Ah mamães como nossa vida é difícil não é mesmo? Quantas decisões e escolhas temos que tomar ao longo do crescimento dos nossos filhos sendo necessário o ponderamento da razão e do coração. Por nós colocaríamos os filhos em uma redoma de vidro e os protegeríamos de todos os males e perigos do mundo, não é mesmo? Mas eles precisam crescer, conhecer o mundo, se tornar independentes! E muitas das vezes o primeiro contato com o mundo exterior longe da barra da mãe é através dos passeios escolares, mas e ai? Você deixa seus filhos irem?

Esse é um assunto que divide muitas opiniões e para as que não deixam seus filhos irem aos passeios escolares existe uma extensa lista de perigos e motivos para não permitir. Mas e o lado bom da criança participar destes momentos? E a grande importância que esses momentos têm na infância e de suas lembranças mais saudáveis do tempo da escola, além do aprendizado pedagógico? Realmente é um assunto com grande peso e que divide os lados da balança, mas que deve e merece ser repensado e discutido antes de tomar a decisão final. Alguns passeios escolares visam à integração das crianças no mundo da criatividade, da fantasia e do conhecimento e levam seus alunos em teatros, apresentações circenses, museus assim como espaços totalmente preparados para diversão e interação dos pequenos.  Outras optam em aguçar o desejo pela leitura, levando-os em uma exposição de livros por exemplo. Mas acredito que todo passeio escolar tenha sua finalidade e importância independente de ser um parque de diversão ou a uma biblioteca gigantesca.

A interação entre as crianças, a alegria de ter seus companheiros de aula se divertindo em um local diferente, além da sensação de criar asas é indescritível, ou você já se esqueceu desta sensação? O frio na barriga contando os dias para chegar o passeio, vários planos para o dia, fora a imaginação de como será cada detalhe!! Algumas instituições iniciam seus passeios escolares já com a turminha menor da escola ou conhecidos como turma do mini maternal ou até mesmo da creche, e acredite eles não são pequenos demais para se divertir e aprender!! Tudo é novidade e maravilhoso para eles, cada detalhezinho e informação mostrada. Passeios em parques temáticos e infantis, zoológicos, teatros , fazendinhas e parques de diversões e museus para os maiorzinhos são as opções mais selecionadas pelas escolas e que fazem a alegria da criançada que contam os dias para a chegada da época dos passeios escolares. Não importa qual o local escolhido pela escola, qualquer e todo passeio escolar tem sua importância e auxilia no aprendizado dos pequenos.

Porque Deixar ir ao Passeio Escolar?

O que os pais precisam entender é que todo passeio escolar não visa só a diversão e sim o aprendizado, ampliação da visão das crianças, o conhecimento de novos mundos além-claro da interação com os amigos. Também chamada pelas escolas como estudo do meio, os passeios visam dar uma aula externa para as crianças, mostrando um novo mundo e novas informações e contando também como mais uma aula do ano letivo que pelo olhar das crianças sempre muito proveitosa e prazerosa.

A escola pode também promover um passeio visando totalmente o lazer de suas crianças, como é no caso dos passeios a parques infantis e temáticos que o único foco é a interação e a alegria das crianças. Informações estas devem ser passadas com antecedência pela escola juntamente do pedido de autorização do passeio e assim os pais podem avaliar se é viável e interessante o filho participar ou não. Alguns detalhes sobre o passeio também são importantes serem questionados, como o acompanhamento e quantidade de professores e monitores que estarão no passeio e como será realizado o transporte. O ônibus esta em perfeitas condições de segurança? Terá bancos suficientes para acomodar todas as crianças?

Alguns aconselhamentos devem ser dados a criança antes do passeio escolar, como o comportamento adequado e o que não fazer, principalmente se afastar da turma e professores. Verificar quais são os riscos do local e alertar também é muito importante!! Mas lembre-se não devemos passar insegurança para a criança e com um turbilhão de alertas deixar a criança com medo e com isso não conseguir aproveitar o momento. Passe segurança,  aconselhe e se possível converse com os professores que estarão acompanhando e tente relaxar, afinal será o primeiro de muitos momentos que ele curtirá longe de você e ele precisa disso!! Precisa crescer e aprender!!

Veja também: Atividades para Crianças nas Férias

Foto: anna carol