Como Saber o Dia Certo da Ovulação

Muitas mulheres tem dificuldades de como saber o dia certo da ovulação, isso seja por um ciclo desregulado ou mesmo um ciclo com algum tipo de intercorrência como ovários policísticos por exemplo que na maioria das vezes boicota a ovulação pela sua ação hormonal no corpo.

Apesar de o período fértil feminino ser um tanto complexo, mulheres que desejam engravidar devem ficar atentas aos sinais que o corpo dá para aproveitar e namorar nesse período onde estaria ovulando para conseguir a gravidez. Mas como detectar o período fértil feminino em meio a ciclos irregulares e em alguns casos ausência de muco?

Ciclos Irregulares

A verdade é que ciclos irregulares são mais difíceis de lidar quando o assunto é engravidar. Ter consciência desse ciclo e conhecer o corpo é fundamental para o sucesso das tentativas para engravidar. Saber exatamente que o período fértil feminino se dá com as mudanças hormonais e que essas mudanças podem ser percebidas com clareza em alguns casos mas, nem tanta em outros. Parte desse processo é o muco cervical, ele é um forte indicio de que a ovulação está acontecendo naquele período certo?

Sabemos que o muco mais fértil é aquele mais elástico que vai afinando durante o processo de ovulação e no período fértil feminino. Com os dias passando a tendência desse muco elástico é ficar mais fino, mais escorregadio e esticar digamos assim. Porém nem todas as mulheres tem esse muco! Sim, ai você me pergunta, mesmo se eu não tiver muco elástico como sempre descrevem, posso ovular? Pode!

Algumas mulheres tem tendência a ter o muco watery (aguado) no período fértil. Fica úmida ao extremo porém sem o muco tradicional elástico ou de aparência de clara de ovo. Esses casos são mais comuns do que se imagina! Então mulheres que tendem a ficar bem mais úmidas durante o período fértil feminino devem namorar quando se sentirem mais úmidas certo?

Alterações Vaginais e Libido

Outro aspecto também que deve ser levado em consideração de como saber o dia da ovulação é a receptividade da vagina nesse período fértil, ela pode se tornar mais inchada e mais sensível ao toque. Algumas mulheres tem um aumento considerável da libido para facilitar a concepção (excitação sexual).

É a natureza trabalhando a favor da gravidez. Não podemos esquecer o muco do tipo sabão, que muitas mulheres têm, mas não sabem que é um muco fértil. Muco com aspecto de sabão, uma gosminha parecida com a lubrificação vaginal para a relação sexual, mas em maior quantidade do que a de costume certo. Se você vir esse muco então manda bala nas relações sexuais, pois a chance de acontecer uma ovulação é muito grande.

Importante: Para ajudar as tentantes que não conseguem identificar seu período fértil existem calculadores férteis, testes de ovulação e termômetro basal que viram verdadeiros aliados das tentantes.

Como Calcular o Dia Fértil em Ciclos Desregulados

Aí que muitas mulheres com ciclos desregulados se confundem e dificultam ainda mais como saber o dia da ovulação. Normalmente a ovulação ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. Em ciclos regulares é bem fácil identificar o período fértil mesmo que a mulher não apresente o muco fértil.

Mas e em ciclos desregulados? Aí que alguns truques para conseguir pegar o período fértil aparecem e podem se tornar bem útil. Aprender como calcular o período fértil é uma vantagem e tanto, controlando os sinais da ovulação!

Ok, vamos imaginar que em ciclos irregulares há uma média de dias. Mesmo que seja longo, há mulheres que tem ciclos de até 80 dias! Sim, mulheres portadoras de descontrole hormonal tendem a ter ciclos longos. Isso sem contar mulheres que tem ovários policísticos.

Após constatar que os hormônios estão em ordem por meio de exames de sangue e ultrassom para ver que os ovários e útero estão ok, pode-se fazer uma média entre o maior e menor ciclo menstrual que já teve. Ciclo menstrual é o intervalo entre uma menstruação e outra e no meio dele ou 14 dias antes da próxima menstruação tem inicio o período fértil feminino. Se teve um ciclo maior de 40 dias e então um ciclo menor de 20 dias, devemos levar em conta esses dois números para pegar um período fértil da média.

