Perguntas Frequentes

Tentantes
  • ?Sangramento borra de café em pouca quantidade pode ser nidação e gravidez?

    Nem sempre o sangramento fraco quer dizer que é uma gravidez que está a caminho. O grande segredo para desvendar o mistério é esperar alguns dias. Se o sangramento persistir ou aumentar, mudar de aspecto e até mesmo ficar escuro mas como fluxo, provavelmente é menstruação mesmo. O endométrio que é responsável pela menstruação, ou seja, quando ele descama o fluxo menstrual acontece, pode ter coagulações diferentes pelo tipo de hormônio que predomina naquele ciclo. Por isso é importante não se animar muito com um sangramento escuro de pouca quantidade inicialmente. Espere alguns dias e, se não houver fluxo, faça um teste para verificar se há presença de HCG.

  • ?Minha menstruação está atrasada e fiz um teste negativo no terceiro dia de atraso. Ainda assim pode ser gravidez?

    Pode, porém em alguns casos o HCG pode levar um tempo maior para aparecer no organismo. Isso porque o hormônio responsável pelo resultado positivo demora até 5 dias para positivar o teste após a implantação. Aliás, o HCG só aparece após a implantação e mesmo com alguns dias de atraso pode não ter o suficiente ainda, pois a nidação pode acontecer de 7 a 15 dias depois da fecundação. Por isso é importante refazer o exame após alguns dias do primeiro teste. O ideal é aguardar ao menos 5 dias de atraso para fazer um teste.

  • ?Como calcular meu período fértil com ciclo irregular?

    Normalmente, mulheres com ciclos irregulares não conseguem usar a calculadora de ovulação com precisão. Por isso é essencial que elas aprendam a conhecer o seu corpo. Na prática aconselha-se a verificação do muco cervical. Quanto mais fértil a mulher, mais úmida ela estará. Para tirar a média, calcula-se com o maior e menor período e aconselha-se ter relações neste intervalo. Por exemplo: uma mulher com ciclos que variam de 30 a 40 dias tem período fertil do ciclo de 30 dias a partir do 12º dia do ciclo, e um ciclo de 40 dias no 22º dia do ciclo. Recomenda-se que essa mulher tenha relações à partir do 12º do ciclo até o 24º dia do ciclo, porém, sempre observando o muco cervical.

  • ?Fisgadas, náuseas, cólicas e a barriga dura são sinais de gravidez? Quando posso fazer um teste?

    Todos esses são sintomas de gravidez, porém nem sempre significam que são de gravidez efetivamente. Algumas vezes, os hormônios que aumentam após a ovulação podem causar todos esses sintomas. Por isso, é importante ficar consciente de que eles apenas devem ser levados em consideração quando persistirem após o atraso menstrual. Melhor seria se houvesse um atraso superior a 5 dias com os sintomas continuando. Ai sim, faça um teste de farmácia ou beta HCG.

Contracepção
  • ?Corro o risco de engravidar depois de esquecer a tomar uma pílula do anticoncepcional e ter relações no mesmo dia ou no dia seguinte?

    Em teoria não, pois o organismo leva alguns dias para estimular o folículo a amadurecer e liberar para ovulação. Porém, se a mulher esqueceu ainda nos primeiros dias da cartela há uma pequena possibilidade de, sim, ficar fértil e engravidar porque já viria de uma pausa que possivelmente resultaria em uma ovulação. Normalmente, esse risco acontece após o esquecimento de uma ou mais pílulas e cerca de 5 a 6 dias após deixar de tomar uma drágea. A mesma coisa aconteceu com a injeção. Apenas teria possibilidade de ovular caso a mulher tenha deixado de tomar a medicação por mais de 7 dias do que deveria.

  • ?É normal menstruar depois de alguns dias ou sair borra marrom após tomar a pílula do dia seguinte?

    A pílula do dia seguinte causa esses escapes. Como ela é composta de uma dosagem alta de hormônios faz com que o endométrio tenha uma descamação parcial após o efeito completo sobre o organismo. Porém, esta quantidade grande de hormônios não assegura 100% que não aconteça a gravidez. A PDS, como é chamada, pode falhar. Por isso aconselha-se uma forma contínua de contracepção. O uso da PDS só deve ser feito esporadicamente e em casos emergenciais. A maioria das pílulas do dia seguinte contém quantidade equivalente a uma cartela completa de anticoncepcional.

  • ?É normal não menstrual há um mês após parar de tomar o anticoncepcional? O que devo fazer?

    É normal, sim. Algumas mulheres têm esse efeito colateral. Na verdade, elas precisam iniciar um novo ciclo de ovulação para menstruar. Se não menstruar em no maximo 40 dias, o ideal é procurar um médico para verificar o que está acontecendo e também ajudar a menstruação a descer com medicação.

  • ?O que significa menstruar apenas borra e sangue escuro na pausa do anticoncepcional?

