzir. Normalmente durante a amamentação a mulher costuma sentir muita sede, então deixe sempre uma garrafinha ao seu alcance, e abuse.

Massagens e Compressas – O corpo feminino não é uma máquina e pode realmente precisar de certos estímulos para voltar ao seu funcionamento. Algumas massagens na mama, além de compressas de agua quente podem auxiliar no aumento da produção do leite materno, estimulando a vasodilatação e o funcionamento das glândulas mamarias.

Remédios Naturais – Algumas dicas podem funcionar como remédios naturais, como por exemplo, os chás. O chá de hortelã é indicado como acelerador na produção do leite materno, assim como a canjica.

Como Saber se Tenho Leite Suficiente Para Meu Bebê?

Você saberá que tem leite suficiente quando ver seu bebê satisfeito após cada mamada. Não é porque seu peito não vaza leite materno como nos primeiros dias, onde era necessário absorvente de seios, que você não tem a quantidade necessária para alimenta-lo.

O corpo feminino, assim como a produção do leite materno vai se adaptando a quantidade necessária e exata que o bebê precisa. Por isso, quanto mais ele mama, mais leite é produzido. Se o bebê deixar de mamar ou reduzir o número de mamadas, o leite tende a reduzir sua produção até secar.

Durante as visitas ao pediatra, o controle de ganho de peso do seu bebê indicará o seu desenvolvimento. Caso seja verificado que não está sustentando o suficiente, o pediatra indicará formas de melhorar sua dieta e melhorar a amamentação. A introdução de formulas deve ser deixada como última opção!

Veja Também: Leite Empedrado – E agora?
Foto: seeseehundhund