Entenda o Ciclo Menstrual

Para descomplicar entenda:

Ciclo com 40 dias = 40 dias de ciclo – 14 dias antes da próxima menstruação = 26º dia do ciclo (provável dia da ovulação)
Ciclo com 20 dias = 20 dias de ciclo – 14 dias antes da próxima menstruação = 6º dia de ciclo (provável dia da ovulação)

período fértil feminino como calcular o dia certo da ovulação 1

Assim concluímos que se deve ter relação entre o 6º dia do ciclo e o 26º dia do ciclo para cercar uma possível ovulação. Se tiver um ciclo com média de 32 dias seu dia mais fértil seria o 18º dia do ciclo certo? Mas também devemos lembrar que o período fértil feminino é de 7 dias, com 3 dias antes e 3 dias depois do dia mais fértil. Se namorar 2 dias antes do dia mais fértil, ainda sim tem chance de engravidar! Teoricamente se o ambiente uterino estiver propicio, o esperma pode sobreviver até 72 horas dentro do útero.

Então podemos concluir que: uma mulher que não tem muco aparente, o muco mais elástico pode sim ovular. Basta verificar se está tudo ok com os seus hormônios. Agora, se for do tipo irregular mas, também não conseguir identificar o muco do período fértil, fazer essa continha pode deixar bem mais simples e namorar nos dias certos. Lembrando que existem técnicas bacanas como o teste de ovulação, esse também é um ótimo aliado para quem quer engravidar mesmo com um período fértil bagunçado.

Lembre-se o período fértil feminino leva cerca de 7 dias mas pode se estender por até 10 dias, vai depender do organismo e quantidade de estrogênio, FSH e LH que esteja circulando no corpo da mulher.

Mãos a calculadora e bora namorar! Força na peruca e muito treino!

Dúvidas das Leitoras:

Como estimular a ovulação?

Existem alguns medicamentos utilizados para o estimulo da ovulação porém só devem ser utilizados sob prescrição e acompanhamento médico. Um método natural para estimulo da ovulação é o inhame, que pode ser utilizado através do alimento, de capsulas, do elixir e até mesmo do chá.

Como fazer teste de ovulação?

Para as mulheres que tem dificuldade em constatar a ovulação existe agora a alternativa dos testes de ovulação. Existem alguns modelos de testes entre eles o que pode ser realizado igualmente ao teste de gravidez através da urina e outro que é através da coleta da saliva. É só seguir as instruções de cada teste e efetuar a leitura instantaneamente, são fáceis, práticos e confiáveis.

Como funciona o método de ovulação billings?

O método de ovulação billings pode ser utilizado tanto para tentantes como forma de prevenir uma gravidez indesejada. Ele consiste na observação do muco cervical e cada uma das suas alterações indica as alterações hormonais do corpo feminino como menstruação próxima ou período fértil. Através de anotações para acompanhamento do muco é possível verificar a diferença diária e assim determinar o período exato.

Como diferenciar corrimento de ovulação?

Embora bem parecidos, o corrimento tem sinais diferenciados da ovulação como por exemplo a coceira, o cheiro e até mesmo ardência local diferente da ovulação.

Veja também: Ovulação Tardia – Porque e Como Acontece  ou use a  Calculadora do Período fértil

Foto: Melissa

_

Caixa de Informações Chave:

  1. Muitas mulheres possuem grande dificuldade em reconhecer o seu período fértil, seja pelo seu ciclo desregulado ou por não saber identificar os sinais da ovulação.
  2. Para as que possuem ciclo irregular realmente é mais difícil, por não conseguir ter uma previsão certa de quando está para acontecer.
  3. O principal sinal de que está na hora certa é o muco cervical, ele é um forte indicio de que a ovulação está acontecendo.
  4. Outro sinal é em relação a vagina nesse período fértil, ela pode se tornar mais inchada e mais sensível ao toque além do aumento da libido.
  5. Mulheres que não tem muco aparente ou o muco mais elástico pode sim ovular, basta ficar atenta aos cálculos do período fértil.
  6. Um grande aliado das tentantes é o teste de ovulação que ajuda a identificar o período exato.