    Alguns medicamentos proporcionam esse tipo de efeito colateral. A quantidade de endométrio acumulado e a sua coagulação são muito diferentes do que costumava ser. Se houve um volume considerável ou se chegou a encher o absorvente é um efeito do anticoncepcional provavelmente. Caso não haja menstruação, em uma pequena porcentagem dos casos pode correr o risco de ser gravidez. No entanto quem toma anticoncepcional corretamente está segura.

Parto
  • ?Calcinha constantemente molhada na gravidez significa parto se aproximando?

    Nem sempre. Na grande maioria das vezes esse líquido incolor que molha a calcinha pode ser urina. Mas em alguns casos, ainda que em gestações mais prematuras, a melhor coisa a se fazer é consultar um médico pelo risco de rompimento da bolsa amniótica. Qualquer volume anormal de líquido deve ser analisado pelo médico e também, se preciso, fazer um ultrassom para verificar a quantia de líquido amniótico. Bolsa rota traz riscos e deve ser tratada o quanto antes.

  • ?Qual o aspecto do tampão?

    O tampão tem vários aspectos. O que mais assusta a gestante é o sanguinolento, com sangue coagulado. Porém, o tampão também pode ter uma aparência mais transparente e elástica. Semelhante ao muco gelatinoso do período fértil. Ele também pode parecer uma massa esbranquiçada em grande volume.

  • ?Quais os principais sinais que o parto está chegando?

    Normalmente, os sinais de que o parto está chegando são contrações mais próximas. As contrações são caracterizadas pelo endurecimento da barriga e podem ser dolorosas ou não. Algumas vezes, os sintomas do parto chegam silenciosamente. As contrações passam a ficar ritmadas e menos espaçadas. Também é possível verificar a aproximação do parto pelas cólicas que passam a ser mais intensas, dores nas costas e pontadas na vagina. Porém algumas mulheres não sentem esses sintomas, mas se sentem indispostas. Qualquer sintoma diferenciado é indicado procurar a maternidade mais próxima ainda que não esteja na época certa para o parto.

  • ?Quanto tempo após sair o tampão o parto acontece?

    A resposta para essa questão é relativa. Alguns médicos dizem que a saída do tampão pode acontecer até 6 semanas antes do parto. Algumas vezes o tampão só sai na hora do parto pela dilatação. Se o seu tampão saiu e não tem mais nenhum sintoma, não se preocupe. Você tem tempo para ir à maternidade para verificar o que esta acontecendo.

  • ?Com quantos dedos de dilatação posso estar sem ter problemas?

    A gestante pode apresentar um ou dois dedos de dilatação, mesmo muitos dias antes de entrar em trabalho de parto. Isso é normal pelo peso do bebê sobre o colo do útero. Porém, acima deste valor, é necessário que o médico monitore para verificar a existência de trabalho de parto. Os hospitais fazem a internação da grávida a partir de 4 dedos de dilatação para parto normal, ou se a bolsa romper.

Sobre Patricia
  • ?Quais são suas experiências como tentante?

    Em meados de 2004 me tornei tentante oficialmente quando decidi engravidar pela segunda vez. Não conseguíamos engravidar, pois alguns problemas de saúde aconteceram sem que nós soubéssemos. A varicocele do marido e o descontrole hormonal do meu organismo nos fizeram esperar por quase 7 anos pela gravidez. Nesse meio tempo passei por dúvidas, choro, alegrias, esperança e muita frustração. No final de tudo vencemos e hoje aconselho a novas tentantes com base em tudo que aprendi ao longo dessa jornada como tentante.

  • ?Tem alguma formação na área da saúde?

    Não, mas sempre gostei muito desse ramo. Ainda novinha meu sonho era ser enfermeira obstetra. Tudo que sei hoje foi adquirido com muito estudo, pesquisa e conversa com médicos de diversas áreas. Qualquer conselho que dou neste site não é de um especialista, por isso, o ideal é sempre consultar um médico da área para fazer um diagnóstico formal. Nenhum site substitui o cara a cara com um médico. A orientação dele é essencial!

  • ?Como surgiu o site Trocando Fraldas?

    O site nasceu da necessidade de compartilhar com outras mulheres tudo que aprendi ao longo dos anos como tentante. Várias amigas me procuravam para tirar dúvidas sobre temperatura basal, muco cervical e cuidados com recém-nascidos. Então pensei: por que não juntar várias dicas em um só lugar? Em outubro de 2012 o TF entrou no ar e, para começar, contei como foi a minha estreia na maternidade. Como a Joana mudou a minha vida! Hoje além do site o Trocando Fraldas tem um canal no YouTube! Lá você pode ter informações e também conhecer um pouco mais da minha rotina com as crianças, afinal, são 3!

O novo app
A evolução da sua gestação com dicas e artigos diários
#
FB-pixel popup with mailjet
19-famigel_famiferti_leads