A dermatite de contato é um dos tipos de alergia mais comuns não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. E ao mesmo tempo que não se trata de algo extremamente grave para a saúde, é também uma coisa que incomoda muitas pessoas e que pode as impedir de realizar com total liberdade diversas tarefas do seu dia a dia. Por isso, realizar um teste de contato, também chamado de patch test, pode ser importante para ajudar no combate à essa alergia. Quer saber mais sobre esse tipo de teste e por que ele é tão importante? Leia aqui no texto de hoje! Mas antes, você sabe exatamente o que é a dermatite de contato?

O que é a Dermatite de Contato?

Dentre os tipos de alergia na pele, a dermatite de contato é a mais comum, correspondendo a cerca de 80% de todos os casos conhecidos de alergias na pele no geral. Apesar disso, nem sempre é fácil descobrir a origem desse problema, já que existem diversos fatores que podem fazer com que ela se manifeste.

Quanto aos sintomas, os principais apresentados pela dermatite de contato são:

  • Irritação na pele
  • Coceira incessante
  • Manchas avermelhadas em diversas regiões da pele
  • Substâncias encontradas em nosso suor
  • Erupções cutâneas que podem ou não coçar
  • Bolhas e crostas na pele, em casos mais graves

Vale ressaltar que a dermatite de contato pode surgir em diversas regiões do corpo, como nas mãos, braços, axilas, barriga, costas, pernas, pés e até mesmo no pescoço e no rosto, apesar de essa última ser menos comum.

Assim como a maioria das alergias, a dermatite de contato não apresenta um grande perigo para a nossa saúde, mas ainda assim deve ser tratada com seriedade para que ela não cause nenhum problema em nossa vida.

O que Causa a Dermatite de Contato?

Como dissemos anteriormente, nem sempre é fácil identificar o causador da dermatite de contato por conta das diversas origens que essa nossa resposta exagerada do organismo pode apresentar. Porém, é possível listarmos alguns agentes que costumam causar a dermatite de contato com mais frequência. Dessa maneira, fica mais fácil de você entender depois como o patch test é feito e por que ele é tão importante.

Alguns dos principais agentes causadores da dermatite de contato são:

  • Sabões
  • Bijuterias
  • Ácidos
  • O próprio suor
  • Roupas e sapatos
  • Desodorantes
  • Maquiagem
  • Determinados medicamentos
  • Picada de insetos
  • Pólen
  • Produtos de limpeza

O que é o Patch Test?

Antes de entender exatamente como o patch test é feito, é preciso saber o que ele é e para que finalidades ele funciona. Também chamado de teste de contato ou teste de adesivo, o patch teste pode ser definido como um método usado para determinar se uma substância específica causa reação alérgica na pele de uma pessoa.

Esse tipo de teste é comumente feito com pessoas que possuem a chamada dermatite de contato e possui como essência a tentativa de produção de uma pequena reação alérgica no corpo de uma pessoa. Isso porque, como existem diversos possíveis agentes causadores, ele ajuda a identificar a qual deles você é alérgico e, dessa maneira, a começar um tratamento de maneira mais específica.

teste de alergia

Como é feito o Patch Test?

O patch test consiste em um teste em que adesivos contendo 30 substâncias diferentes é colado na pele de uma pessoa. Para que tais adesivos sejam colocados, é necessário que a pele esteja devidamente limpa e desengordurada, uma vez que isso pode influenciar nos testes.

Após 48 horas, o teste é removido da pele do paciente e, após 30 minutos a primeira leitura é realizada com a ajuda de uma régua especial que mede quais foram as partes da pele que reagiram ao adesivo. Após 96 horas da retirada do adesivo, é realizada outra leitura.

A partir de uma reunião das duas leituras, um médico alergista pode identificar não apenas a quais substâncias uma pessoa é alérgica, mas também qual é o grau de sensibilidade do corpo para cada uma delas. Existem casos, por exemplo, em que uma pessoa possui alergia a diversos agentes, mas de maneira leve, o que não é tão grave. Por outro lado, se a alergia for forte, é importante seguir as orientações do médico para um tratamento mais específico.

Um dos grandes problemas que ocorrem quando falamos sobre alergia é justamente a falta de informações que temos sobre o agente causador. É por essa razão também que muitas vezes essas alergias parecem surgir do nada e desaparecer da mesma maneira. Por isso, testes como o patch test podem ser uma ótima forma de fazer com que uma pessoa possa descobrir qual é o agente causador da sua alergia e melhorar significativamente sua vida, já que o contato com tal agente pode ser realmente evitado. E quando nós nos livramos de problemas como a alergia, nossa qualidade de vida tende a subir consideravelmente.